Uma das ligas mais ricas e organizadas do mundo, a competição profissional de basquete dos Estados Unidos é modelo para o mundo. Mas, afinal, como funciona a NBA?
Como funcionam as temporadas da NBA?
A temporada da NBA tem três etapas: regular, playoffs e play-in (ou repescagem). Sendo assim, 30 equipes se dividem em dois grupos, Conferência Oeste e Leste, que contam com separações em divisões. Nesta fase, cada equipe disputa 82 jogos por ano, sendo 41 deles dentro de casa e 41 fora.
Desta maneira, as franquias do leste enfrentam as do oeste duas vezes durante a temporada regular. Na divisão, há uma organização de acordo com critérios geográficos, sendo realizadas quatro partidas. Além disso, dentro da mesma conferência, mas divisões diferentes, são realizados três ou quatro jogos.
Posteriormente, os seis times de melhor campanha de cada conferência se classificam diretamente para os playoffs. Enquanto isso, as outras duas vagas são definidas no play-in.
Conferências e divisões da NBA
Confira quais são as conferências e divisões da liga de basquete americana.
Conferência Leste
Atlântico:
- Philadelphia 76ers
- Boston Celtics
- New York Knicks
- Brooklyn Nets
- Toronto Raptors
Central:
- Chicago Bulls
- Cleveland Cavaliers
- Detroit Pistons
- Indiana Pacers
- Milwaukee Bucks
Sudeste:
- Charlotte Hornets
- Atlanta Hawks
- Miami Heat
- Orlando Magic
- Washington Wizards
Conferência Oeste
Noroeste:
- Denver Nuggets
- Minnesota Timberwolves
- Oklahoma City Thunder
- Portland Trail Blazers
- Utah Jazz
Pacífico:
- Golden State Warriors
- Los Angeles Clippers
- Los Angeles Lakers
- Phoenix Suns
- Sacramento Kings
Sudoeste:
- Dallas Mavericks
- Houston Rockets
- New Orleans Pelicans
- Memphis Grizzlies
- San Antonio Spurs
Play-in e playoffs da NBA
Terminada a temporada regular, os seis primeiros colocados das Conferências Leste e Oeste são automaticamente colocados nos playoffs. Enquanto isso, os times que ficaram entre sétimo e décimo vão para os play-ins, e o restante é eliminado.
Sendo assim, o sétimo e o oitavo colocado se enfrentam, com o vencedor indo para os playoffs. Ainda que o time perca, ainda há esperança. Enquanto isso, nono e décimo de cada conferência se enfrentam, com o vencedor disputa uma vaga com o derrotado do outro embate.
Com isso, o vencedor do confronto entre sétimo e oitavo enfrentam o segundo melhor da conferência, enquanto o classificado do outro duelo pega o primeiro colocado.
Sendo assim, com todas as vagas definidas, desenham-se os playoffs. A partir daí, são quatro fases: primeira, segunda, finais de conferência e a tão esperada final da NBA. Cada fase é disputada em melhor de sete partidas.
E os eliminados na temporada regular da NBA?
Eliminadas na primeira fase, as franquias da NBA têm certa vantagem no NBA Draft Lotery, que determina as primeiras 14 escolhas do recrutamento. Sendo assim, o time com pior campanha, por exemplo, tem 14% de chance de conquistar a primeira escolha.
Datas da atual temporada da NBA
Entendido como funciona a NBA, podemos saber mais como é na prática a liga. O campeonato começou em 22 de outubro desta temporada, que termina em 13 de abril de 2025.
Sendo assim, definidas as posições de cada conferência, os play-ins são disputados entre 15 e 18 de abril em jogos únicos. Posteriormente, os playoffs terão início em 19 de abril, e as finais da NBA, em 5 de junho.
O que aconteceu na última temporada?
Para entender melhor como funciona a NBA, pode-se fazer o exercício de olhar para o que aconteceu na última temporada. Na Conferência Leste, os seis primeiros classificados foram Boston Celtics, New York Knicks, Milwaukee Bucks, Cleveland Cavaliers, Orlando Magic e Indiana Pacers. Atrás deles, ficaram em ordem Philadelphia 76ers, Miami Heat, Chicago Bulls e Atlanta Hawks.
Enquanto isso, do outro lado, na Conferência Oeste, Oklahoma City Thunder, Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, LA Clippers, Dallas Mavericks e Phoenix Suns se classificaram diretamente para os playoffs. Já New Orleans Pelicans, LA Lakers, Sacramento Kings e Golden State Warriors foram para os play-ins
Sendo assim, nos play-ins, o Philadelphia 76ers venceu o Miami Heat por 105 a 104 e se classificou. Do outro lado, o Chicago Bulls bateu o Atlanta Hawks e ganhou o direito de disputar uma vaga. No último jogo, o Heat bateu o Bulls por 112 a 91.
Enquanto isso, na Conferência Oeste, o Los Angeles Lakers bateu o New Orleans Pelicans, e garantiu vaga. Na outra chave, o Sacramento Kings venceu o Golden State Warriors, mas perdeu para o New Orleans Pelicans por 105 a 98.
Playoffs
Sendo assim, a NBA definiu os duelos dos playoffs. Desta maneira, os confrontos foram: Boston Celtics x Miami Heat, Cleveland Cavaliers x Orlando Magic, Milwaukee Bucks x Indiana Pacers, New York Knicks x Philadelphia 76ers, Oklahoma City Thunder x New Orleans Pelicans, Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks, Minnesota Timberwolves x Phoenix Suns, Denver Nuggets x Los Angeles Lakers.
Posteriormente, foram definidos os duelos de semifinal das conferências, com Celtics x Cavaliers, Pacers x Knicks, City Thunder x Mavericks, Timberwolves x Nuggets.
Sendo assim, a final da Conferência Oeste foi entre Mavericks e Timberwolves que terminou com 4 a 1 para o Dallas, enquanto o Celtics varreu o Indiana Pacers por 4 a 0.
Na decisão, os Celtics abriram 3 a 0 na disputa, com o Dallas diminuindo apenas no jogo quatro. Entretanto, na quinta partida, o time de Jayson Tatum venceu por 106 a 88.