Início » Futebol » Recopa Sul-Americana: como funciona?

Recopa Sul-Americana: como funciona?

Publicado em:

Última atualização:

A Recopa Sul-Americana é um torneio organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). A primeira edição aconteceu em 1989 e seguiu até 1998. Porém, o campeonato foi paralisado por um período de cinco anos, retornando em 2003. Atualmente, o maior vencedor é o time argentino, Boca Juniors, que conquistou o título quatro vezes.

Mas como funciona a Recopa? Quem é o atual campeão, quais os times vencedores e quando acontecerá o torneio em 2025? A seguir, estão as principais informações sobre o campeonato.

Como funciona a Recopa Sul-Americana?

A Recopa Sul-americana é a competição que tem como objetivo coroar o melhor clube do continente. Ou seja, ela vai reunir os dois campeões da América do Sul em dois torneios, a Libertadores e a Sul-Americana. Além disso, é uma forma de dar prestígio aos times do continente, servindo de aquecimento para a temporada que se inicia.

Apesar de já ter tido formatos distintos, hoje em dia, a competição é realizada em jogos de ida e volta, com cada time sediando uma partida em seu estádio. Não há gol qualificado (gol fora de casa) como critério de desempate. Se, ao final dos dois jogos, o resultado se tratar de um empate, a decisão vai para a prorrogação e, persistindo a igualdade, os pênaltis decidem.

Quem é o atual campeão?

A última Recopa Sul-Americana aconteceu no início de 2024. Neste torneio, dois grandes times disputaram o título, sendo eles: Fluminense e LDU. Neste caso, o time carioca venceu a Campeão da Copa Libertadores da América de 2023 e a LDU foi campeão da Copa Sul-Americana de 2023. Por isso, foi classificada para disputar o prêmio.

No jogo de ida, que ocorreu no estádio Rodrigo Paz Delgado, Quito, a Liga Deportiva Universitária do Equador ou LDU levou a melhor, vencendo por 1 a 0, com um gol de Alex Arce. Porém, no jogo de volta, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Fluminense deu a volta por cima, apesar de ter bastante dificuldades de dominar o jogo.

Durante o segundo tempo, Jhon Arias, do Tricolor, abriu o placar com um gol de cabeça, deixando a equipe esperançosa. O jogo continuou e, aos 41 minutos do segundo tempo, derrubaram Renato Augusto dentro da área e então juiz marcou o pênalti. O escolhido para cobrar foi Jhon Arias, que, aos 44 minutos, fez o gol que deu ao Fluminense a vitória da Recopa Sul-Americana de 2024.

Quais equipes brasileiras já venceram?

A seguir, está a lista de todos os times brasileiros que venceram a Recopa, assim como os anos em que eles foram campeões:

  • Fluminense – 2024;
  • Palmeiras – 2022;
  • Flamengo – 2020;
  • Grêmio – 2018 e 1996;
  • Atlético-MG – 2014;
  • Corinthians – 2013;
  • Santos – 2012;
  • Internacional – 2011 e 2007;
  • Cruzeiro – 1998;
  • São Paulo – 1994 e 1993.

Onde será disputada a Recopa Sul-Americana 2025?

A Recopa Sul-Americana de 2025 já tem data marcada. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou que a competição, assim como na maioria dos anos, acontecerá no início do ano, no segundo mês do ano. Os dias escolhidos foram: 19 e 26 de fevereiro.