Quando falamos sobre futebol de alto nível, logo pensamos em Champions League e Liga Europa. Com o sucesso de ambos os torneios em todo o planeta, a UEFA tomou a decisão de criar uma terceira competição: a Liga Conferência da Europa. O campeonato, formado em 2021, foi bem recebido pelo público, mas ainda restam dúvidas. Por exemplo, quem pode disputar? Qual é o formato? Quem são os campeões? Então siga no texto para saber tudo sobre a Conference League.
O que é a Liga Conferência da Europa?
A Liga Conferência é uma competição criada pela UEFA em 2021. O objetivo é oferecer para equipes de países com menos expressão no continente europeu, como Noruega, Chipre, Romênia, Sérvia, Escócia e Finlândia, a oportunidade de competir em um campeonato internacional. Porém, é necessário que a nação seja inscrita na União das Associações Europeias de Futebol.
Como a concorrência na Liga dos Campeões é muito grande, uma equipe do Chipre, por exemplo, terá que passar por um desgastante processo apenas para se classificar à fase de grupos. Depois, o elenco também encontrará muita dificuldade para brigar com os gigantes do futebol europeu no meio do caminho, como Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Milan e Bayern de Munique. Não é impossível, mas é muito mais difícil.
A Liga Conferência abriga pequenos e grandes elencos do continente, e dá a eles a chance de levantarem um importante troféu ao fim da temporada europeia com orgulho.
Os confrontos da Conference League são disputados sempre às quintas-feiras, no período da noite na Europa e à tarde no Brasil. Ela recebe mais de 100 times das mais diferentes regiões.
Como funciona a Liga Conferência?
Inicialmente, a Liga da Conferência na Europa tinha o mesmo sistema de disputas que as outras duas competições. Em 2024, contudo, a UEFA decidiu repaginar o torneio por completo com um novo modelo.
A tradicional fase de grupos não existe mais. Agora, é uma fase única com 36 equipes. De início, o formato pode assustar, mas é bem simples de entender. A UEFA sorteia cada um dos “confrontos” da primeira etapa, com a ajuda de um programa de computador. Dessa forma, o elenco enfrenta seis adversários diferentes em seis rodadas em pontos corridos, isto é, três vezes como anfitrião e três como visitante.
Com o fim da fase única da liga, os oito melhores da tabela avançam direto para as oitavas de final. Enquanto isso, os times que ficaram entre o nono lugar e o 24º se classificam para os playoffs, em busca da permanência no torneio. Os vencedores dessa etapa também vão para as oitavas.
Daí, começa o tradicional mata-mata: oitavas de final, quartas, semifinal e a final. Com exceção da final, todas as fases acontecem em ida e volta, definidas através de sorteio da UEFA.
Todos os campeões
Três equipes de diferentes países já levantaram a taça da Conference League: Inglaterra, Itália e Grécia. Isso prova que a competição é, de fato, equilibrada e alternativa. Além disso, nenhum dos times conquistou a Liga dos Campeões.
Sendo assim, confira todos os campeões da Liga da Conferência na Europa:
- 2021/22 – Roma (Itália)
- 2022/23 – West Ham (Inglaterra)
- 2023/24 – Olympiacos (Grécia)
O que ganha o campeão da Conference League?
Uma das principais dúvidas do torcedor é: o que acontece depois que o clube ganha a Liga da Conferência da UEFA?
O time, além de subir no lugar mais alto do pódio da competição e levantar o belo exemplar em uma grande comemoração, também fatura uma bolada em dinheiro e a vaga na fase de grupos da Liga Europa. É uma iniciativa da UEFA para tornar o campeonato mais atrativo e, certamente, mais competitivo e acirrado entre os participantes.
A premiação é determinada pela UEFA e pode variar de um ano para o outro. Aliás, os valores podem sofrer alterações de acordo com patrocinadores e a divisão entre os direitos de televisão. Em 2024, por exemplo, o Olympiacos levou 5 milhões de euros e a Fiorentina embolsou 3 milhões.