Quando Michael Jordan estava nas Finais, uma coisa era certeza: ele entregaria atuações de altíssimo nível. O ala-armador foi seis vezes campeão da NBA, sendo eleito o MVP das Finais em todas elas. Foi assim que ele acabou se consolidando como um dos maiores jogadores da história da liga.
Jordan enfrentou alguns dos maiores nomes da história da liga em Finais. Jordan superou Karl Malone, John Stockton, Charles Barkley, Magic Johnson, Gary Payton… Sendo assim, com suas grandes atuações, acabou impedindo que muitas lendas ganhassem um anel.
Confira as 10 maiores atuações de Michael Jordan nas Finais!
10 – Jogo 4 das Finais de 1991
Michael Jordan chegou nas Finais da NBA pela primeira vez em 1991. No jogo quatro, ele foi fundamental para a vitória do Bulls fora de casa contra o Lakers. O ala-armador fez 28 pontos, acertando 55% dos arremessos que tentou. Além disso, ainda deu treze assistências, cometendo apenas um turnover. Uma atuação de gala!
9 – Jogo 6 das Finais de 1997
Fechar uma série das Finais da NBA deve ser uma sensação incrível. Fazer isso sendo o grande protagonista é ainda mais. Em 1997, Michael Jordan garantiu seu quinto título em grande estilo. No jogo seis da decisão, contra o Utah Jazz, ele fez 39 pontos e pegou onze rebotes. Como resultado, o Bulls venceu o jogo, adicionando mais um troféu para a sala de conquistas de Jordan.
8 – Jogo 5 das Finais de 1993
O desempenho de Michael Jordan nas Finais de 1993, contra o Phoenix Suns, foi um absurdo. A franquia de Chicago foi campeã, mas perdeu dois jogos da grande decisão. Um deles foi o quinto, no qual Jordan fez 41 pontos, pegou sete rebotes e deu sete assistências. Mesmo saindo com a derrota, essa foi uma performance marcante dele.
7 – Jogo 6 das Finais de 1998
Michael Jordan disputou sua última série de Finais em 1998. Dessa forma, ele gostaria de sair em grande estilo. E conseguiu. O adversário nas Finais era o Utah Jazz, de Karl Malone e John Stockton. Jordan teve uma atuação espetacular no jogo seis, que consolidou o título de Chicago.Ele fez 45 pontos e acertou a cesta da vitória, depois de roubar a bola de Karl Malone.
6 – Jogo 2 das Finais de 1997
Michael Jordan fez um pouco de tudo na segunda partida das Finais de 1997. Ele anotou 38 pontos, com aproveitamento de 55% nos arremessos. Pegou treze rebotes e deu nove assistências, flertando com o triplo-duplo. Sua atuação foi fundamental para o Bulls abrir dois a zero na série.
5 – Jogo 1 das Finais de 1991
A estreia de Michael Jordan em Finais acabou em derrota. O Chicago Bulls perdeu para o Lakers por 93 a 91, com Sam Perkins acertando o arremesso da vitória no último segundo. Mesmo assim, a partida de Jordan já mostrou que ele aterrorizaria os adversários no resto da série. Ele fez 36 pontos, deu doze assistências e ainda pegou oito rebotes. Além disso, ele também cometeu pouquíssimos erros, tendo uma partida quase perfeita. Faltou a vitória, mas a atuação histórica ficou marcada na mentes dos fãs do Bulls.
4 – Jogo 4 das Finais de 1993
Michael Jordan conseguiu, no jogo quatro das Finais de 1993, uma das maiores pontuações da história na grande decisão da liga. Primeiramente, para ter noção do quão absurdo foi sua atuação, temos de destacar que ele fez praticamente o mesmo número de pontos que todos seus companheiros de time. Ele anotou 55 pontos, com um aproveitamento de 56,8% nos arremessos. Todos os outros jogadores de Chicago fizeram, somados, 56 pontos. Essa atuação deu mais uma vitória para Chicago na série, abrindo três a um.
3 – Jogo 2 das Finais de 1993
O Phoenix Suns sofreu muito com Michael Jordan nas Finais de 1993. No jogo dois, o ala-armador acertou 18 de 36 arremessos tentados, conseguindo marcar 42 pontos em 40 minutos. Eles, somados aos doze rebotes e nove assistências, foram fundamentais para Chicago ganhar a partida.
2 – Jogo 2 das Finais de 1991
Depois de perder o jogo um, Michael Jordan e o Chicago Bulls vieram em busca de vingança para a segunda partida. E conseguiram! O ala-armador fez 33 pontos, com 83,3% de aproveitamento nos arremessos. Ele acertou bizarros treze chutes seguidos, e ainda contribuiu com mais treze assistências e sete rebotes. Jordan precisou jogar apenas 36 minutos para que Chicago batesse o Lakers.
1 – Jogo 1 das Finais de 1992
Em 1992, o adversário do Chicago Bulls nas Finais foi o Portland Trail Blazers. Na primeira partida da série, a franquia de Illinois acabou com os adversários, vencendo por 122 a 89. Isso só aconteceu por conta de Michael Jordan. Ele fez 39 pontos na partida, sendo 35 deles no primeiro tempo. Somou também onze assistências, com um turnover. Isso tudo em 34 minutos. Naquela noite, ele estava definitivamente imparável.
Além dessas dez, Michael Jordan tem dezenas de outras atuações espetaculares nas Finais da NBA. São poucos os jogos de decisão em que ele foi mal, com sua menor pontuação tendo sido de 22 pontos. Ele já era bom na temporada regular, mas conseguia ficar ainda melhor na hora H.