Fundado em 1909, o Internacional é um dos maiores clubes de futebol do Rio Grande do Sul e também do Brasil. O elenco gaúcho acumula taças, finais importantes, atuações memoráveis e, claro, a passagem de grandes atletas em diferentes épocas. São atacantes, meias, goleiros e até laterais-esquerdos. Sendo assim, relembre quem foram os mais significativos e o atual lateral-esquerdo representando o Inter.
Quem é o favorito ao título de melhor lateral-esquerdo do Inter?
Quando falamos sobre o “melhor” lateral-esquerdo do Inter, significa aquele atleta que é considerado ídolo pela torcida e, principalmente, que possui títulos e excelentes números na carreira.
Sendo assim, confira abaixo os melhores da posição a passarem pelo elenco.
Cláudio Mineiro, histórico lateral do Inter
Uma das figuras mais celebradas pelo torcedor gaúcho é Cláudio Mineiro. O atleta coleciona passagens por Atlético Mineiro, Sport, São José, Cruzeiro, Ponte Preta e Náutico, mas brilhou no Corinthians e no Internacional. Em 1979, o lateral participou da conquista do Brasileirão, o terceiro na história do elenco.
Além disso, a trajetória pelo Inter durou 64 jogos, de acordo com o portal O Gol.
Jorge Wagner é um dos melhores do clube
Outro jogador importante que atuou como lateral-esquerdo no Internacional é Jorge Wagner. No período em que defendeu o Colorado, o craque somou o Campeonato Gaúcho de 2005 e a Libertadores de 2006, ao lado de Fernandão, Rafael Sóbis e Tinga. Jorge também passou por diversas equipes brasileiras e internacionais, mas encontrou na torcida do Inter um carinho muito grande.
No total, o atleta entrou em campo 96 vezes e registrou 24 gols.
Vacaria é lembrado com carinho por torcedores
Por último – mas não menos importante – na seleção de laterais-esquerdos do Internacional está Vacaria. Como jogador, ele passou por seis times, mas como treinador trabalhou em mais de 20. Com o Inter, Vacari não subiu no lugar mais alto do pódio em nenhuma competição entre os anos de 1970 e 1971, mas anotou 113 partidas e quatro gols, segundo o O Gol, além de ser referência na posição.
Quem é o lateral-esquerdo titular do Internacional?
Você já sabe que grandes estrelas da posição passaram pelo clube gaúcho em diferentes épocas. Mas quem é o lateral-esquerdo titular do Internacional em 2024?
Alexandro Bernabei é o responsável pelo lado esquerdo no elenco. Em março de 2024, o argentino chegou a Porto Alegre por empréstimo do Celtic, da Escócia, até o final do ano. Logo na estreia, Alexandro ocupou o setor no time principal por escolha de Eduardo Coudet. Mesmo com a saída do treinador argentino e a chegada de Roger Machado, o lateral se manteve titular. No total, são 22 partidas e três gols com o Inter.
Revelado nas categorias de base do Lanús, da Argentina, o jovem se transferiu para o Celtic em 2022, onde conquistou a Taça da Liga Escocesa, Campeonato Escocês e FA CUP.
Quem é o outro lateral do Inter?
Além de Alexandro Bernabei, o Inter também conta com Renê como lateral-esquerdo. Assim que foi anunciado como o novo reforço do clube em 2022, o atleta se tornou titular na escalação de Mano Menezes. Oscilou entre o elenco principal e o banco de reservas com a troca de comandantes, mas em 2024 é muito utilizado por Roger Machado.
No total, Renê soma 123 partidas e dois gols com a camisa do Colorado, mas ainda não teve nenhum título. Ele começou a carreira na base do Sport, sendo promovido ao profissional em 2012. Lá, ganhou duas edições do Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste. Em 2017, seguiu para o Flamengo, onde construiu seu legado no futebol brasileiro, ganhando Libertadores, Recopa, Brasileirão e Copa do Brasil.