O elenco do Fluminense não teve grandes perdas entre a temporada 2023 e 2024. A base do elenco campeão da Libertadores se manteve. A única baixa que deve ser sentida é a do zagueiro Nino, que foi vendido para o Zenit da Rússia. Todos os outros jogadores que estiveram em campo na decisão da competição continental continuam no elenco.
Conheça as peças do elenco do Fluminense de 2024!
Goleiros
Fábio é o goleiro mais experiente do elenco do Fluminense, além de ser o jogador mais velho do clube atualmente. Aos 43 anos, ele continua atuando em um ótimo nível e traz segurança para a meta do Tricolor das Laranjeiras. Ele está indo para seu terceiro ano na equipe. Desde então, já se consolidou como um dos grandes nomes de sua história.
A equipe trouxe Felipe Alves para ser um de seus reservas. Ele estava no São Paulo desde 2022. No entanto, não entrou em campo uma vez sequer em 2023. Vitor Eudes é outra opção para a posição. O goleiro tem 25 anos e já passou por Cruzeiro e Marítimo, de Portugal.
Laterais
O elenco do Fluminense é cheio de opções nas laterais. No lado esquerdo, Marcelo e Diogo Barbosa são as alternativas. Marcelo está em sua segunda passagem pelo clube. Ele retornou depois de viver anos excelentes no Real Madrid. Além disso, também teve uma breve passagem no futebol grego. Mesmo mais velho, ainda é titular na equipe. Já Diogo Barbosa é seu reserva direto e está no Fluminense desde o meio de 2023.
Pelo lado direito, Samuel Xavier, Guga e Calegari podem ser escalados. O primeiro geralmente é titular e está no clube desde 2021. Antes de chegar no Fluminense, teve passagens pelo Ceará e Sport. Guga é seu reserva imediato e vai para seu segundo ano no clube. O elenco do Fluminense ainda tem Calegari, que voltou por empréstimo do Los Angeles Galaxy, como opção para a lateral-direita. Ele ficou afastado por um bom tempo por conta de uma grave lesão, mas já voltou aos campos.
Zagueiros
O Fluminense conta com muitas opções experientes na zaga. Thiago Silva é o mais conhecido. Ele chegou no meio de 2024, depois de deixar o Chelsea. É um dos maiores zagueiros da história, tendo tido uma carreira brilhante na Europa. Além disso, Thiago Silva é uma cria de Xerém e, por isso, sua volta era muito aguardada.
Felipe Melo, que é o capitão da equipe, também é um nome bem conhecido. Ele atuou em grande parte da carreira como volante, mas foi recuado nos últimos anos conforme foi envelhecendo. Melo é um jogador extremamente raçudo e inteligente, que acabou se tornando ídolo da equipe.
Manoel e Antônio Carlos são outros atletas da posição. O primeiro não vem jogando muitas partidas em 2024. Já Antônio Carlos foi uma das contratações para a temporada, tendo sido comprado junto ao Orlando City. Ele foi titular em boa parte do Campeonato Carioca.
Volantes
O elenco do Fluminense tem várias opções jovens para a volância. O grande nome é André, que já despertou interesse de diversos clubes da Europa. Ele também vem sendo chamado para integrar a Seleção Brasileira, tendo disputado cinco partidas pela Canarinho. Alexsander e Martinelli são os outros nomes promissores da posição, e vem ganhando espaço.
Thiago Santos é o volante mais experiente do clube. No entanto, ele não vem jogando na posição. Grande parte de suas atuações em 2024 foram como zagueiro. Aos 34 anos de idade, ele tem contrato com a equipe até o final de 2025 e pode acabar se mantendo parte importante do elenco do Fluminense caso nenhum outro zagueiro se destaque. O Tricolor das Laranjeiras também trouxe Gabriel Pires, que estava no Botafogo. Porém, ele se lesionou e pouco jogou até o momento.
Meias
Em primeiro lugar, devemos falar que o Fluminense tem muitas opções de meias conhecidos. Para a temporada 2024, o clube contratou Renato Augusto e Terans para a posição. O primeiro veio de graça após seu contrato com o Corinthians acabar. Em contrapartida, o Fluminense teve de pagar cerca de R$14 milhões para adquirir o uruguaio.
Lima e Ganso são os remanescentes da posição da última temporada. Ambos foram fundamentais para o título da Libertadores. O primeiro havia sido contratado no início de 2023 junto ao Ceará, e mostrou que o investimento da equipe foi certeiro. Já Ganso está no Fluminense desde 2019. Com Diniz, o meia conseguiu mostrar seu melhor futebol no time.
Atacantes
O ataque do Fluminense talvez seja a parte mais forte de seu elenco. Um dos principais jogadores do time é o colombiano Jhon Arias. Ele consegue criar muitas oportunidades para seus companheiros. Além disso, também consegue colocar a bola dentro da rede com facilidade. Douglas Costa e Keno são opções de velocidade com mais experiência. Já o talentoso Marquinhos chegou por empréstimo do Arsenal, depois de não ter tido muito espaço na Europa. No entanto, ele vem tendo boas oportunidades e tem correspondido.
Os dois principais centroavantes do elenco do Fluminense já estão marcados na mente do torcedor. Em primeiro lugar, Germán Cano: ele já tem quase 100 gols pelo clube e marcou 13 tentos em doze jogos na Libertadores de 2023. Em segundo lugar, John Kennedy: depois de algumas dificuldades no início de sua carreira, ele marcou o gol que deu o título ao Fluzão na competição continental.
O técnico
Mano Menezes é o atual treinador do Fluminense. Ele assumiu a equipe depois da demissão de Fernando Diniz, um dos maiores técnicos da história do clube. Diniz acabou sendo demitido por conta do péssimo início do Fluzão no Campeonato Brasileiro de 2024, deixando o clube na última colocação. Mano assumiu para tentar evitar o rebaixamento da equipe.