Início » Futebol » Quem é o atual lateral-direito do Grêmio? Relembre os ídolos da posição no tricolor de Porto Alegre

Quem é o atual lateral-direito do Grêmio? Relembre os ídolos da posição no tricolor de Porto Alegre

Publicado em:

Última atualização:

No Rio Grande do Sul, o futebol é dominado por Internacional e Grêmio. São duas equipes de tradição, especialmente quando se trata de revelar talentos. O tricolor, por exemplo, formou incontáveis atletas entre as mais diversas posições, incluindo laterais-direitos. Você sabe quem são os grandes ídolos da posição no clube gaúcho? Relembre, então, os melhores que passaram pelo Grêmio e quem é o atual lateral-direito do time.

Atual lateral-direito do Grêmio

Confira abaixo quem é o atual lateral-direito do Grêmio e o reserva.

João Pedro é o lateral titular do Grêmio

Hoje, a responsabilidade do lado direito do Grêmio pertence a João Pedro, de 28 anos. O atleta chegou ao tricolor em janeiro de 2023, mas demorou a assegurar um espaço no time principal. Isso porque Fábio era usado com frequência pelo treinador Renato Gaúcho, obrigando João Pedro a disputar a vaga com o companheiro de equipe.

Em julho daquele ano, o esportista ganhou mais oportunidades e, aos poucos, foi conquistando a confiança da comissão técnica. Na temporada de 2024, João Pedro é o lateral-direito favorito de Renato Gaúcho no Grêmio. No total, soma 97 partidas e cinco gols com o tricolor imortal, de acordo com as estatísticas do portal Transfermarkt.

Antes do clube de Porto Alegre, o jogador passou por Chapecoense, Palmeiras, Bahia, Porto e pelo Corinthians. Aliás, ele venceu o Campeonato Gaúcho em 2023 e 2024 com o Grêmio, a Copa do Nordeste com o Bahia, e a Copa do Brasil e o Brasileirão com o alviverde. Ele também defendeu a base da Seleção Brasileira.

Fabio é o reserva da posição no tricolor

O lateral-direito reserva do Grêmio é Fábio, de 34 anos. Desde que trocou o Nantes, da França, pelo elenco de Porto Alegre em 2023, o experiente jogador tem colecionado troféus e boas atuações em campo. Fábio estreou no Grêmio em janeiro daquele ano, tornando-se o titular na posição sob o comando do treinador Renato Gaúcho. Inclusive, ele participou das vitórias no Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha.

Entretanto, com lesões e a queda no rendimento, o atleta foi para o banco de reservas e deu lugar a João Pedro. Em 2024, o jogador oscila entre a escalação principal e os reservas, alternando com o companheiro. No total, são 49 aparições e um gol pelo time, segundo o site de estatísticas Transfermarkt.

O currículo do lateral-direito é extenso. O carioca iniciou a carreira nas categorias de base do Fluminense, mas nunca jogou pelo time principal do tricolor das Laranjeiras. Então, em 2008, foi vendido ao Manchester United, onde ganhou a Premier League e a Supercopa da Inglaterra. Depois, atuou no Queens Park Rangers, Cardiff City, Middlesbrough e o Nantes, de 2018 a 2022, sendo campeão da Copa da França.

Mas quem são os maiores ídolos do Grêmio na posição?

Os melhores laterais-direitos que jogaram no Grêmio são Arce, Valdir Espinosa, Paulo Roberto, Eurico e Anderson Lima.

Francisco Arce é considerado pelos torcedores como o maior lateral-direito de todos os tempos do clube gaúcho. Ele esteve nas conquistas de dois Campeonatos Gaúchos, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e a Recopa Sul-Americana entre 1995 e 1997. O lateral também atuou no Cerro Porteño, Palmeiras, Gamba Osaka, Libertad e 12 de Octubre.

Mário Fernandes é outro lateral-direito importante para a história do Grêmio, já que foi revelado nas categorias de base do tricolor. Em 2009, foi promovido ao time profissional pelo treinador Paulo Autuori e, no ano seguinte, ajudou o grupo a vencer o Campeonato Gaúcho.

O lateral acertou com o CSKA Moscou em 2012. Mário se naturalizou russo e passou a jogar pela Seleção da Rússia. Em 2018, o brasileiro defendeu a equipe na Copa do Mundo, mas perdeu nas quartas de final para a Croácia, nos pênaltis. Em 2023, Mário voltou para o Brasil para atuar no Internacional e, ainda naquele ano, foi para o Zenit.