Início » Futebol » Os melhores laterais-esquerdos do Corinthians

Os melhores laterais-esquerdos do Corinthians

Publicado em:

Última atualização:

Durante toda a história do futebol corintiano, não foi pouco o número de craques que vestiram o uniforme no clube. Seja no setor ofensivo ou defensivo, vários atletas deixaram um legado enorme na instituição e, até hoje, são ídolos da torcida, um dos fatores que certamente diferencia o time de outros ao redor do país. Sendo assim, no conteúdo a seguir vamos descobrir quais foram aqueles que marcaram seu nome como lateral-esquerdo do Corinthians.

Portanto, não deixe de ler o conteúdo abaixo. Ressaltando que iremos também revelar quem são os jogadores atualmente que ocupam essa posição no campo.

Quem merece ser tido como o melhor lateral-esquerdo do Corinthians?

Embora fazer uma lista com os “melhores atletas” de um esporte sempre seja bastante relativo, vamos tentar definir dois critérios para fazer esse ranking. Mesmo que isso envolva um pouco de subjetividade.

O primeiro deles será analisar as estatísticas que determinado atleta teve com o clube. Sendo assim, ficará mais fácil mensurar o impacto que ele possuiu no período que atuou.

Já o segundo envolve conferir os títulos que cada um obteve. A intenção, no caso, não é verificar o número troféus de totais, mas verificar o número de troféus com maior relevância nacionalmente e internacionalmente.

Dessa forma, com isso posto sobre a mesa, vamos à relação:

Wladimir

O primeiro nome, que é quase uma obrigação aparecer na lista, é Wladimir. O ídolo corintiano atuou entre 1972 e 1985 pelo Timão, participando em nada menos que 806 partidas, o que o torna o recordista nesse quesito em toda a história alvinegra. Além disso, como não podia faltar, obteve vários troféus no caminho, sendo os mais relevantes:

  • 4 Campeonatos Paulistas (1977, 1979, 1982 e 1983);
  • 1 Copa das Nações (1985);
  • 1 Copa dos Campeões (1984);
  • 1 Copa da Feira de Hidalgo (1981);
  • 1 Torneio Laudo Natel (1973).

Infelizmente, por conta da época que jogou, é difícil obter seus dados com grande precisão. Todavia, segundo a plataforma “Meu Timão”, ele marcou 32 gols enquanto esteve por lá.

Kleber

Outro nome importante que precisa entrar na lista é Kleber. Embora o jogador tenha atuado em times rivais, como Santos e Inter, geralmente é mais lembrado por vestir a camisa do Corinthians nos gramados. Por lá, disputou 221 partidas ao total e ajudou sua equipe a conquistar troféus importantes como:

Além disso, vale destacar que ele já marcou oito gols no clube.

Sylvinho

Para a geração mais nova, talvez Sylvinho seja lembrado como um treinador que passou no Timão em 2021 e 2022. No entanto, ele já vestiu a camisa corintiana nos gramados durante o século passado e marcou uma geração. O ex-lateral atuou no local entre 1994 e 1999, estando presente em 260 duelos e ganhando as seguintes taças:

  • 3 Campeonatos Paulistas (1995, 1997 e 1999);
  • 1 Campeonato Brasileiro (1998);
  • 1 Copa do Brasil (1995).

Já no que se refere a bolas na rede, ele colocou duas enquanto esteve no time.

André Santos

Por fim, para fechar esse ranking, temos André Santos. Mesmo com uma passagem relativamente curta pelo Corinthians, que durou um pouco mais de um ano, André marcou seu legado. Ao todo, entrou em campo 98 vezes pelos alvinegros e sempre foi um destaque enquanto tinha a bola nos pés, chegando a obter:

  • 1 Campeonato Brasileiro Série B (2008);
  • 1 Copa do Brasil (2009);
  • 1 Campeonato Paulista (2009).

Somando a isso, marcou incríveis 24 gols como corintiano.

Qual é o atual lateral-esquerdo do Corinthians?

E, afinal, quem é o responsável por atuar nessa posição que atualmente está no plantel do Timão? No caso, são três “responsáveis”, e esses são seus números nessa temporada:

  • Hugo (50 jogos);
  • Matheus Bidu (30 jogos);
  • Diego Palacios (1 jogo).