O Manchester City deixou de ser apenas uma potência no futebol inglês para assumir o protagonismo em todo o continente europeu. Em 2023, a equipe entrou para a história ao vencer sua primeira Liga dos Campeões da UEFA, alcançando a mais alta prateleira do esporte. Sob o comando de Pep Guardiola, o elenco do Manchester City é considerado um dos melhores do mundo. Mas você sabe quem são os jogadores?
Qual é o elenco principal do Manchester City?
O elenco atual do Manchester City possui 24 jogadores. Os destaques são Erling Haaland, Kevin De Bruyne, Jack Grealish, Rodrigo, Kovacic, Phil Foden e Bernardo Silva. O treinador do grupo é Pep Guardiola.
A equipe tem jovens e atletas experientes. No total, somente oito são ingleses, enquanto 16 são estrangeiros, sendo da Noruega, Holanda, Espanha, Portugal e Croácia. O Brasil, por sua vez, tem dois representantes: o goleiro Ederson e Savinho, formado nas categorias de base do Atlético Mineiro. Máximo Perrone e Kalvin Phillips também fazem parte do plantel, mas estão emprestados ao Como (Itália) e Ipswich (Inglaterra), respectivamente.
Acompanhe, então, o time completo do City:
- Goleiros: Scott Carson (33), Ederson (31) e Stefan Ortega (18)
- Defensores: Manuel Akanji (25), Nathan Ake (6), Ruben Dias (3), Josko Gvardiol (24), Rico Lewis (82), John Stones (5), Kyle Walker (2) e Josh Wilson-Esbrand (97)
- Meio-campistas: Oscar Bobb (52), Kevin De Bruyne (17), Jeremy Doku (11), Phil Foden (47), Jack Grealish (10), Ilkay Gundogan (19), Mateo Kovacic (8), James McAtee (87), Matheus Nunes (27), Rodri (16), Savinho (26) e Bernardo Silva (20)
- Atacante: Erling Haaland (9)
Qual a escalação do Manchester City?
Pep Guardiola é um treinador moderno que gosta de inovar. Geralmente, o catalão usa o sistema de 4-2-3-1 ou 4-1-4-1 no Manchester City, com Haaland liderando o setor ofensivo, enquanto Kevin De Bruyne e Bernardo Silva dominam o meio de campo. O profissional também confia no goleiro Ederson.
Sendo assim, a escalação que Guardiola utiliza nos compromissos da Premier League, Liga dos Campeões e em outras competições é: Ederson; Kyle Walker, Nathan Ake, Manuel Akanji, Gvardiol; Gündoğan, Kovacic, Bernardo Silva; Kevin De Bruyne, Jack Grealish e Haaland.
É importante ressaltar que o técnico altera a escalação de acordo com os atletas que tem disponíveis para o duelo. Em caso de lesões ou suspensões, Guardiola utiliza os reservas. Além disso, caso o elenco tenha jogo da Champions League durante a semana, ele escolhe poupar os titulares no fim de semana, para evitar desgaste físico e até lesões.
Quem é o 10 do City?
O atual camisa 10 do elenco do Manchester City é Jack Grealish. O meia-atacante de 29 anos chegou ao clube inglês em agosto de 2021, depois de uma passagem brilhante pelo Aston Villa. Rapidamente, o jogador se estabeleceu como um dos melhores meio-campistas da Premier League.
Grealish formou-se nas categorias de base do Aston Villa. Em 2013, transferiu-se para o Notts County através de empréstimo, onde alcançou a marca de 37 partidas, cinco gols e sete assistências na campanha de 2013/14 da League One, a terceira divisão do Campeonato Inglês.
Quando o empréstimo acabou, o atleta voltou ao Aston Villa. Curiosamente, a estreia no time profissional aconteceu contra o Manchester City, em duelo na Premier League em 2014, em derrota por 4 a 0. Jack assegurou espaço no elenco principal e não saiu mais. O meia, inclusive, foi importante para a conquista do acesso à elite do futebol inglês em 2019, ao vencer o Derby County nos playoffs.
Grealish se despediu do Aston Villa em 2021, com 213 jogos e 32 gols. No City, faturou uma taça da Liga dos Campeões, três do Campeonato Inglês, uma do Mundial de Clubes, uma Supercopa da UEFA e uma Copa da Inglaterra.