No Brasil, qualquer amante de esportes sabe que há o Mundial de Clubes no futebol; mas e no futsal? O torneio existe, mas tem outro nome na modalidade: Copa Intercontinental de Futsal.
Com quatro nacionalidades campeãs ao longo dos anos, a maior vencedora não poderia ser outra senão o país do futebol — e do futsal. O Brasil ganhou o torneio em dez de 17 edições.
Continue a leitura e entenda mais sobre a Copa Intercontinental, bem como os clubes que são os maiores campões da modalidade.
Copa Intercontinental de Futsal (ou Mundial de Clubes)
O futsal, um dos esportes mais amados do Brasil, tem suas raízes no Uruguai, na década de 1930. No entanto, apesar da história uruguaia, muitos acreditam que o esporte, como é praticado hoje, surgiu no Brasil. De fato, o país se tornou um dos maiores protagonistas da modalidade, não só em termos de popularidade, mas também de conquistas internacionais.
A primeira organização internacional do futsal foi a FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão), criada com o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão (CSFS) e da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). O primeiro Mundial de Futsal, realizado pela FIFUSA, aconteceu em 1982, e o Brasil saiu campeão.
Com o sucesso dessa competição, a FIFA, em busca de expandir sua influência, decidiu assumir a organização do futsal, criando novos torneios e ampliando a presença em novas modalidades. Assim, surgiu o Mundial de Clubes de Futsal, ou Copa Intercontinental, o principal torneio entre equipes da modalidade.
Times brasileiros campeões do mundo
Sem surpresa, o Brasil é o país com mais títulos da Copa Intercontinental de Futsal. Seis clubes brasileiros já venceram o torneio, sendo que a maioria deles vem do Rio Grande do Sul.
O Internacional foi o primeiro time brasileiro a conquistar o título, em 1996, e essa vitória permanece como o único título mundial da equipe. Após o Internacional, clubes como o Atlético-MG, Ulbra, Carlos Barbosa, Atlântico Erechim e, mais recentemente, o Magnus de Sorocaba, também se destacaram.
O Magnus, com seu elenco estrelado, teve um papel de destaque nos últimos anos, com o grande Falcão sendo uma das maiores figuras da equipe, bem como o fundador do time.
Último campeão mundial
A final da Copa Intercontinental de 2024 aconteceu entre o vencedor da Champions League, Palma, e o da Copa Libertadores da América, Magnus. O time espanhol era o atual campeão mundial, já que bateu o Cascavel nas cobranças de pênaltis, na finalíssima de 2023.
A partida, que ocorreu na Espanha, teve início com um gol dos donos da casa, marcado pelo ala brasileiro Ernesto, que acertou um chute ainda com um minuto de jogo do primeiro tempo. O Magnus não demorou a reagir e, logo nos primeiros minutos da etapa final, Charuto aproveitou um rebote após uma finalização de Lucas Gomes bater na trave e empatou a partida aos três minutos.
No entanto, a resposta dos espanhóis foi imediata: cerca de um minuto depois, Fabinho, também ala brasileiro, fez o segundo gol dos espanhóis, em uma cobrança de falta, recuperando a vantagem para a equipe. Já nos momentos finais da partida, com o Magnus arriscando-se com goleiro-linha, Fabinho apareceu novamente. Aproveitando o gol vazio, ele marcou mais dois gols nos segundos finais — aos 2 e ao 1 minuto restantes, respectivamente —, garantindo a vitória para os espanhóis e o título do Mundial.
Quais são os campeões mundiais de futsal?
A Copa Intercontinental de Futsal reúne os melhores clubes do mundo. Confira a lista dos campeões, do mais vencedor ao que conquistou o título em menos ocasiões:
- Inter Movistar (Espanha, 2005-08 e 2011)
- Magnus (Brasil, 2016, 2018-19)
- Palma de Mallorca (Espanha, 2023-24)
- Ulbra (Brasil, 1999 e 2001)
- Carlos Barbosa (Brasil, 2004 e 2012)
- Internacional (Brasil, 1996)
- Atlético-MG (Brasil, 1998)
- Segovia FS (Rússia, 2000)
- Dínamo Moscou (Rússia, 2013)
- Kairat Almaty (Cazaquistão, 2014)
- Atlântico Erechim (Brasil, 2015)