O Criciúma tem mais de 70 anos de história, acumulando diversas rivalidades nesse período. Quando ele enfrenta determinados clubes, é certeza que a partida será mais disputada do que o normal.
As mais fortes rivalidades do Tigre são estaduais. Santa Catarina conta com muitos clubes grandes, que tem uma história rica no esporte. Confira aqui quais os grandes rivais do Criciúma.
Saiba mais sobre as maiores rivalidades do Criciúma!
Boa vantagem contra o Leão da Ilha
Avaí e Criciúma protagonizam uma das grandes rivalidades de Santa Catarina. O Leão da Ilha começou sua trajetória bem antes do Tigre. Quando o Criciúma foi criado, o Avaí já tinha uma série de títulos e era uma das grandes forças de Santa Catarina.
Até hoje, os clubes se enfrentaram 202 vezes. O Criciúma tem uma boa vantagem, tendo vencido 86 jogos, enquanto o rival ganhou em 64 ocasiões. O Leão da Ilha já aplicou o placar de 4 a 0 sobre o Criciúma em quatro oportunidades. Em contrapartida, o Tigre só conseguiu esse resultado uma vez.
Elas só se encontraram duas vezes na Série A do Campeonato Brasileiro, com uma vitória para cada lado. No entanto, na Série B, já se enfrentaram 19 vezes, com nove vitórias do Criciúma e oito do Avaí.
Figueirense e Criciúma: grandes participantes do Brasileirão
Uma das principais rivalidades do Criciúma é com o Figueirense. Os dois times são os que mais disputaram edições do Campeonato Brasileiro no estado de Santa Catarina.
Esse é um clássico que costuma ser muito disputado. Já foram realizados mais de 180 confrontos entre as duas equipes. O Criciúma leva vantagem, tendo vencido 67 duelos, enquanto o Figueirense triunfou em 62 oportunidades.
Grandes rivalidades costumam também ter jogos em finais, e com Criciúma e Figueirense não é diferente. As equipes já se enfrentaram quatro vezes na decisão do Campeonato Catarinense. O Figueira venceu três dessas decisões, enquanto o Criciúma ganhou uma.
Chapecoense: uma das grandes rivalidades de torcida do Criciúma
Uma das rivalidades que vem crescendo no estado de Santa Catarina é a entre Chapecoense e Criciúma. Um fator que explica isso é o fato das duas torcidas terem criado nesse século suas barra bravas.
Os dois clubes já se enfrentaram em vários níveis do futebol nacional. Pela Série A, foram três confrontos, com duas vitórias do Tigre e um empate. Já na Copa do Brasil, os times se enfrentaram em 2019 e a equipe de Chapecó acabou avançando. Por fim, também aconteceram mais sete confrontos entre as Séries A e B, e o Criciúma levou a melhor em quatro deles, perdeu dois e empatou um.
O Campeonato Catarinense já viu os dois times se enfrentando em finais em cinco oportunidades. O Criciúma venceu três delas e a Chapecoense duas. A última vez que isso aconteceu foi em 2013, quando o Tigre conquistou seu décimo título estadual.
Joinville e Criciúma: o Clássico Norte-Sul
Dentre todas as rivalidades do Criciúma, a principal é contra o Joinville. As duas equipes protagonizam o Clássico Norte-Sul, e são duas das maiores agremiações de Santa Catarina, somando uma grande quantidade de títulos.
Ambas venceram doze vezes o Campeonato Catarinense. Além disso, ganharam também uma vez as Séries B e C. O Criciúma, no entanto, já foi campeão da Copa do Brasil uma vez, sendo o único clube do estado a conseguir tal feito.
Esse é mais um clássico cheio de equilíbrio: o Tigre venceu 64 jogos, perdeu 68 e o duelo terminou empatado 63 vezes. Apesar de já terem jogado quase 200 jogos entre si, as equipes só se encontraram em finais em duas ocasiões. Ambas foram na decisão do Campeonato Catarinense, com o Joinville se sagrando campeão nas duas oportunidades.