Depois da aposentadoria de Rogério Ceni, o Tricolor teve dificuldades para encontrar um goleiro que desempenhasse bem o papel. Porém, o cenário mudou com a chegada de Rafael ao São Paulo, em 2023.
Rafael começou sua trajetória no futebol no Cruzeiro. Apesar de boas apresentações no clube, viveu na sombra de Fábio, um dos maiores ídolos da Raposa e o jogador com mais jogos pelo clube. Em 2020, se transferiu para outra equipe de Belo Horizonte.
No Atlético Mineiro, fez parte da equipe histórica que conquistou o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão de 2021. Entretanto, acabou indo para reserva, novamente.
Assim, conheça a carreira e os números do jogador.
Categoria de base e início no Cruzeiro
Natural de Coronel Fabriciano, interior de Minas Gerais, Rafael Pires Monteiro nasceu em 23 de junho de 1989. Dessa forma, começou a carreira na capital mineira, em Belo Horizonte, no Cruzeiro.
Na Raposa, chegou em 2002, aos 13 anos. Porém, foi em 2007 que começou a se destacar na base do clube. Nesse ano, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Na Copinha, o título foi o primeiro e único da história do Cruzeiro. O goleiro teve um papel essencial na conquista, defendendo a última cobranças da decisão de pênaltis, contra o São Paulo.
Desse modo, em 2008 subiu para o time do Cruzeiro. Entretanto, sua estreia no profissional foi só em 2010, contra o Ipatinga. A partida foi pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro, na casa do adversário, que venceu a partida por 3 X 0.
Ao longo dos anos no Cruzeiro, o goleiro Rafael colecionou boas atuações. Porém, Fábio, ídolo do clube, era o dono da titularidade celeste. Dessa forma, Rafael ficou praticamente toda a sua passagem no clube na reserva.
Isso só mudou em agosto de 2016, quando Fábio passou por uma cirurgia no joelho direito, após uma lesão no ligamento. Desse modo, Rafael assumiu a titularidade até maio de 2017. Inclusive, na temporada 2017, ganhou o seu primeiro prêmio individual, o de Melhor Goleiro do Campeonato Mineiro.
Em 2019, o Cruzeiro caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Assim, a Raposa passou por uma crise esportiva e financeira, que mudou as estruturas do clube. Dessa forma, Rafael saiu do clube celeste na temporada seguinte.
Transferência para o Atlético Mineiro
O novo destino do goleiro Rafael foi o maior rival, o Atlético Mineiro. Chegou para ser titular do projeto e foi campeão do Campeonato Mineiro de 2020, o quinto de sua carreira.
Porém, o Galo trouxe Jorge Sampaoli para o comando técnico da equipe. No ano anterior, Sampaoli trabalhou com Éverson no Santos. Assim, pediu a contratação do goleiro, que, segundo o técnico argentino, sabia trabalhar com a bola nos pés. Como resultado, Rafael foi para a reserva de Éverson. Após três temporadas no Atlético, o goleiro Rafael saiu do clube.
Protagonismo de Rafael no São Paulo
Após a aposentadoria de Rogério Ceni, em 2015, o Tricolor não conseguiu encontrar um goleiro que se firmasse na posição. Porém, isso mudou em 2023, com a chegada de Rafael ao São Paulo.
O jogador fez sua estreia no dia 15 de janeiro de 2023, na partida contra o Ituano na 1ª rodada do Campeonato Paulista. O jogo foi no Morumbi, na casa do Tricolor, e terminou em 0 X 0.
Rafael fez boas defesas no primeiro ano pelo clube. Assim, goleiro e equipe foram coroados com a conquista da Copa do Brasil, a primeira do Tricolor e a quarta da carreira do jogador. Além disso, Rafael recebeu o prêmio de Melhor Goleiro da competição.
Com a conquista, o São Paulo disputou a Supercopa do Brasil em 2024, contra o Palmeiras, que fora campeão do Brasileirão de 2023. A competição aconteceu em jogo único, no Estádio Mineirão, palco bastante conhecido por Rafael.
Após empate por 0 X 0 no tempo regulamentar, a decisão do título foi para os pênaltis. Rafael voltou a brilhar com a camisa do São Paulo e defendeu as duas últimas cobranças do Palmeiras, de Murilo e Piquerez. Assim, o Tricolor foi campeão da competição e Rafael foi eleito o melhor jogador da Supercopa do Brasil.
Números da carreira do goleiro Rafael
Rafael fez seu primeiro jogo oficial no Cruzeiro em 2010. Desse modo, coleciona mais de 200 partidas como profissional. Assim, confira os números da carreira do goleiro:
Clube | Temporadas | Jogos |
Cruzeiro | 2008 – 2020 | 96 |
Atlético Mineiro | 2020 – 2022 | 31 |
São Paulo | 2023 – atualmente | 115 |
O goleiro Rafael é dono de um dos recordes do futebol brasileiro. Nesse sentido, é um dos três jogadores a vencer a Copa do Brasil em quatro edições, ao lado de Zinho e Róger Machado.
Abaixo, confira todos os títulos de Rafael no futebol:
- Cruzeiro: Campeonato Mineiro (2011, 2014, 2018 e 2019), Copa do Brasil (2017 e 2018) e Brasileirão (2013 e 2014)
- Atlético-MG: Campeonato Mineiro (2020, 2021 e 2022), Copa do Brasil (2021), Brasileirão (2021) e Supercopa do Brasil (2022)
- São Paulo: Copa do Brasil (2023) e Supercopa do Brasil (2024)