Um dos templos mais históricos do futebol, o Estádio de Wembley já recebeu eventos grandiosos do esporte e de outras modalidades. Atualmente, após a reforma inaugurada em 2007, o local consegue receber cerca de 90 mil espectadores, sendo o maior do Reino Unido e o segundo da Europa.
Inicialmente, ele foi construído em 1923, e era conhecido como British Empire Exhibition Stadium ou Empire Stadium. A construção da arena custou aproximadamente 750 mil libras, sendo planejada para a Exposição do Império Britânico de 1923.
Na época, era tradição que o estádio fosse demolido. Entretanto, o empresário Arthur Elvin decidiu comprá-lo. Inicialmente, ele ofereceu 127 mil libras, mas com a morte do proprietário e as complicações relacionadas à herança, conseguiu um preço menor. Posteriormente, o local foi ampliado e inaugurado oficialmente pelo rei Jorge V e aberto ao público no dia 28 de abril de 1923.
Onde fica o Estádio de Wembley?
O Estádio de Wembley é localizado no distrito que dá nome à arena, que fica na Grande Londres, no noroeste da cidade, que tem pouco mais de 100 mil habitantes. Sua construção teve o objetivo de abrigar maior público em competições não só de futebol, mas também rugby e atletismo, e espetáculos musicais.
O Estádio Wembley é de qual time?
Após a reconstrução inaugurada em 2003, o estádio se consolidou como local em que a Seleção Inglesa manda seus jogos. Além disso, a arena também recebe grandes decisões. No entanto, nenhuma equipe usa tão frequentemente o campo que é sede da final da FA Cup.
Jogos históricos
Antes mesmo da reforma, o Estádio de Wembley já foi palco de grandes eventos do esporte. No século passado, o campo recebeu a Olimpíada de 1948, a Copa do Mundo de 1966 e o Live Aid, em 1985.
Atualmente, a arena recebe não só a final da Copa da Inglaterra, mas também as semifinais da competição, a decisão da Copa da Liga Inglesa e os playoffs da segunda, terceira, quarta e quinta divisões do Campeonato Inglês.
Além disso, o Estádio de Wembley já foi palco de três finais da Liga dos Campeões, nas edições de 2011, 2013 e 2024. Nestas decisões, o Barcelona levou a melhor sobre o Manchester United na primeira, enquanto o Bayern de Munique venceu o Borussia três anos depois.
A mais recente decisão de Champions League no campo ocorreu na última temporada. Novamente, os aurinegros perderam, desta vez para o Real Madrid, por 2 a 0, com gols de Vinicius Junior e Carvajal.
Longe do futebol, o campo já recebeu grandes públicos em shows de artistas como Queen, Bon Jovi e Muse. Em 2012, recebeu jogos de futebol na Olimpíada de Londres.
A reconstrução do estádio inaugurado no início do século XXI custou mais de US$ 640 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhões). A empresa australiana Multiplex foi a responsável construí-lo.
Com a reconstrução, a mudança que os torcedores mais sentiram foi destruição das torres gêmeas, marca registrada do campo. No entanto, o lugar conta agora com uma nova atração, um arco de 133 metros.