Uma das únicas competições que o Verdão não tinha conquistado em sua história, a piada sobre o clube não ter Copa São Paulo de Futebol Júnior acabou em 2022. Mas, afinal, quantas Copinhas o Palmeiras tem?
Quantas Copinhas o Palmeiras tem?
Depois de passar anos sem um troféu da maior competição de categorias de base do Brasil, o Alviverde levantou seu primeiro em 2022, no time que contava com Endrick. No ano seguinte, a equipe levou o prêmio novamente. Sendo assim, o Palmeiras tem duas Copinhas.
Copinha de 2022
Na edição de 2022, o time alviverde contava com jogadores como Vanderlan, Fabinho, Jhon John e Garcia. Aliás, todos eles tiveram oportunidades no profissional. No entanto, a maior estrela era Endrick, que se mostrou para o Brasil e o mundo no torneio.
Na primeira fase, o Palmeiras se classificou em primeiro lugar do Grupo 28, assim como o Água Santa, sendo que Real Ariquemes e ASSU foram eliminados. Posteriormente, na fase 32 avos, o clube goleou o Mauá, por 4 a 0, e na 16 avos, venceu o Atlético-GO por 3 a 0.
Nas oitavas de final, o cenário ficou mais difícil, com uma vitória por 2 a 1 contra o Internacional. Depois, nas quartas de final, o clima amenizou, com um triunfo por 5 a 2 contra o Oeste.
Perto do fim, o Verdão encarou um clássico contra o São Paulo e venceu por 1 a 0. Na grande decisão, enfrentou mais um rival, o Santos, que já soma três conquistas do torneio.
Dentro do Allianz Parque, já que o tradicional Pacaembu estava em reformas, o Verdão não teve tantas dificuldades contra o Peixe e goleou por 4 a 0, com o primeiro gol sendo marcado por Endrick.
Copinha de 2023
No ano seguinte, já sem Endrick, mas com Estevão, o Palmeiras conquistou sua segunda Copinha. Desta vez, na primeira fase, o Verdão se classificou com 100% de aproveitamento, junto ao Juazeirense. Posteriormente, na fase final, o clube não encontrou dificuldades até a semifinal.
Inicialmente, na fase 32 avos, o Alviverde bateu o Sampaio Correa por 6 a 0, e na 16 avos, o Juazeirense por 4 a 0. Nas oitavas de final, o time comandado por Paulo Victor Gomes fez 4 a 0 no Mirassol.
Em seguida, a equipe paulistana goleou o Floresta por 5 a 0 nas quartas de final. No entanto, na semifinal, contra o Goiás, o Verdão teve mais problemas, vencendo por 2 a 1. Na grande decisão, o clube enfrentou o América-MG.
Na final, os paulistas tiveram mais um jogo difícil. No primeiro tempo, Ruan Ribeiro (que foi o artilheiro da edição de 2023 da Copinha) abriu o placar aos 18 minutos. No entanto, Renato Marque empatou para o Coelho aos 41, de pênalti.
Quando a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior parecia se encaminhar para a decisão em penalidades máximas, Patrick, que entrou no intervalo, marcou aos 47 do segundo tempo e garantiu o segundo título do Palmeiras.