O clássico entre São Paulo e Corinthians é conhecido como Majestoso. O duelo é uma das maiores rivalidades do estado de São Paulo e, também, do futebol brasileiro. Em dia de jogo, os torcedores lotam os estádios e fazem questão de movimentar as redes sociais enquanto celebram suas equipes. Mas, afinal, quantas vezes o Corinthians ganhou do São Paulo? Quem leva vantagem? Acompanhe, então, o histórico do confronto.
Na história, quantas vezes o Corinthians ganhou do São Paulo?
O Corinthians venceu 133 clássicos contra o São Paulo. No total, são 362 confrontos, com 116 empates e 113 vitórias para o tricolor, de acordo com dados do site Meu Timão. No quesito gols, quem leva a melhor também é o alvinegro, com 512 contra 490.
O primeiro embate entre Corinthians e São Paulo aconteceu em 25 de maio de 1930. Na época, os dois se enfrentaram na Fazendinha (atual Parque São Jorge), na cidade de São Paulo, pelo Campeonato Paulista. O Timão venceu por 2 a 1, com gols de Filó, Gambinha e Siriri para o Tricolor.
Você já sabe quantas vezes o Corinthians ganhou do São Paulo em toda a história do clássico. Chegou a hora de conferir quem é superior entre os torneios.
Campeonato Paulista
Corinthians e São Paulo se enfrentaram 189 vezes no Paulistão, de acordo com as estatísticas disponíveis no portal Meu Timão. A vantagem pertence ao alvinegro, sendo 68 triunfos contra 61, além dos 60 empates. Entretanto, o São Paulo é quem balançou mais vezes as redes do Corinthians – 255 contra 248 no total.
Em questão de títulos, são 30 estaduais do Timão contra 22 do Tricolor.
Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, as equipes se encontraram em campo em 79 oportunidades, com 27 triunfos do Corinthians e 21 do São Paulo, segundo o site Meu Timão. Em gols, o Coringão também sai na frente, com 90 versus 83.
Quando falamos em títulos, mais uma vez o alvinegro aparece melhor, sendo sete taças contra seis.
Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, a competição mais democrática do país, Corinthians e São Paulo somam duas vitórias cada. Coincidentemente, todos os quatro confrontos foram válidos pela semifinal, em 2002 e, depois, 2023.
O primeiro embate foi em 2002, quando o alvinegro venceu e se classificou para a final. Já em 2023, o tricolor levou a melhor e carimbou o passaporte até a decisão da temporada.
Mais uma vez, o Corinthians coleciona mais troféus da Copa do Brasil do que o São Paulo: três contra um.
Libertadores
Apenas dois clássicos Majestosos foram realizados na Libertadores em toda a história. Para a alegria dos corintianos, o Timão é quem ganhou os dois embates, ambos em 2015, na fase de grupos.
Entretanto, quem leva a melhor no quesito títulos da Libertadores é o São Paulo, sendo três contra um do alvinegro.
No Morumbi
De 156 confrontos, o Corinthians venceu o São Paulo 51 vezes no Estádio Morumbi (atual MorumBIS), contabilizando 60 empates e 45 triunfos do tricolor. Por outro lado, o clube que possui Rogério Ceni como ídolo soma 175 gols contra 174 do alvinegro.
Na Neo Química Arena
As estatísticas mostram que o Corinthians tem o domínio na Neo Química Arena. São 11 vitórias e uma derrota para o São Paulo em clássicos, segundo o site Meu Timão. Aliás, o time também leva a melhor em gols, 35 contra 19.
Última vitória do Corinthians contra o São Paulo
A última vez que o Corinthians ganhou do São Paulo foi em 25 de julho de 2023, no embate de ida pela semifinal da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Na ocasião, o Timão abriu vantagem ao vencer o rival por 2 a 1.
Aos dois minutos do segundo tempo, Renato Augusto abriu o marcador após a troca de passes entre Maycon e Adson. Na sequência, o gol contra de Cássio deixou tudo igual no confronto. A frustração era visível no rosto dos torcedores. Por fim, aos 35, Renato Augusto colocou a bola no fundo das redes para deixar o Timão à frente do placar.
Entretanto, na partida de volta, o São Paulo ganhou o clássico por 2 a 0, para ficar com a vaga na final. Então, o tricolor venceu o Flamengo na decisão e conquistou o primeiro título da Copa do Brasil da sua história.
Por que o clássico Corinthians e São Paulo chama Majestoso?
O clássico entre Corinthians e São Paulo recebeu o apelido de “Majestoso” pelo jornalista Tommaso Mazzoni, do Gazeta Esportiva. De acordo com o portal Lance, o repórter escolheu o nome depois de assistir o confronto entre as equipes em 1942, no Pacaembu, com as arquibancadas lotadas de torcedores dos dois clubes.
O placar terminou em 3 a 3, mas não dá para negar que a partida foi eletrizante do início ao fim. Assim, o jornalista utilizou o termo “Choque Majestoso” para indicar que o clássico havia sido impecável e, claro, com bom futebol. Sendo assim, o apelido pegou e o encontro entre Corinthians e São Paulo passou a ser chamado de Majestoso.