Início » Futebol » Vitorioso na Europa e na América do Sul: confira todos os times do David Luiz

Vitorioso na Europa e na América do Sul: confira todos os times do David Luiz

Publicado em:

Última atualização:

Atualmente com seu futuro incerto no Flamengo, o zagueiro marcou toda a sua carreira em clubes da Europa. Confira todos os times do David Luiz em sua trajetória como jogador!

Trajetória de David Luiz

Nascido em Diadema, David Luiz Moreira Marinho iniciou sua trajetória no futebol profissional atuando pelo Vitória. Anteriormente, passou pelas categorias de base do São Paulo, mas foi dispensado com o argumento de que era muito baixo.

No rubro-negro, atuou nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 antes de estrear como profissional em 2005. No ano seguinte, foi cedido ao Benfica por empréstimo e ficou no clube por mais quatro temporadas.

Posteriormente, o zagueiro teria um dos momentos de maior destaque na carreira, quando foi comprado pelo Chelsea por 25 milhões de euros. Após quatro temporadas, se transferiu para o Paris Saint-Germain, por 49,5 milhões de euros.

Depois de duas temporadas na França, David Luiz retornou ao time inglês na temporada 2016-17 e jogou nos Blues por mais três temporadas antes de chegar ao Arsenal.

Em qual time David Luiz jogava antes do Flamengo?

David Luiz foi anunciado oficialmente pelo Flamengo em setembro de 2021. Aos 34 anos, o defensor chegou ao Rubro-Negro após 14 anos atuando na Europa, com 23 títulos conquistados.

Anteriormente, o defensor passou duas temporadas pelo Arsenal. Na época em que chegou ao Rio de Janeiro, o zagueiro teve que ser convencido por seu empresário, uma vez que ele recebeu sondagens de outras equipes, como o Benfica.

Quais os clubes que David Luiz jogou?

Confira a trajetória de David Luiz pelos times em que atuou:

Vitória

Logo após ser dispensado do Vitória ainda nas categorias de base, David Luiz chegou ao clube baiano aos 14 anos para um teste. Aprovado, passou a morar no local com os demais jogadores. Inicialmente, o defensor atuava como volante. No entanto, nesta posição, teve sua continuidade posta em dúvida.

Quando sua dispensa era pautada no Leão, uma oportunidade mudou o destino do atleta. Um dos zagueiros se machucou e ele ocupou a vaga em que atuaria o resto da carreira.

Certa vez, estava no banco e um titular se machucou. O técnico perguntou se eu jogava de zagueiro. Respondi que jogava em qualquer posição. Fiz um excelente campeonato na zaga, e o Arthurzinho, que era o treinador do profissional, me deu a oportunidade de treinar no time de cima“, revelou David Luiz.

Alçado ao profissional do Vitória em 2005, o defensor não enfrentou uma boa fase do clube. Os rubro-negros haviam sido rebaixados para a Série C e viviam dificuldades financeiras. No entanto, isto também o fez assumir a titularidade com Wallace e Anderson Martins. Ao longo da temporada, foi importante no time que conquistou o acesso à Série B do Brasileirão.

Benfica

No início de 2007, David Luiz desembarcou no Benfica por empréstimo. Diferentemente do que aconteceu no Brasil, em Portugal ele demorou um pouco para se ambientar. Sendo assim, o jogador ganhou confiança do clube lusitano, que o comprou ao fim daquela temporada por 500 mil euros.

Recentemente, o zagueiro revelou que, quando foi comprado pela equipe, o rival Porto também tentou contratá-lo, oferecendo um salário muito mais alto. Enquanto o Dragão ofereceu 100 mil euros por mês, as Águias ofereceram apenas cinco mil. No entanto, por gratidão ao clube que o tratou quando estava lesionado, seguiu o conselho do pai e permaneceu no Benfica.

Ao todo, David Luiz participou de 131 partidas pelo time de Portugal, com seis gols e sete assistências. Além disso, ainda conquistou a Taça da Liga de Portugal em três temporadas.

Chelsea

Com o destaque no Benfica, David Luiz acertou sua transferência para o Chelsea em 2014. Na época, os Blues pagaram cerca de 25 milhões de euros para poder contar com o zagueiro brasileiro. Posteriormente, depois da passagem pelo PSG, ele retornaria em 2019, permanecendo por mais duas temporadas.

Pela equipe inglesa, o defensor teve algumas de suas maiores conquistas. Nas quatro temporadas em que atuou pelo londrino, conquistou Champions League, Premier League e duas vezes a Europa League. Ao todo, disputou 248 jogos (time que mais defendeu na carreira), com 18 gols marcados e 11 assistências.

Paris Saint-Germain

Uma das grandes estrelas que fecharam com o Paris Saint-Germain na história, David Luiz chegou ao clube em 2016. Pela equipe francesa que pagou 49,5 milhões de euros, disputou 89 jogos, com oito gols e quatro assistências.

Nesse meio-tempo, o zagueiro brasileiro acumulou títulos na equipe francesa, com dois troféus do Campeonato Francês, dois da Taça da França, dois da Taça da Liga Francesa e dois da Supertaça da França.

Arsenal

Em 2019, a última passagem de David Luiz pelo Chelsea chegou ao fim. Neste cenário, o Arsenal desembolsou cerca de 7,9 milhões de euros para contratá-lo. Sendo assim, em duas temporadas, ele atuou em 73 jogos, marcou quatro gols e deu uma assistência.

Flamengo

Após 14 anos de futebol europeu, o defensor finalmente acertou seu retorno ao futebol brasileiro. No início de 2021, foi um dos reforços para o time então comandado por Renato Gaúcho.

Desde então, David Luiz acumula 129 jogos pelo Flamengo (terceiro clube que mais defendeu), com quatro gols marcados e duas assistências. Além disso, já levantou as taças da Copa do Brasil e da Libertadores.