Depois de conquistar dois títulos estaduais com o Vitória, clube que o revelou, David Luiz transferiu-se ao Benfica, de Portugal, por empréstimo. Lá, o zagueiro se firmou como uma das novas sensações do futebol mundial e revelou um talento excepcional, ao lado de Ángel Di María, Fábio Coentrão e Ramires. Então relembre as estatísticas de David Luiz no Benfica e quantos troféus ele ganhou.
Estatísticas de David Luiz no Benfica
Com apenas 18 anos, David Luiz fez as malas e se mudou para Portugal em 2007, sob o pretexto de se aventurar no Benfica. Mais uma vez, o Brasil havia exportado um grande talento ao velho continente. No total, o zagueiro anotou seis gols em 131 jogos com a camisa das Águias, tendo conquistado um Campeonato Português e três Taças da Liga.
O brasileiro vestiu pela primeira vez o uniforme em 8 de março de 2007, na derrota por 2 a 1 para o Paris Saint-Germain, nas oitavas de final da Liga Europa. Na ocasião, David Luiz foi sacado do banco de reservas aos 33 minutos do primeiro tempo pelo treinador Fernando Santos.
Na temporada seguinte, 2007/08, o zagueiro começou a se firmar no elenco e, de quebra, participou da conquista da Taça da Liga. Entretanto, em 2009, ele foi crucial para que as Águias levantassem os canecos do Campeonato Português e da Taça da Liga sob o comando de Jorge Jesus. O atleta estava feliz com seu desempenho no clube, mas entendeu que era a hora de alçar novos voos no futebol. Por isso, aceitou o convite do Chelsea, em 2011.
Você já sabe que a passagem de David Luiz no Benfica foi bem-sucedida. Chegou a hora de conferir as estatísticas do jogador em terras portuguesas:
- 131 partidas
- 6 gols
- 9 passes
- 4 títulos (uma Liga Nacional e três Taças da Liga)
- 9 partidas na Liga dos Campeões
- 20 partidas na Liga Europa
- 82 partidas no Campeonato Português
- 1 partida na Supercopa de Portugal
- 8 partidas na Copa de Portugal
- 11 partidas na Taça da Liga
Carreira do zagueiro
Durante a infância, David Luiz dividia seu tempo entre o futsal e o tradicional futebol. Gostava das duas modalidades, mas se sentia confortável no gramado ao lado dos amigos. Conforme foi amadurecendo, as habilidades como defensor foram aparecendo e, dessa maneira, ele tomou a decisão de se dedicar ao futebol. Então, David entrou em uma escolinha em sua cidade, Diadema, no estado de São Paulo.
O zagueiro fez testes no São Paulo e até chegou a ser cogitado nas categorias de base, mas foi dispensado por ser baixo e franzino. Na sequência, ele recebeu a oportunidade de fazer parte da base do Vitória, em Salvador. Em terras baianas, o jogador se desenvolveu e, consequentemente, escolheu seu estilo de jogo favorito.
David Luiz subiu para o profissional e, de quebra, conquistou dois títulos do Campeonato Baiano. Em 2007, foi emprestado ao Benfica, mas no fim da temporada acabou sendo comprado de maneira definitiva pelo clube português. Seu desempenho chamou a atenção de inúmeros times europeus, como o Chelsea, que o contratou em 2011.
Na Inglaterra, David Luiz ganhou sua primeira e única taça da Liga dos Campeões, ao lado de Gary Cahill, Fernando Torres, Juan Mata, Ashley Cole, Frank Lampard e Didier Drogba. Em 2014, fez as malas para a França, para jogar no Paris Saint-Germain. Depois, voltou para o Chelsea em 2016 e, então, seguiu para o Arsenal, em 2019.
Finalmente, em 2021, o zagueiro ignorou as investidas de times europeus e aceitou a proposta do Flamengo. No Brasil, o veterano soma um Campeonato Carioca, duas Copas do Brasil e uma Libertadores.