Início » Futebol » Afinal, quais são os cinco maiores zagueiros de todos os tempos do Santos Futebol Clube?

Afinal, quais são os cinco maiores zagueiros de todos os tempos do Santos Futebol Clube?

Publicado em:

Última atualização:

Quando se fala em maiores ídolos do Santos ou de qualquer outro clube, geralmente lembra-se dos atacantes e, por último, dos zagueiros. No entanto, para além de Rei Pelé, Neymar Jr. ou Coutinho, o Peixe teve grandes defensores que ainda estão na memória dos torcedores da Vila Belmiro.

Continue a leitura e saiba quais são os cinco maiores zagueiros do Santos, bem como suas estatísticas durante o período em que atuaram pelo Alvinegro Praiano.

Mauro Ramos (1960-67)

Mauro Ramos de Oliveira nasceu em 30 de agosto de 1930, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Antes de se transferir para o Santos, o zagueiro já tinha uma história com o rival São Paulo. Entretanto, foi no time da Vila Belmiro que o defensor viveu o auge da carreira.

A estreia de Mauro pelo Santos aconteceu no Clássico da Saudade, durante o Torneio Rio-São Paulo, no dia 27 de março de 1960. Todavia, tanto o Palmeiras quanto o Peixe terminaram a partida sem gols.

Confira todos os títulos que Mauro Ramos ganhou pelo Santos:

Ao todo, o defensor fez 354 jogos pelo clube, além de marcar um gol.

Alex (2002-04): maior zagueiro artilheiro do Santos

O maior zagueiro-artilheiro que o Santos já viu, Alex Rodrigo Dias da Costa nasceu em 17 de junho de 1982, em Niterói, no Rio de Janeiro. Jogador do Juventus-SP antes de chegar à base do Peixe, Alex estreou pela equipe profissional na quarta rodada do Brasileirão de 2002. Na ocasião, porém, o time empatou em 1 a 1 com a Portuguesa no Canindé.

Pouco tempo depois da estreia, o artilheiro marcou o primeiro gol da carreira pelo elenco principal contra o Vasco da Gama, em São Januário. Assim, Alex ajudou a quebrar um tabu de quase um ano sem vitórias fora de casa.

Com grande capacidade de sair jogando, além de fortes chutes que o fizeram ser conhecido como Canhão da Vila, o defensor também tinha a alcunha de Torres Gêmeas com o zagueiro com quem fazia dupla, André Luís.

Veja então todos os títulos de Alex pelo Santos:

  • Campeonato Brasileiro (2002 e 2004)
  • Campeonato Paulista (2006-07)

Alex fez 103 jogos pelo Peixe, bem como 20 gols — a maior marca de um zagueiro na história do clube.

Marinho Peres (1972-74)

Mário Peres Ulibarri nasceu em 19 de março de 1947, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Filho de um médico que desejava vê-lo seguir seus passos e se formar em medicina, Marinho, ainda jovem, fez uma escolha que mudaria a vida de diversos times do futebol brasileiro e internacional.

O zagueiro fez a estreia no Santos em 1972, onde teve a oportunidade de atuar ao lado de ícones do futebol, como Pelé, Zé Carlos e Jair da Costa. Além disso, a contratação de Marinho pelo Peixe foi uma das mais comentadas, já que o valor pago foi de 1 milhão de cruzeiros, uma quantia considerável para a época.

Em 1973, a final contra a Portuguesa pelo Campeonato Paulista, ex-equipe do atleta, ficou marcada por uma polêmica envolvendo a contagem de pênaltis. Isso porque o árbitro da partida contou as penalidades de maneira errada, o que fez com que o título fosse dividido entre os dois clubes.

Título pelo Santos:

  • Campeonato Paulista (1973)

Marinho Peres atuou pelo Peixe em 94 oportunidades e marcou quatro gols.

Chico Formiga: um dos zagueiros mais vitoriosos do Santos (1950-57 e 1959-62)

Dentre todos os zagueiros que são ídolos do Santos, Chico Formiga foi o que mais jogou pelo clube. Nascido em 11 de novembro de 1930, em Araxá, Minas Gerais, o nome verdadeiro do jogador era Francisco Ferreira de Aguiar. No entanto, recebeu o apelido devido ao físico franzino.

A estreia do jogador ocorreu em um amistoso contra a Seleção de Juiz de Fora em 28 de maio de 1950, pelas festividades da cidade mineira. O placar terminou em 2 a 1 para a equipe santista, com gols de Antoninho e Odair.

Formiga não demoraria para se consolidar titular após revezar entre o elenco principal e o banco de reservas. Assim, em 1952, ele atuou em grande parte da temporada como quarto-zagueiro e volante, sendo uma referência na defesa do time.

Depois, o defensor se transferiu para o Palmeiras, onde atuou de 1967 a 1959, até voltar ao time da baixada no mesmo ano. A última partida de Chico Formiga com a camisa do Santos foi no dia 9 de dezembro de 1962, pelo Paulistão, contra a Esportiva de Guaratinguetá. A disputa terminou com uma vitória do Peixe por 2 a 1.

Títulos de Chico Formiga com a camisa santista:

  • Campeonato Paulista (1955-56 e 1960-63)
  • Torneio Rio-São Paulo (1959)
  • Campeonato Brasileiro (1961-63)
  • Copa Libertadores da América (1962-63)
  • Mundial de Clubes (1962-63)

Ao todo, o jogador fez 412 jogos pelo Alvinegro Praiano, além de marcar três gols.

Oberdan (1965-69, 1971-72 e 1974-75)

Com três passagens pelo Santos, o zagueiro Oberdan Nazareno Vilain, ou simplesmente Oberdan, era também conhecido como Xerifão. O jogador, nascido em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, atuou pela base do Coritiba e chegou ao Santos em 1965. A estreia do Xerifão com a camisa santista aconteceu em 3 de junho de 1965 em um amistoso contra o Vasco da Gama. Na ocasião, o Peixe goleou o Gigante da Colina por 4 a 1.

O atleta, assim como Formiga, é um dos zagueiros que mais atuaram pelo time da Vila Belmiro. Foram 344 jogos e oito gols.

Veja então todos os títulos que ele conquistou pelo clube:

  • Campeonato Paulista (1965, 1967-69 e 1973)
  • Torneio Rio-São Paulo (1966)
  • Campeonato Brasileiro (1968)
  • Supercopa Sul-Americana dos Campeões Intercontinentais (1968)
  • Recopa dos Campeões Intercontinentais (1968)