Início » Futebol » Mundial de Clubes » Quantas vezes o Fluminense jogou no Mundial de Clubes​ da FIFA? Relembre as participações do tricolor

Quantas vezes o Fluminense jogou no Mundial de Clubes​ da FIFA? Relembre as participações do tricolor

Publicado em:

Última atualização:

Como apontar um time, entre tantas opções, como o melhor do mundo? É impossível determinar somente um. Por outro lado, a equipe que vence o Mundial de Clubes da FIFA leva para casa o troféu e, de quebra, o status de melhor elenco da temporada. Desde que a entidade de futebol assumiu o torneio intercontinental em 2000, gigantes faturaram o título, como Corinthians, Real Madrid e Manchester City. Mas, e o Fluminense, quantas participações tem no Mundial de Clubes​?

Como foi o Fluminense no Mundial de Clubes?

Em sua história, o Fluminense só disputou um Mundial de Clubes. Depois de conquistar a América pela primeira vez – ao vencer a Copa Libertadores em 2023 –, o tricolor carimbou o passaporte para o torneio da FIFA. O elenco encarou adversários de outros continentes e fez bonito em campo, mas voltou para o Rio de Janeiro sem o troféu.

Um ponto importante é que o time participou da Copa Rio em 1952, mas o campeonato não se encaixa nas normas da FIFA. Mesmo assim, os torcedores fazem questão de salientar o triunfo.

Mundial de Clubes em 2023

O elenco estrelado do Fluminense venceu o argentino Boca Juniors em 2 a 1, na final da Libertadores em 2023, no Maracanã. Germán Cano, Paulo Henrique Ganso, Keno, Martinelli, Felipe Melo, Jhon Arias e o goleiro Fábio tiveram a honra de levantar a taça da competição pela primeira vez com o uniforme tricolor.

Passado o desafio, Fernando Diniz recebeu a difícil missão de comandar o Fluminense no Mundial de Clubes​. O adversário mais temido era o Manchester City, atual campeão da Liga dos Campeões e um dos melhores elencos da Europa. Afinal, havia a possibilidade deles se encontrarem na final em Jidá, na luxuosa Arábia Saudita.

Como manda o regulamento, o Fluminense estreou na semifinal, contra o Al Ahly, do Egito. Diniz manteve a escalação titular para o confronto, com Keno e Cano na linha ofensiva, e o veterano Marcelo ao lado de Felipe Melo, Nino e Samuel Xavier na defesa. Com gols de Arias (de pênalti) e John Kennedy no segundo tempo, o Tricolor não teve problemas para superar os rivais por 2 a 0.

Então, na final do Mundial de Clubes, a promessa se cumpriu: Fluminense e Manchester City ficaram frente a frente. O treinador Fernando Diniz, mais uma vez, não poupou os titulares. Pep Guardiola, enquanto isso, utilizou Phil Foden, Jack Grealish, Bernardo Silva e Julián Alvarez para encurralar os brasileiros em campo.

A tática deu certo: por 4 a 0, os ingleses deram um baile e venceram a partida com gols de Alvarez (dois), Foden e um contra de Nino.

Quando vai ser o Mundial de Clubes para o Fluminense?

O Fluminense vai estar no Mundial de Clubes​ de 2025 entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem, nos Estados Unidos. Campeão da Libertadores em 2023, o tricolor das Laranjeiras conhecerá seus adversários no dia 5 de dezembro, data em que a FIFA realizará o sorteio dos grupos.

O elenco carioca irá representar a América do Sul ao lado de Flamengo, Palmeiras e do vencedor da Libertadores em 2024: Botafogo ou Atlético Mineiro. No total, 32 equipes serão divididas em oito grupos de quatro, onde se enfrentarão em turno único. O líder e o segundo colocado de cada chave avançam para as oitavas de final, dando início ao mata-mata, sempre em jogo único.

Esta é a segunda vez que o Fluminense irá jogar o Mundial de Clubes desde que a FIFA assumiu o controle da competição.

Por que a Fifa não reconhece o Mundial do Fluminense?

Em 1952, o Fluminense foi convidado para a segunda edição da Copa Rio, torneio internacional entre equipes sul-americanas e europeias, mediado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos). O grupo carioca tornou-se campeão de forma invicta ao ganhar do Corinthians na final.

Existe uma enorme discussão sobre o troféu da Copa Rio ter o mesmo peso de um Mundial, afinal, houve o confronto entre campeões de diferentes continentes. A FIFA não reconhece o título do Fluminense, assim como o do Palmeiras em 1951. Por outro lado, em 2017, a entidade constatou que as conquistas de Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio entre 1960 a 2004, no Mundial Interclubes, são válidas.

Apesar de não ter a constatação oficial da entidade do futebol, o Fluminense segue considerando o triunfo como um episódio importante na história do clube.