Quando pensamos nos grandes clubes europeus atualmente, o Paris Saint-Germain, sem dúvidas, é um deles. Embora aconteçam várias polêmicas ao redor da instituição e inúmeros fãs de futebol tenham problema em como ela é administrada, fato é que os títulos conquistados pela equipe parisiense na última década são incontestáveis. O único “porém” em toda essa história é justamente o desempenho do PSG na Liga dos Campeões, que vem sendo bem abaixo da expectativa.
Veja o texto a seguir para conhecer as performances do time nos últimos anos e também confira como ele vem se saindo na edição mais recente da Champions League: a de 2024/25.
Resultados do PSG desde a aquisição do grupo do Qatar
Em primeiro lugar, é importante estabelecer que o PSG mudou de nível internacionalmente muito por conta dos investimentos feitos pela Qatar Sports Investment (QSI). Comandada pelo catariano Nasser Al-Khelaifi, esse fundo comprou o Paris em 2011 e, desde então, é responsável por geri-lo em todos os setores.
Sendo assim, o que vamos mostrar são os resultados que a equipe teve a partir daquele momento. Afinal, anteriormente, o máximo que os franceses haviam conseguido na competição internacional foi chegar a uma semifinal em 1994/95, na qual perdeu para o Milan. Somado a isso, eram raras as ocasiões em que a instituição sequer participava do evento.
Dessa forma, temos a seguinte relação:
- 2012/13: quartas de final;
- 2013/14: quartas de final;
- 2014/15: quartas de final;
- 2015/16: quartas de final;
- 2016/17: oitavas de final;
- 2017/18: oitavas de final;
- 2018/19: oitavas de final;
- 2019/20: final;
- 2020/21: semifinal;
- 2021/22: oitavas de final;
- 2022/23: oitavas de final;
- 2023/24: semifinal.
Como dá para notar, embora a equipe esteja consistentemente entre as 16 melhores da Europa, há uma falta considerável de títulos. Verdade seja dita que, em torneios nacionais, o PSG quase compensa esse cenário dominando a Ligue 1, todavia, não era de se esperar que, após mais de uma década de investimentos da QSI, a “Orelhuda” não tenha parado na “Cidade Luz”.
Quem são os artilheiros do PSG na Liga dos Campeões historicamente
Agora falando de estatísticas e desempenho de atletas, os maiores goleadores dos “Vermelhos e Azuis” não serão surpresa para ninguém. Todos eles atuaram em períodos recentes e um deles, inclusive, é brasileiro:
- Kylian Mbappé: 42 gols;
- Edinson Cavani: 30 gols;
- Neymar: 22 gols;
- Zlatan Ibrahimovic: 20 gols.
Vale destacar que o maior goleador fora da “Era Al-Khelaifi” é o liberiano George Weah, que possui oito gols.
Os jogos do PSG na Liga dos Campeões em 2024/25
E quanto a essa temporada do PSG? É provável que o vejamos a levantar finalmente a Champions? Longe disso, aliás, esse talvez seja o pior grupo que o Paris Saint-Germain teve em todo seu período com QSI.
Com as saídas de Neymar, Messi e, posteriormente, Mbappé do elenco, o projeto teve que passar por uma remodelação completa. Não à toa, hoje não existe uma “superestrela” por lá. Isso é algo que, em tese, até pode parecer positivo, já que não foram poucos os problemas de vestiário que o clube enfrentou nos últimos tempos, mas a curto prazo a equipe ficará sem uma referência técnica em campo.
E esse cenário, em um torneio como a Liga dos Campeões, no qual as estrelas fazem bastante diferença, é péssimo. Os resultados que o time conseguiu até agora falam por si só:
- PSG 1×0 Girona (18/09);
- Arsenal 2×0 PSG (01/10);
- PSG 1×1 PSV (22/10);
- PSG 1×2 Atlético de Madrid (06/11).
Como é a situação atual do clube na primeira fase?
Com apenas uma vitória em quatro partidas, o PSG ocupa a 25ª posição da primeira fase da Champions League. Lembrando que, ao todo, são 32 participantes e os 24 primeiros se classificam para os playoffs, ou seja, nesse momento o Paris não estaria nem avançando para a rodada de mata-mata.
E a situação pode piorar ainda mais, já que os próximos quatro adversários são:
- Bayern de Munique (26/11);
- RB Salzburg (10/12);
- Manchester City (22/01);
- Stuttgart (29/01).
Nem é preciso dizer da força que Bayern e City têm, porém até os oponentes “fáceis” , Stuttgart e Salzburg, provavelmente serão bem complicados, já que as partidas contra ambos serão fora de casa.
Será que Les Parisiens conseguirão algum milagre para se recuperar? Considerando o seu histórico, infelizmente, não é algo provável.