O futebol é o esporte mais popular do mundo – milhares de pessoas praticam e outras não perdem um compromisso do time do coração. No Brasil, os torcedores lotam estádios para acompanhar os ídolos em campo. O mesmo acontece em outros continentes, como na Europa, conhecida por ter as melhores ligas. Mas quando surgiu o futebol europeu? Quais são as principais equipes? Acompanhe o texto para saber o início da modalidade e a fundação dos campeonatos.
Quando foi criado o futebol europeu?
O futebol é um esporte coletivo cujo objetivo é colocar a bola no fundo das redes do adversário. A equipe que anotar mais gols vence a partida. O jogo dura 90 minutos, sendo dois tempos de 45 cada, incluindo os acréscimos. Cada time possui 11 jogadores, com a opção de substituições. A arbitragem existe para mediar o confronto e marcar faltas, pênaltis ou distribuir cartões amarelos e vermelhos em caso de infrações.
É importante conhecer a história completa da modalidade. De acordo com a enciclopédia Britannica, o futebol surgiu em meados do século XIX, na Inglaterra, quando alunos de escolas públicas, como a Winchester College, Charterhouse e Eton College, adotaram o esporte. Cada grupo tinha suas próprias regras.
Foi então que, em 1863, a fundação da English Football Association (FA), entidade responsável por dirigir o futebol na Inglaterra, estabeleceu as primeiras regras oficiais. O tamanho e o peso da bola, e o direito de carregar a bola com as mãos pertencendo somente ao goleiro, se tornaram alguns dos principais fundamentos. Dessa forma, o esporte se desenvolveu e, consequentemente, se popularizou em todo o país e no continente.
Uma data importante para o futebol foi 1904, quando a FIFA (Federação Internacional de Futebol) surgiu para governar a modalidade em todo o mundo. A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai, com apenas 13 nações, vencida pelo próprio anfitrião. Desde então, são 22 edições realizadas.
Início das competições europeias
Com a popularidade em alta, surgiram os campeonatos profissionais de futebol na Europa. Os países se deram conta de que deveriam investir em disputas não amadoras para cooptarem mais torcedores. Sendo assim, as organizações de cada nação se uniu para dar início às competições.
Conheça, então, a história das principais ligas do continente.
Campeonato Inglês – Premier League
A primeira liga profissional surgiu na Inglaterra. A FA Cup (Copa da Inglaterra), fundada em 1872, deu início à era do futebol na terra da Rainha. Enquanto isso, o EFL (English Football League Championship), o primeiro campeonato nacional do país, nasceu em 1888 com 12 clubes, sob o comando de William McGregor. O campeão foi Preston North End.
Em 1990, entretanto, os times da primeira divisão entenderam que o esporte precisava de uma mudança. Foi então que, em 17 de julho de 1991, eles concordaram com a fundação da Premier League, a liga de futebol inglesa.
Hoje, a Premier League reúne Chelsea, Arsenal, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Newcastle e Liverpool sob o status de torneio com a melhor qualidade em todo o continente europeu.
Campeonato Alemão – Bundesliga
De acordo com o site oficial da Bundesliga, os professores August Hermann e Konrad Koch foram responsáveis por levar o jogo até a Alemanha, por volta de 1874. Desde então, o esporte se tornou o queridinho do público.
A Bundesliga é a liga nacional de futebol da Alemanha. Entretanto, o campeonato só surgiu em 24 de agosto de 1963, quando o torneio sofreu uma reformulação por parte da federação alemã. Antes, o futebol era dividido em níveis regionais: Berlim e o norte, o sul, o sudoeste e o oeste da Alemanha Ocidental, segundo o site oficial da Bundesliga. Dessa forma, os dois primeiros de cada região seguiam para a segunda fase, para determinar o campeão da temporada.
Após a eliminação da Seleção da Alemanha para o Chile no Mundial da FIFA em 1962, nas quartas de final, o país tomou a iniciativa de investir em seu futebol. Daí, surgiu a invenção da Bundesliga. Entre os astros que já passaram pela Bundesliga estão Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Thomas Müller, Toni Kroos, Robert Lewandowski e Manuel Neuer.
Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Eintracht Frankfurt e Bayer Leverkusen estão entre os participantes.
Campeonato Italiano – Série A
A Federazione Italiana Giuoco Calcio foi criada em Turim, em 26 de março de 1898. Naquele mesmo ano, segundo o site da FIGC, a primeira competição de futebol foi disputada no país, com a vitória do Genoa.
Entre 14 e 16 de maio de 1946, os clubes da associação italiana criaram o movimento que originou a Lega Serie A. Em 2010, a liga foi dividida entre Série A e Série B, também chamadas de primeira e segunda divisão, respectivamente.
Juventus, Milan, Inter de Milão, Napoli, Lazio, Fiorentina e Atalanta são protagonistas da Série A na Itália.
Campeonato Espanhol – La Liga
A primeira liga de futebol na Espanha surgiu em 1901. Em 1929, o campeonato passou a se chamar La Liga, contando com equipes de todas as regiões do país. Assim como manda a tradição, ela também é dividida entre a primeira e a segunda divisão.
Hoje, são 20 times espanhóis na elite na briga pelo troféu e as vagas para a Liga dos Campeões, incluindo Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid.
Campeonato Francês – Ligue 1
Na França, a primeira divisão do futebol é a Ligue 1, onde Paris Saint-Germain, Olympique de Marseille, Nantes, Monaco e Lille jogam.
O campeonato profissional foi criado em julho de 1930, por Georges Bayrou, Emmanuel Gambardella e Gabriel Hanot, de acordo com o site oficial da federação francesa. Porém, em 1932, o torneio se tornou a Divisão 1 Francesa. Por fim, em 2002, mudou em definitivo para Ligue 1.
Fundação da UEFA no continente
O futebol era a grande sensação entre os europeus. Por outro lado, havia a necessidade de um órgão que controlasse e regulamentasse o esporte em todo o continente. O objetivo era organizar a modalidade para que, dessa maneira, os clubes tivessem mais direitos.
Além disso, a criação de uma associação europeia faria o futebol crescer no continente. Então, de acordo com o site da UEFA, três figuras foram importantes para a fundação de um órgão governamental no esporte: o presidente da Federação Italiana de Futebol, Ottorino Barassi; o secretário-geral da Associação Belga de Futebol, José Crahay; e o presidente da Federação Francesa de Futebol, Henri Delaunay.
Os três cartolas se uniram para trabalhar em prol da criação da federação. Finalmente, o trio entrou em consenso: em 1953, a FIFA deu sinal verde para o nascimento da confederação na Europa. Então, em 15 de junho de 1954, as associações nacionais de cada país se reuniram em Basileia, na Suíça, para presenciar a formação do órgão do futebol europeu: a UEFA, Union of European Football Associations.
Naquele mesmo ano, em 1954, a UEFA apresentou projetos para fortalecer o esporte no continente. Porém, o mais importante foi a fundação de torneios direcionados a clubes profissionais de todos os países que faziam parte da União Europeia e também para as seleções destas terras.
História da Champions League no futebol europeu
Em setembro de 1955, a UEFA lançou a Taça dos Clubes Campeões Europeus (atual Champions League) para times profissionais. A competição reunia equipes de todas as nações do continente europeu, como Espanha, Itália e França. O Real Madrid foi o primeiro campeão após vencer o Reims na final por 4 a 3.
O clube espanhol venceu cinco edições seguidas, enquanto o Benfica, de Eusébio, ganhou duas temporadas consecutivas entre 1960 e 1962. O público também presenciou o Ajax e o Bayern de Munique dominarem a competição. Na década de 70, foi a vez dos times ingleses assumirem o protagonismo do torneio de futebol europeu, como o Liverpool em 1977 e 1978, e a ascensão do Nottingham Forest.
Em setembro de 1991, o Congresso Extraordinário da UEFA em Montreux, na Suíça, renomeou a Copa dos Clubes Campeões Europeus para UEFA Champions League (ou Liga dos Campeões da UEFA), nome que continua até hoje.
O Real Madrid é o maior campeão do torneio, com 15 títulos, seguido do Milan com sete, Bayern de Munique e Liverpool empatados com seis, e o Barcelona com cinco.
Criação da Eurocopa no futebol europeu
A Copa dos Clubes Campeões era um sucesso. Então, em setembro de 1958, a UEFA teve a ideia de realizar uma competição para seleções europeias: o Campeonato Europeu (atual Eurocopa). Não demorou para a disputa se tornar referência no futebol europeu.
A primeira edição foi realizada em 1960, com apenas quatro equipes: França, Ioguslávia, União Soviética e Tchecoslováquia. Por 2 a 1, a antiga União Soviética (Rússia) levou o troféu para casa. Aos poucos, o torneio passou a receber mais seleções do velho continente.
Em 2024, a Eurocopa contou com 24 seleções – incluindo Espanha, Itália, Inglaterra, França e Holanda – com sede na Alemanha. Na decisão, os espanhóis venceram os ingleses por 2 a 1, em Berlim.
Hoje, a Espanha é a maior vencedora da Eurocopa, com quatro troféus, seguido da Alemanha com três, e a Itália e a França empatados com dois cada. Rússia, República Tcheca, Portugal, Holanda, Dinamarca e Grécia somam um cada.