Na última década, o Paris Saint-Germain vem se notabilizando por contar com alguns dos principais atacantes do planeta em seu elenco. Para se ter uma ideia, nomes como Beckham, Ibrahimovic e Cavani chegaram a fazer parte do time da capital francesa em períodos recentes. Embora, verdade seja dita, é possível notar que o nível dos atacantes do PSG caiu de forma drástica nesse ano e isso vem fazendo uma enorme diferença, principalmente na Liga dos Campeões.
Mas, afinal, quais são os principais jogadores que integraram a zona ofensiva do clube parisiense nos últimos tempos? Leia o texto a seguir caso tenha interesse em descobrir, e confira também os outros integrantes do elenco atual.
Como definir os principais atacantes do PSG nos últimos tempos?
Em primeiro lugar, é preciso estabelecer um certo critério na hora de escolher os atletas, por mais que, no final das contas, ainda seja algo bem relativo. No caso, iremos seguir a lista oficial de maiores artilheiros da história do clube. Pode parecer algo simplista, mas, considerando que os nomes nas primeiras posições jogaram recentemente e tiveram seu auge no mesmo período de maior sucesso do PSG , esse ranking acabará por fazer bastante sentido.
Ressaltando que a intenção é mostrar os jogadores nessa zona que tiveram maior relevância por lá, e não necessariamente revelar os melhores que atuaram com a camisa do Paris durante esse ínterim. Ou seja, Lionel Messi, por exemplo, por mais que seja o maior da história para muitos, não entrará na disputa porque sua passagem foi bem abaixo do que se imaginava.
Quais são os principais atacantes do PSG em períodos recentes?
Agora sem mais delongas, confira os grandes atacantes que tiveram passagem pelo time nos últimos tempos:
Kylian Mbappé
Mbappé tem um grande argumento para ser o maior nome da história do Paris-Saint Germain. O jovem nascido na França permaneceu por sete temporadas no local e chegou até uma decisão de Champions League com a instituição, sendo um dos protagonistas ao lado do brasileiro Neymar nesse intervalo.
Além disso, vale destacar que ele marcou 256 gols em 308 partidas e é o maior goleador que já passou pela equipe de Paris. Para se ter uma ideia, ele colocou uma bola na rede a cada 97 minutos e possui uma média de 0,83 gols por confronto.
Edinson Cavani
Outro que merece grande destaque é o uruguaio Edinson Cavani. Edison ficou lá entre 2013 e 2020, virando, em boa parte desse período, o grande encarregado de liderar o grupo no terço final do campo.
Suas médias por lá, por mais que não sejam tão impressionantes como as de Kylian, ainda são bem interessantes. Ele teve 200 gols em 301 jogos (0,66 de média) e fez um gol a cada 114 minutos. Ressaltando também que, antes de Mbappé, ele era o maior artilheiro que já vestiu a camisa do clube.
Zlatan Ibrahimovic
Ibrahimovic foi o grande rosto do Paris Saint-Germain após este ser comprado pelo fundo do Qatar. E isso não foi à toa, já que Zlatan é o grande responsável por fazê-lo ” subir de patamar” globalmente.
O sueco teve o seu auge na França e, entre 2012 e 2016, marcou impressionantes 156 gols em 180 duelos. Uma média que é maior que a de Mbappé (0,97) e uma minutagem quase idêntica (um gol a cada 97 minutos). O único “porém” de Ibra são os resultados que ele obteve na Liga dos Campeões, já que, com ele, o PSG chegou no máximo até às quartas de final.
Neymar
Por fim, temos Neymar para fechar o ranking. O atleta do Brasil esteve na “Cidade Luz” entre 2017 e 2023 e, durante esse ínterim, marcou 118 gols em 173 confrontos (média de 0,68 por jogo). Já no que se refere a “tentos” por minuto, ele marcou um a cada 122.
Esses dados podem parecer abaixo dos outros, mas não se engane, é perfeitamente possível dizer que o jogador foi o maior atacante da história do clube ao lado de Kylian. Não à toa, a única final de Liga dos Campeões que o PSG realizou teve ele como o grande protagonista, e desde então, o time jamais conseguiu o mesmo resultado.
Quais são os atacantes do PSG hoje em dia?
E, atualmente, quem compõe a zona ofensiva do Paris? Segundo o Transfermarkt, os atacantes são:
- Bradley Bacola;
- Desiré Douié;
- Ousmane Dembelé;
- Marco Asensio;
- Ibrahim Mbaye;
- Gonçalo Ramos;
- Randal Kolo Mouiani.