Início » Futebol » Karim Benzema: relembre a carreira do lendário atacante francês

Karim Benzema: relembre a carreira do lendário atacante francês

Publicado em:

Última atualização:

Um dos maiores e melhores atacantes do futebol mundial no século 21, indiscutivelmente, é Karim Benzema. Ídolo no Lyon e no Real Madrid, o centroavante mostrou sua técnica ao longo dos últimos anos e foi um dos poucos a conquistar uma Bola de Ouro na era de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Então vamos relembrar sua história?

Karim Benzema: história e início da carreira

Nascido na cidade de Lyon, na França, Karim Mostafa Benzema é filho de um casal de imigrantes argelinos, numa família que cresceu em uma vizinhança simples. O futebol sempre foi a grande paixão de sua família, e o jovem francês decidiu seguir seu sonho.

Sua carreira no futebol começou aos oito anos, quando ele ingressou em Bron Terraillon, clube de Lyon, nas categorias de base. Tudo mudou quando Benzema brilhou em uma partida contra o Lyon e marcou dois gols na vitória surpreendente, que despertou interesse de equipes maiores. O Lyon tentou sua contratação logo após a partida, mas o presidente do clube recusou a tentativa. No entanto, a equipe da primeira divisão francesa recorreu a uma conversa direta com o pai de Karim e deu certo. O atacante passou por um período de testes e acertou definitivamente com a equipe.

Benzema teve uma ascensão meteórica nas categorias de base do Lyon. Primeiro, ele marcou 38 gols na Champions League Sub-16 e foi o artilheiro da competição. Ele foi promovido ao Time B no ano seguinte e foi utilizado na disputa da quarta divisão do Campeonato Francês. No entanto, ele só passou a entrar em campo durante o segundo turno e, mesmo assim, assumiu a artilharia da equipe marcando dez gols.

Subida de Karim Benzema para os profissionais e primeiros anos

Durante a temporada de 2004, aos 17 anos, Karim Benzema foi chamado para integrar a equipe principal do Lyon a partir do mês de dezembro, visando o ano de 2005. Ele atuou em apenas seis jogos na temporada, marcando uma assistência e deixando boa impressão para o seu futuro durante a conquista do quarto Campeonato Francês consecutivo da equipe. Na temporada de 2005-06, Benzema acabou não ganhando o espaço esperado na rotação devido à contratação do centroavante brasileiro Fred, titular absoluto e estrela na conquista do quinto título. O francês terminou com quatro gols em 16 jogos.

Na temporada de 2006-07, Karim Benzema começou a ganhar mais espaço perante a rotação do Lyon ao lado de Fred no ataque. Seu primeiro grande feito foi o gol marcado na final da Supercopa Francesa. No entanto, o centroavante não atuou tanto que gostaria devido a uma lesão que o tirou dos gramados por cerca de três meses. A soma da temporada terminou com oito gols marcados em 27 jogos.

Destaque como titular e venda para o Real Madrid

A partir da temporada de 2007-08, o clube promoveu uma reestruturação no elenco e fez com que Benzema se tornasse o camisa 10 da equipe e protagonista do ataque. O francês provou que a chance não foi à toa: o novo titular marcou 31 gols durante a temporada em 52 jogos, e, de quebra, ganhou um novo contrato e uma grande valorização salarial que o tornou em um dos jogadores de maior salário no futebol francês. Ele também foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês e artilheiro da competição.

Depois de sete títulos consecutivos, o Lyon teve seu primeiro ano abaixo do esperado perante a liga nacional por conta de uma irregularidade do elenco da equipe. Benzema marcou 23 gols em 47 jogos, mas não conseguiu manter o mesmo nível do ano anterior e, ainda assim, não levantou o Campeonato Francês.

Esta, inclusive, foi a sua última temporada no clube francês antes de aceitar o maior desafio de sua vida: o Real Madrid. Em julho de 2009, o centroavante foi negociado com o clube espanhol por cerca de 35 milhões de euros para se tornar o novo atacante do maior vencedor da Liga dos Campeões.

Chegada ao Real Madrid e início de parceria com Cristiano Ronaldo e Gareth Bale

Karim Benzema chegou ao Real Madrid para formar dupla com o recém-contratado Cristiano Ronaldo no início de uma nova era no clube espanhol. Com o retorno do presidente Florentino Pérez, o clube retornou à era dos Galáticos. O francês, no entanto, teve problemas de adaptação à Espanha em seu primeiro ano e, dividindo minutos com Gonzalo Higuaín, marcou nove gols e quatro assistências em 33 jogos.

A partir de 2010-11, tudo mudou no Real Madrid com uma reformulação feita no elenco e deu mais espaço para Karim Benzema na titularidade da equipe. Diante de sua versatilidade técnica, ele começou a cumprir um papel na função de “falso 9”, fazendo gols e servindo seus companheiros de ataque. Em seu primeiro ano neste papel, marcou 26 gols e nove assistências em 48 jogos. Nos dois anos seguintes, o francês marcou 32 gols e 16 assistências em 52 jogos em 2011-12; e, em 2012-13, anotou 20 gols e 18 assistências em 50 partidas.

Com a chegada de Carlo Ancelotti em 2013, o Real Madrid saiu da fila de espera e conquistou o décimo título da Liga dos Campeões com Benzema sendo um dos principais destaques. Um dos principais fatores para a conquista foi a chegada de Gareth Bale, contratado por cerca de 100 milhões de euros junto ao Tottenham. Juntos, o trio conquistou quatro títulos da Champions League, três Mundiais de Clubes, um Campeonato Espanhol, três Supercopas da UEFA e uma Supercopa da Espanha. A parceria do ‘BBC’ é considerada como um dos melhores ataques da história do futebol. Neste período, Karim marcou 105 gols e 53 assistências em 229 jogos.

Protagonismo após saída de Cristiano e Bola de Ouro

Após a temporada de 2017-18, Cristiano Ronaldo deixou o clube espanhol para acertar com a Juventus, e isso abriu espaço para uma nova era: a era de Karim Benzema. O camisa 9 francês virou a referência ofensiva do Real Madrid, e, ao lado de Vinicius Junior, Rodrygo e companhia, deu início a um novo período de glórias para os Blancos. Mesmo com as mudanças de treinador após a saída de Zinedine Zidane, o centroavante marcou 30 gols e 10 assistências em 2018-19, embora não tenha conquistado nenhum título nesse período.

Durante os cinco anos de protagonismo com a camisa do Real Madrid, Karim Benzema foi o artilheiro da equipe nas cinco temporadas. Além disso, ele conquistou dois títulos do Campeonato Espanhol, um título da Copa do Rei, um título da Champions League e quatro títulos da Supercopa da Espanha. Por fim, ele venceu a Bola de Ouro em 2022 e de Melhor Jogador do Mundo da UEFA em sua última temporada no time.

Saída do Real Madrid e desafio no Al-Ittihad

Aos 35 anos de idade, logo após a conquista da Bola de Ouro, Karim Benzema recebeu uma oferta que, financeiramente, era irrecusável. Diante da forte investida da liga da Arábia Saudita em estrelas do futebol internacional, o atacante francês aceitou a proposta do Al-Ittihad após o fim de seu contrato com o Real Madrid. Era o início de uma nova era em sua carreira.

Benzema chegou ao elenco que já contava com outros nomes conhecidos, como Fabinho (ex-Liverpool), N’Golo Kanté (ex-Chelsea), Jota (ex-Rennes), Romarinho (ex-Corinthians) e Marcelo Grohe (ex-Grêmio). No entanto, tudo deu errado. O francês iniciou a temporada tendo problemas de relacionamento com o treinador Nuno Espírito Santo, inclusive com uma grande discussão durante um treinamento. Com resultados ruins, o técnico acabou perdendo o “cabo de guerra” e terminou demitido.

Problemas com treinadores e poder de escolha de novo técnico

Para o seu lugar, a equipe saudita acertou a contratação do treinador argentino Marcelo Gallardo. Ele se destacou no comando do River Plate e foi bicampeão da Copa Libertadores, fazendo história na América do Sul. Agora, sua missão era de continuar a dinastia do Al-Ittihad no Campeonato Saudita. A equipe, de fato, conseguiu se recuperar, mas a temporada acabou ficando bem aquém das expectativas criadas. O atual campeão terminou o campeonato em quinto lugar, ficou de fora da Liga dos Campeões Asiática e ficou 38 pontos abaixo do campeão Al Hilal, de Neymar e Jorge Jesus. Benzema, por sinal, marcou 16 gols e nove assistências em 33 jogos.

Marcelo Gallardo, no entanto, foi mais um treinador a ter problemas de relacionamento com Karim Benzema nos bastidores da equipe saudita. O craque francês teve grande influência na decisão de demitir o técnico argentino. Durante coletiva de imprensa, o presidente do clube Loay Nazer afirmou que Gallardo exigiu a saída do artilheiro da equipe diante de sua postura. Por isso, consequentemente, acabou demitido.

Diante dos resultados ruins na primeira temporada de Benzema no clube, a diretoria do Al-Ittihad consultou o craque francês para a escolha do novo treinador. O nome indicado foi o francês Laurent Blanc, ex-treinador do PSG e da Seleção Francesa. O plano principal, segundo o jornal “Le’Parisien”, era a contratação de Stefano Pioli, do Milan. No entanto, Karim teria recusado a hipótese do italiano assumir a equipe, optando pela chegada do comandante francês.

Na atual temporada, Karim Benzema soma oito gols em oito jogos e ocupa a vice-artilharia do Campeonato Saudita, atrás apenas de Aleksandar Mitrovic, do Al-Hilal. O Al-Ittihad está na vice-liderança da competição com 27 pontos, um ponto atrás do líder Al-Hilal, que tem 28.