Início » Futebol » Campeonato Gaúcho » Quais equipes vão participar do Campeonato Gaúcho de 2025?

Quais equipes vão participar do Campeonato Gaúcho de 2025?

Publicado em:

Última atualização:

A temporada no futebol brasileiro começa com torneios estaduais ao redor do país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 12 clubes como Grêmio, Internacional e Juventude disputam a elite do Campeonato Gaúcho. É uma competição equilibrada que coloca em evidência times de cidades do interior. Então saiba quais equipes vão participar do Campeonato Gaúcho em 2025 e como vai funcionar.

Em 2024, o Grêmio foi coroado campeão estadual depois de vencer o Juventude no segundo duelo. A campanha do tricolor também incluiu a segunda posição na primeira fase com 23 pontos, e as vitórias sobre Brasil de Pelotas e Caxias nas quartas de final e semifinal, respectivamente. Sendo assim, este é o 43º título do clube de Porto Alegre.

Equipes classificadas para a próxima temporada do Campeonato Gaúcho

O Campeonato Gaúcho de 2025 vai contar com 12 elencos, incluindo o Grêmio e o Internacional. A elite do estadual é composta por times de todas as regiões do Rio Grande do Sul, do norte ao sul. Assim, no total, 10 clubes asseguraram a permanência na competição e dois subiram da Segunda Divisão gaúcha.

Então, as equipes que vão participar do Campeonato Gaúcho na próxima temporada são:

  • Grêmio;
  • Internacional;
  • Juventude;
  • Caxias;
  • Guarany de Bagé;
  • São José;
  • Brasil de Pelotas;
  • São Luiz;
  • Ypiranga;
  • Avenida;
  • Monsoon;
  • Pelotas.

Quem subiu e desceu no estadual?

Monsoon e Pelotas disputarão o Campeonato Gaúcho de 2025. Os clubes participaram da final da Série A2 em agosto de 2024, com vitória do Monsoon nos pênaltis – após empate em zero a zero nos dois jogos –, e a aquisição do troféu. Dessa maneira, confirmaram presença na elite do estadual.

Por outro lado, Novo Hamburgo e Santa Cruz foram rebaixados para a Segunda Divisão. Isso porque, durante a primeira fase do Gauchão em 2024, as equipes terminaram em 11º e 12º, respectivamente, na tabela. Além do rebaixamento, os times também não tiveram a oportunidade de jogar a etapa eliminatória.

O regulamento da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) indica que os dois últimos na classificação da Série A1 são rebaixados para a Segunda Divisão, enquanto os finalistas da Série A2 sobem.

Como vai funcionar o Gauchão 2025?

O Campeonato Gaúcho manterá o tradicional formato de disputas em 2025. Ou seja, o estadual é dividido em quatro etapas: a primeira fase, quartas de final, semifinal e a final. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) é responsável por organizar o torneio no início da temporada.

Na primeira fase, as 12 equipes se enfrentam em apenas um turno. As 11 rodadas acontecem em pontos corridos, onde a vitória garante três pontos e o empate dá um para ambos. Cada triunfo é importante para somar pontos e, então, alcançar uma boa posição na tabela. Com o fim das rodadas, os oito melhores avançam para as quartas de final. Enquanto isso, os dois piores na classificação caem para a Segunda Divisão.

Além disso, em caso de empate na primeira fase, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem: maior número de vitórias; maior saldo de gols simples; maior número de gols a favor; menor número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos.

A partir daí, o Campeonato Gaúcho dá início à fase mata-mata. Nas quartas de final, os oito elencos se enfrentarão em jogo único. O mando de campo pertence aos quatro melhores classificados. Aliás, o regulamento determina que, em caso de empate, o clube com a melhor campanha da primeira fase avança para a próxima etapa.

Então, os oito elencos se enfrentarão em jogo único sob o seguinte chaveamento:

  • 1º Colocado x 8º Colocado
  • 2º Colocado x 7º Colocado
  • 3° Colocado x 6º Colocado
  • 4º Colocado x 5º Colocado

Daí, os quatro vencedores se classificam para a semifinal. Contudo, dessa vez, os participantes estarão frente a frente em dois jogos (ida e volta), tendo a oportunidade de atuar em casa e depois como visitante. Mais uma vez, o mando de campo será do dono da melhor campanha.

Em caso de igualdade no placar, as cobranças de penalidades máximas entram em ação. Assim, o chaveamento da semifinal é:

  • Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2
  • Vencedor do jogo 3 x Vencedor do jogo 4

Por fim, os ganhadores das semifinais se classificam para a final do Campeonato Gaúcho. Ela também acontece em dois confrontos, com o mando de campo na volta pertencendo ao elenco com os melhores resultados. Em caso de empate, contudo, os pênaltis vão decidir o campeão.