Início » Futebol » Campeonato Baiano » Tudo sobre a segunda divisão do Campeonato Baiano

Tudo sobre a segunda divisão do Campeonato Baiano

Publicado em:

Última atualização:

“Segunda divisão”. Talvez a única expressão que assuste mais clubes e torcedores de futebol do que “Série B” seja “Série C”. No entanto, a segunda divisão não é sinônimo de times ruins ou pouca emoção, pelo contrário. Afinal, aqui a briga é pelo acesso à elite do futebol estadual ou brasileiro. E se teve uma coisa que não faltou na Série B do Campeonato Baiano em 2024 foi emoção.

O torneio terminou com o Colo Colo enfrentando o Porto na final. Os dois times subiram para a Série A do futebol baiano, porém o time de Ilhéus que levantou a taça de campeão. A seguir, então, conheça como funciona o Baianão Série B e como se deu a edição deste ano.

Como funciona o Campeonato Baiano Série B

Há mais de 50 anos, a Federação Baiana de Futebol (FBF) é a responsável por organizar a segunda divisão do Baianão. E, nas últimas edições, o torneio é realizado de forma similar. Com dez clubes participantes, a disputa se divide em duas fases e, ao final, campeão e vice-campeão conquistam o acesso para a Série A do ano seguinte.

Na primeira fase do torneio, de classificação, todas as equipes pertencem ao Grupo 1 e se enfrentam ao longo de nove rodadas em jogos somente de ida. Seguindo o esquema de pontos corridos, cada vitória soma três pontos, o empate vale um e a equipe que perder não soma nada. 

Ao final desta etapa, as quatro equipes mais bem classificadas avançam para as semifinais. Em seguida, o primeiro colocado do Grupo 1 enfrentará o quarto colocado. Já o segundo enfrentará o terceiro colocado. Todos estes jogos acontecem em esquema de turno e returno, ou seja, com jogos de ida e volta.

Os dois vencedores destas partidas conquistam automaticamente a vaga na Série A do ano seguinte, mas ainda se enfrentam na final — que também acontece em jogos de ida e volta — pelo título. 

Critérios de desempate

Caso haja empate no número de pontos em qualquer fase do Campeonato Baiano Série B, o regulamento da FBF aponta os seguintes fatores como critério de desempate:

  1. Maior número de vitórias; 
  2. Maior saldo de gols; 
  3. Maior número de gols marcados; 
  4. Maior número de pontos ganhos no confronto direto; 
  5. Maior saldo de gols no confronto direto; 
  6. Menor número de cartões vermelhos recebidos pelos atletas integrantes de cada associação ao longo da competição; 
  7. Menor número de cartões amarelos recebidos pelos atletas integrantes de cada associação ao longo da competição; 
  8. Sorteio.

Qual é a premiação da segunda divisão do Campeonato Baiano?

Assim como na Série A, a Série B do Baianão também não oferece nenhum tipo de premiação em dinheiro aos vencedores. Então, além do acesso à elite futebolística, o ganhador do torneio leva um troféu e mais 50 medalhas para atletas e dirigentes. 

Como foi o Campeonato Baiano Série B de 2024

O Baianão Série B aconteceu entre os dias 9 de junho e 10 de agosto. Na edição de 2024, o torneio contou com a estreia de dois times: o SSA FC e o Porto. Além deles, Colo Colo, Feirense, Fluminense de Feira, Galícia, Grapiúna, Jacobinense, Leônico e ECPP Vitória da Conquista completaram a lista dos dez participantes. 

Tabela primeira fase da Série B do Baianão

PosiçãoEquipePontosJogosVitóriasEmpatesDerrotasPontos ganhosGols contraSaldo de golsClassificação
1Fluminense de Feira229711102+8Classificados para a semifinal
2Grapiúna189531166+10
3Colo Colo179450114+7
4Porto15943285+3
5SSA139342106+4
6Vitória da Conquista10924378−1
7Galícia8915357−2
8Leônico79144610−4
9Feirense69135716−9Rebaixados
10Jacobinense29027521−16

Semifinais e final do campeonato

Ao final da primeira fase, Fluminense de Feira, Grapiúna, Colo Colo e Porto avançaram para a semifinal. Nesta etapa, o Porto enfrentou o Fluminense de Feira, vencendo o jogo de ida por 2 a 1 e empatando o de volta com um gol para cada lado. Assim, o novato clube de Porto Seguro foi o primeiro time classificado para a final.

Por outro lado, o Colo Colo disputou a outra vaga com o Grapiúna em duas partidas emocionantes. Na primeira, o time de Ilhéus venceu por um a zero e, no jogo de volta, um empate sem gols garantiu a presença do Colo Colo na final.

O primeiro encontro entre Porto e Colo Colo aconteceu em 4 de agosto, no estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro. Aos 53 minutos, Cássio fez o único gol da partida, abrindo vantagem para o Colo Colo. 

Em seguida, os dois times se enfrentaram novamente, agora em Ilhéus, no estádio Mário Pessoa. Cerca de 2.300 pessoas assistiram à partida, que terminou em um empate sem gols, resultado que, novamente, consagrou o Colo Colo como campeão, o terceiro título da história do clube.