Início » Futebol » MLS All-Stars x Liga MX All-Stars: o que é o All-Star Game e como funciona o evento de futebol

MLS All-Stars x Liga MX All-Stars: o que é o All-Star Game e como funciona o evento de futebol

Publicado em:

Última atualização:

Seguindo a tradição da NFL, NBA e NHL, a MLS também realiza o “Jogo das Estrelas” anualmente desde 1996. Nos Estados Unidos, os melhores jogadores da liga profissional de futebol são escalados para a partida de exibição que atrai olhares do mundo. Em 2024, o evento trouxe o confronto entre MLS All-Stars x Liga MX All-Stars pela segunda vez, no qual astros do campeonato norte-americano ficam frente a frente com atletas do torneio mexicano. Confira, então, a história do All-Star Game e como funciona.

Histórico do duelo entre MLS All-Stars x Liga MX All-Stars

De um lado, as estrelas da MLS. Do outro, os melhores jogadores da Liga Mexicana de futebol. Essa tem sido a principal atração do MLS All-Star Game nos Estados Unidos, o evento em que os destaques de ambos os torneios têm a oportunidade de mostrar seu desempenho para os torcedores de todos os lugares do mundo.

A primeira vez em que as equipes se enfrentaram foi em 2021, quando a MLS derrotou a Liga MX nos pênaltis, no BMO Stadium, em Los Angeles, no estado da Califórnia. Na ocasião, os norte-americanos venceram o confronto de ida, e o empate em 1 a 1 na volta levou a decisão para as penalidades.

Em 2024, os elencos se reencontraram na tradicional cerimônia. Cucho Hernández, Luciano Acosta, Evander, Héctor Herrera, Jordi Alba e Diego Rossi defenderam a MLS, enquanto Germán Berterame, André-Pierre Gignac, Jonathan dos Santos e Guido Pizarro ocuparam o outro espaço dos gramados. Por fim, os mexicanos levaram a melhor e mudaram as estatísticas: 4 a 1, no Estádio Lower.com Field, em Ohio.

Retrospecto entre ​​​MLS All-Stars x Liga MX All-Stars

  • 2021: MLS 2 x 1 Liga MX
  • 2021: MLS 1 x 1 Liga MX (3×2 pênaltis)
  • 2024: MLS 1 x 4 Liga MX

Como funciona o MLS All-Star Game?

Idealizado em 1996, a Major League Soccer realiza todos os anos o All-Star Game, o “Jogo das Estrelas”, para a diversão do público. É um evento de exibição, portanto não vale título ou premiação em dinheiro. Por outro lado, a convocação é muito importante para a carreira dos jogadores, especialmente os jovens.

Além do jogo de futebol, também há outras atrações na programação do All-Star Game, como disputas de habilidade entre fãs (chutes, defesas e gols), shows, ações voluntárias e recreações. A organização é quem determina o local.

De acordo com as informações do site oficial da MLS, a partida já teve diferentes formatos desde a primeira edição. Inicialmente, o jogo principal constituía-se de um compromisso entre a Conferência Leste e a Oeste. Dessa maneira, os craques do lado leste do país enfrentavam o lado oposto. Então, o modelo manteve-se até 2004, quando a liga passou a convidar equipes da Europa, como Manchester United, Bayern de Munique e Juventus.

Em 2021, o evento inaugurou o embate entre MLS All-Stars x Liga MX All-Stars. Contudo, é importante ressaltar que a realização do All-Star Game não interrompe o calendário de nenhuma das competições.

Na MLS, a escolha da seleção para o All-Star Game funciona da seguinte forma: metade do elenco é selecionado através de votação com torcedores, além da presença da mídia e dos próprios jogadores da MLS. Evidentemente, eles não podem votar em si mesmos. A outra metade é determinada pelo treinador definido para comandar o MLS All-Stars. Por fim, Don Garber, o comissário da liga, dá a palavra final.

Sendo assim, alguns dos craques que já disputaram o “Jogo das Estrelas” da MLS são Thierry Henry, David Villa, Steven Gerrard, Kaká, Frank Lampard, Andrea Pirlo, Bastian Schweinsteiger, Alphonso Davies, Wayne Rooney, Zlatan Ibrahimovic, Javier Hernandez e Thiago Almada.