A Fórmula 1 está se aproximando do seu final e nas próximas semanas iremos descobrir quem será o campeão do mundo. Max Verstappen e Lando Norris ainda estão na briga e, nesse momento, qualquer circunstância adversa que ocorra com os dois pode ser fatal na hora decidir o maior título do automobilismo no planeta. Ressaltando que ainda faltam três Grand Prix após Interlagos e um deles é justamente o GP do Qatar, que acontece no dia primeiro de dezembro.
Veja o texto a seguir para conhecer mais sobre a história do torneio. Além disso, confira quais foram os nomes que mais o venceram nos últimos anos.
Quando surgiu o GP do Qatar?
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que esse Grande Prêmio é um dos mais recentes introduzidos na categoria do automobilismo. A primeira corrida que aconteceu no país catariano foi em 2021, no circuito de Lusail, em Doha. Na ocasião, o vencedor foi o inglês Lewis Hamilton, que terminou a prova em uma hora e 20 minutos.
Todavia, vale destacar que o circuito de Lusail em si não é tão novo, sendo construído em 2004. Desde então, sua principal atração no mundo da velocidade não é Fórmula 1, mas MotoGP. Além disso, ele também já abrigou corridas do Mundial de Superbike, da GP2 Asia Series e da WTCC (World Touring Car Championship).
Atualmente, a pista de corrida possui 5.419 quilômetros de extensão, uma distância total de 306.611 km e 57 voltas. O piloto que fez a volta mais rápida até então foi o holandês Max Verstappen: 1:23.196.
Os grandes vencedores do GP do Qatar até então
Já que agora você descobriu um pouco da história do evento, é hora de ver quem foram os nomes mais bem-sucedidos na prova desde que ela começou em 2021. A lista é composta por:
Lewis Hamilton
Como dito antes, Lewis foi o grande vencedor na primeira edição do GP do Qatar. O corredor, que estava na Mercedes, disputava diretamente o campeonato com Verstappen naquela temporada, e precisou ganhar a prova para adiar o título de Max.
Max Verstappen
Falando nele, o corredor da Holanda foi o mais recente campeão do Grand Prix, em 2023. Neste ano, dominou a competição do início ao fim e, após 1:27:39, passou pela bandeira quadriculada antes de todos os outros em sua Red Bull.
Não houve campeão em 2022?
Como deu para notar, não tivemos um vencedor em 2022 nesse Grande Prêmio. O motivo disso é porque o GP em si não aconteceu, já que, segundo o site da própria F1, o Qatar focou seus esforços em sediar a Copa do Mundo do Futebol daquele ano. Logo, ao menos por uma temporada, a corrida foi deixada de lado no país do Oriente Médio.
Como acompanhar o GP do Qatar em 2024?
Por fim, é preciso apontar que, caso você tenha interesse em acompanhar o Grand Prix do Qatar, saiba que a Bandeirantes será responsável por televisioná-lo no dia primeiro de novembro. O evento, ao menos por enquanto, tem previsão para começar às 14h.