Um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o Tricolor também é um dos mais populares do país. Mas afinal, quantos torcedores tem o São Paulo? Na temporada de 2023, a equipe paulistana teve uma das melhores médias de público de sua história, unindo uma estratégia da diretoria com a boa campanha dentro de campo, que terminou com o título da Copa do Brasil em final contra o Flamengo.
Afinal, quantos torcedores tem o São Paulo?
Em primeiro lugar, é preciso destacar que, em estudos sobre os apoiadores de um determinado time, é bastante comum o trabalho com porcentagens ao invés de números absolutos. Ou seja, no lugar de revelar quantos milhões de fãs uma determinada equipe possui, é revelado apenas que dado clube tem “X%” do total de fãs de futebol no Brasil.
E por que isso acontece? Porque calcular de forma exata o número de adeptos é algo praticamente impossível. Sendo assim, as pesquisas utilizam-se de uma “amostra” com determinado número de pessoas e tenta estabelecer uma perspectiva.
No caso do time da capital paulista, em pesquisa da AtlasIntel de agosto de 2024, essa percentual é de 7,6% do total de torcedores brasileiros. Isso coloca o São Paulo como o terceiro no ranking nacional. Ressaltando que essa análise cobriu 1.341 municípios do país e teve mais de 7.000 respostas.
São Paulo é a maior torcida?
Com os dados coletados pelo instituto AtlasIntel, ficou definido que o São Paulo não é dono da maior torcida do Brasil. O Flamengo ocupa o cargo, sendo seguido pelo Corinthians. O São Paulo é o terceiro colocado. Confira abaixo o top 10 maiores torcidas do Brasil:
- 1º: Flamengo (20,1%);
- 2º: Corinthians (14,5%);
- 3º: São Paulo (7,6%)
- 4º: Palmeiras (7,0%);
- 5º: Vaco (6,6%);
- 6º: Cruzeiro (5,4%);
- 7º: Grêmio (4,6%);
- 8º: Atlético (4,0%);
- 9º: Santos (3,8%);
- 10º: Botafogo (2,9%).
Vale destacar que as amostras colhidas pela AtlasIntel foram pós-estratificadas e usaram um algoritmo interativo para garantir a representatividade de sexo, faixa etária, região, comportamento eleitoral, nível de renda e nível educacional.
Qual é a região com mais torcedores do São Paulo?
E qual o lugar do Brasil em que mais se encontram torcedores do time? De acordo com o levantamento Quaest/CNN/Itatiaia, também feito esse ano, 68% da torcida tricolor se localiza na região em que o próprio clube foi fundado: o Sudeste. Já em um segundo lugar distante temos o Nordeste, com 14%, seguido por Centro-Oeste (9%), Sul (7%) e Norte (2%).
Essa concentração de fãs, em comparação com os outros três grandes do Estado, só não é maior do que a do Santos. O Peixe possui nada menos que 80% de seus apoiadores por aqui.
Além disso, é um cenário oposto ao do Palmeiras, que tem “apenas” 52% dos fãs no Sudeste. Curiosamente, o Verdão tem quase metade da sua torcida espalhada ao redor do Brasil e faz bastante sucesso em terras nordestinas, nas quais tem 21% de adeptos.
Média de público do Tricolor
Na última temporada, o clube teve um ano histórico. Além da conquista inédita da Copa do Brasil, contra o Flamengo, a equipe também teve a maior média de público da história do Morumbi. Desta maneira, ao fim de 2023, os são-paulinos tiveram uma média de 44 mil torcedores por partida. Assim, teve muito mais que os 32 mil em 2022, cravando a temporada passada como a melhor no quesito.
A presença grande dos torcedores do São Paulo teve pico nas partidas decisivas da Copa do Brasil, especialmente no clássico contra o São Paulo pela semifinal, e a decisão do título contra o Flamengo.
Entretanto, mesmo quando as partidas não eram de mata-mata, o Tricolor teve frequentemente mais de 50 mil adeptos no Morumbi em partidas do Campeonato Brasileiro. Além disso, em 2023, o clube bateu recorde de jogos em sequência com mais de 50 mil pessoas no estádio. Foram cinco consecutivos (Palmeiras, Santos, Bahia, Atlético-MG e San Lorenzo).
Com isso, o São Paulo teve a segunda maior média de público de 2023. A equipe perdeu apenas o Flamengo, que teve média de 50.440 pagantes por partida. Depois, vieram Corinthians (42.012), Bahia (34.158), Cruzeiro (33.412) e Atlético-MG (31.528).
Agora, em 2024, o São Paulo teve seu maior público na eliminação para o Botafogo pela Libertadores. Na ocasião, teve 61.329 torcedores no Morumbi, que presenciaram a queda do clube nas penalidades máximas.