Início » Futebol » Pablo Maia do São Paulo: o que aconteceu com o jogador?

Pablo Maia do São Paulo: o que aconteceu com o jogador?

Publicado em:

Última atualização:

Pablo Maia do São Paulo chegou, oficialmente, ao time oficial do Tricolor Paulista em 2022. Desde o início, o volante já mostrou suas habilidades e conseguiu alguns feitos importantes, defendendo a equipe em, praticamente, todas as competições do ano em que passou a jogar como profissional. Esse desempenho fez com que ele tivesse um lugar de liderança em campo, ajudando ainda mais nas vitórias e conquistas.

No entanto, o jogador, em 2024, ficou fora dos gramados quase toda a temporada por conta de uma lesão que sofreu nos treinos. Para entender melhor, a seguir está a trajetória do jogador, bem como o que o levou a se afastar das partidas.

Pablo Maia do São Paulo: carreira no futebol

Pablo Maia, como é conhecido no futebol, nasceu em 10 de janeiro de 2002, em Brazópolis, Minas Gerais. Ele começou a jogar bola com 11 anos, em clubes do interior de São Paulo, como o Independente Futebol Clube e a Portuguesa Santista. Nesses times, ele permaneceu até 2017 e, após a saída, foi para a equipe sub-15 do Tricolor.

Pode-se dizer que foi um período muito importante, pois ele conseguiu se desenvolver bastante, principalmente após se tornar titular da categoria de base. Com o passar do tempo, evoluiu ainda mais, passando a ser um líder em campo, característica essa que ele levou para os gramados no futuro.

Em 2022, foi capitão da Copinha e a sua performance chamou a atenção do técnico Rogério Ceni. Ao ver potencial no jovem, ele recebeu o convite para subir de nível e então fazer parte da equipe profissional.

Etapa profissional

A estreia de Pablo Maia no São Paulo aconteceu em 30 de janeiro de 2022. Na ocasião, ele participou de um jogo contra Ituano. Apesar de um desempenho razoável, o jogador foi mesmo reconhecido quando se tornou titular, recebendo até o título de melhor jogador em campo. Seguindo em ritmo crescente, Pablo fez seu primeiro gol no mata-mata Paulista do mesmo ano, melhorando a sua aceitação pelo clube e torcida.

Após este início, ele teve um período com aparições regulares, mas seguiu crescendo o seu nível de futebol, recebendo bastante reconhecimento, como Melhor Primeiro Volante do Mundo entre os jogadores que nasceram depois de 2002. Este reconhecimento mostra o quanto ele estava empenhado em dar o seu melhor. Além disso, foi o terceiro jogador mais utilizado por Rogério Ceni na temporada.

Pablo Maia no São Paulo em 2023

Se Pablo Maia teve um início bastante promissor, o ano de 2023 foi ainda melhor. Ele se tornou titular absoluto e se mostrou peça essencial nas vitórias, como a Copa do Brasil. Neste período, ele viveu uma fase fantástica, elevou o time, marcou vários gols e ainda completou cem partidas. O craque passou então a estar na mídia internacional, chamando bastante a atenção de times europeus.

Mas já era de esperar que Pablo seria bastante requisitado, pois realmente teve muita presença em campo e utilizou bem a força defensiva e a habilidade em chegar ao ataque. Diante disso, ele termina o ano com 58 partidas, cinco gols, duas assistências e sendo um dos pilares que ajudaram a sustentar o time paulista.

O que aconteceu com Pablo Maia do São Paulo em 2024?

Pablo fechou a temporada de 2023 entre os melhores jogadores do time, fez jogadas excepcionais e soube exercer bem a sua força na marcação e estilo aguerrido. No entanto, 2024 não foi um ano tão bom para ele, porque, logo no início do ano, teve que ficar afastado dos jogos. O motivo foi uma lesão no tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda.

Essa lesão aconteceu durante os treinos, durante o último lance em que ele teve uma dividida com outro membro da equipe. Na época, estava próximo do clássico São Paulo e Palmeiras, mas os torcedores e o próprio time não contaram com a presença do craque. Os exames iniciais constataram que ele ficaria sem jogar por dois meses, mas não foi bem isso que aconteceu.

Ele teve que passar por uma cirurgia que pedia uma recuperação por um tempo maior. A Seleção do São Paulo ainda afirmou que é preciso respeitar o processo e que não vê motivos para que a sua volta aconteça antes do previsto. Em outras palavras, Pablo Maia não volta aos gramados em 2024.

A previsão é que o retorno ocorra depois que ele se recuperar totalmente, o que é possível de acontecer em 2025. Assim, quem estiver esperando a sua presença marcante nos jogos, terá que aguardar até a pré-temporada nos Estados Unidos, no próximo ano.

Estatísticas do jogador

Para fechar a trajetória de Pablo Maia do São Paulo, a seguir estão as suas estatísticas enquanto esteve no time. É uma forma também de entender as fases do jogador, assim como os motivos que o levaram ter este destaque e reconhecimento.

CompetiçãoAnoPartidasGolsAssistências
Copa Libertadores2024300
Brasileiro Série A2024300
20233240
20223200
Campeonato Paulista20241100
20231010
20221220
Copa do Brasil2023800
2022900
Copa Sul-americana2023801
2022800