Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Nicolás De La Cruz, a trajetória do meio-campista do Flamengo e da seleção uruguaia

Nicolás De La Cruz, a trajetória do meio-campista do Flamengo e da seleção uruguaia

Publicado em:

Última atualização:

Só faltou o laço vermelho e preto para a chegada de Nicolás De La Cruz como presente de Natal para a torcida do Flamengo ser literal. O jogador foi oficialmente anunciado pelo time em dezembro de 2024 em uma campanha natalina que emocionou os rubro-negros. 

O uruguaio foi o primeiro reforço anunciado para a temporada 2024 do clube carioca. Ele chegou recebendo a camisa 18 e com contrato válido até o final de 2018. Hoje prestes a completar um ano no Ninho do Urubu, reveja a seguir a trajetória dele no clube. Veja também uma breve retrospectiva da carreira do jogador. 

Quantos jogos Nicolás De La Cruz jogou no Flamengo? Relembre a temporada do meia

Após presentear a torcida com sua chegada, Nicolás De La Cruz estreou oficialmente no Flamengo em 21 de janeiro. A apresentação foi em um jogo amistoso contra o Philadelphia Union, nos Estados Unidos. Muito embora tenha iniciado a partida no banco de reservas, após o intervalo, Tite — na época, o técnico do rubro-negro — o colocou para jogar após o intervalo.

O uruguaio entrou em campo ao lado de Wesley, Fabrício Bruno, Cleiton, Ayrton Lucas, Pulgar, Victor Hugo, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel. Apesar de originalmente jogar como meia, De La Cruz teve a liberdade de jogar como ponta direita. E com essa fluidez em campo, ele quase marcou em duas oportunidades na partida de estreia; uma de fora da área e a outra, em uma bela cobrança de falta. Mas, infelizmente, ambas as bolas ficaram nas mãos do goleiro.

Contudo, isso não desanimou o meia, que, pouco a pouco, foi ganhando cada vez mais espaço em campo junto ao Flamengo. O primeiro gol com a 18 rubro-negra veio em abril, em uma vitória por dois a zero contra o Atlético Goianiense pelo Campeonato Brasileiro. Então, se antes, ele começava no banco, não demorou para que entrasse nas partidas como titular.

A contar de sua estreia, Nicolás De La Cruz já atuou em 38 jogos pelo Flamengo, sendo titular em 30 destes. Além disso, o meio campista ainda balançou a rede adversária duas vezes e prestou cinco assistências. 

A sentida ausência de Nico De La Cruz

Apesar de parecer imparável, após a Copa América de 2024, ele passou a ser uma ausência frequente não apenas no Flamengo, mas na própria seleção do Uruguai, que ainda segue disputando as Eliminatórias da Copa de 2026. Ou, então, quando começava a partida, ele não jogava até o final, gerando apreensão na torcida.

No começo de agosto, ele não enfrentou o São Paulo, com dores no joelho. Mais tarde, no mesmo mês, uma lesão na coxa direita foi constatada. Em outubro, ele foi substituído no confronto com o Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil após dores musculares.

O jogador também é dúvida na partida contra o Internacional nesta quarta-feira, 30 de outubro, valendo pela 17ª rodada (atrasada) do Brasileirão. Atualmente em acompanhamento pelo departamento médico do Flamengo, há quem acredite que o jogador deve ficar fora de campo até o final da temporada. 

Números de Nicolás De La Cruz no Flamengo (totais | até outubro de 2024)

CampeonatoJogosTitularVitóriasEmpatesDerrotasGols marcadosFaltas cometidasFaltas sofridasFinalizaçõesChutes a gol
Copa Libertadores97414081071
Brasileirão121083121432175
Copa do Brasil6651006980
Campeonato Carioca11792000000
Total383026752285132 6

A carreira de Nico De La Cruz

Diego Nicolás de la Cruz Arcosa nasceu em Montevidéu, capital uruguaia, em julho de 1997. Em 2016, aos 19 anos, começou a se profissionalizar no futebol, defendendo o Liverpool Montevideo, onde atuou tanto na equipe principal quanto na sub-20. 

Contudo, foi no River Plate que ele despontou de vez no mundo do futebol. O meia atravessou o Rio da Prata em 2017 para defender o El Millonario, mas só no ano seguinte conseguiu mostrar, de fato, seu poder de jogo em campo. Com excelente atuação no time argentino, De La Cruz superava seus próprios números ano após ano. 

A melhor temporada que o meia teve junto ao clube portenho foi 2021, quando anotou 11 gols e sete assistências nas 48 partidas que disputou pelo River. Com este histórico, o Flamengo começou a “namorar” o uruguaio, mas sem conseguir trazê-lo para sua equipe. O próprio Nico, por sua vez, também sonhava em jogar com o clube carioca. 

Até que, após uma longa negociação que durou todo o segundo semestre de 2023, o rubro-negro desembolsou cerca de US$ 16 milhões para pagar a multa rescisória de Nicolás De La Cruz. O meia saiu do River com status de ídolo da torcida, desembarcando no Ninho do Urubu com grande expectativa. 

O jogador também fez bonito com a camisa da seleção uruguaia. Além de participar dos torneios de base na equipe sub-20, Nicolás De La Cruz também foi convocado para a Copa América 2024 — que terminou com o Uruguai em terceiro lugar. 

Contudo, o jogador também é um grande desfalque na equipe comandada por Marcelo Bielsa. Atualmente, o Uruguai está em terceiro lugar na tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 da CONMEBOL.

Isso porque, devido às lesões, Nicolás De La Cruz deverá ficar de fora não somente das partidas decisivas do Flamengo, mas também de jogos importantes para o Uruguai. A seleção uruguaia enfrenta a Colômbia, no Estádio Centenario, e também o Brasil no Estádio Arena Fonte Nova, na Bahia, ambas as partidas em novembro.