Início » Futebol » Maiores campeões da Libertadores da América

Maiores campeões da Libertadores da América

Publicado em:

Última atualização:

Alguns clubes brasileiros estão entre os maiores campeões de Libertadores da história. No entanto, o país não é o que tem o maior número de títulos, ficando atrás por apenas duas conquistas.

No mais, equipes de outros países também já levantaram o troféu mais importante da América do Sul. Disputada 64 vezes até hoje, a competição já premiou 26 equipes de sete países diferentes: Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Chile e Equador. Quinze desses times têm pelo menos duas conquistas.

Veja a lista completa com os maiores vencedores da Libertadores da América

Maiores campeões da Libertadores por país

Atualmente, a Argentina segue sendo o país com o maior número de títulos conquistados até hoje. Mesmo com seu último título sendo em 2018, com o River Plate, o país mantém sua hegemonia com 25 títulos conquistados. Além disso, mais 13 vezes uma equipe argentina chegou a uma final, totalizando 38 finais para times do país.

O segundo lugar do ranking fica com o Brasil, que conta com 23 títulos no total. Com o título do Fluminense sobre o Boca Juniors em 2023, o time brasileiro impediu que os argentinos abrissem uma vantagem de quatro título e também cortou a diferença para duas taças. Ademais, são 18 vice-campeonatos para times brasileiros, fazendo com que o Brasil seja o país com mais finais disputadas no total, com 41.

Em terceiro lugar fica o Uruguai, com 8 títulos conquistados. O país também tem mais 8 finais em sua conta, totalizando 16 finais.

Em seguida, estão países como Colômbia e Paraguai com 3 títulos cada e Chile e Equador com 1 conquista cada.

Maiores campeões da Libertadores do Brasil​

No Brasil, nenhum clube rompeu com a marca de 3 títulos. Os maiores campeões do país são: São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo, com 3 conquistas cada.

Logo depois, estão Cruzeiro e Internacional com 2 títulos. Por fim, Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco e Fluminense tem 1 troféu cada.

Outros times do Brasil como Athletico Paranaesse e São Caetano chegaram à finais, mas não conseguiram conquistar o tão sonhado título.

Maiores campeões da Libertadores da Argentina

Em contrapartida, quatro times argentinos possuem 4 ou mais títulos de Libertadores.

O maior campeão do país é o Independiente, com 7 conquistas entre 1964 e 1984. Em segundo lugar está o Boca Juniors, com 6 títulos entre 1977 e 2007. Empatados na terceira colocação estão Estudiantes de La Plata e River Plate, com 4 troféus cada.

Além disso, mais quatro times da Argentina também se sagraram campeões da América, são eles: Racing, Argentinos Juniors, Vélez e San Lorenzo, todos com 1 título.

Times como o Newell’s Old Boys, que foi duas vezes vice-campeão, e o Lanús não conseguiram vencer o torneio apesar de terem chegado na final.

Maiores campeões da Libertadores do Uruguai

No Uruguai, o Peñarol lidera o ranking de campeões de Libertadores com 5 títulos conquistados entre 1960 e 1987. O time ainda teve mais 5 finais em que ficou com o vice-campeonato.

Por outro lado, o Nacional é o segundo da lista com 3 títulos entre 1971 e 1988. Os Tricolores chegaram ainda a mais 3 finais ficando com o segundo lugar.

Nenhum outro time uruguaio alcançou uma final de Libertadores além de Peñarol e Nacional. Quem chegou mais perto disso foi o Defensor Sporting, que chegou até a semifinal em 2014.

Maiores campeões da Libertadores do Paraguai

O único e maior campeão paraguaio da Libertadores é o Olimpia, com 3 conquistas no total: 1979, 1990 e 2002. Curiosamente, o Rey de Copas chegou a mais quatro finais no total, perdendo em todas oportunidades.

Contudo, o Olimpia não é o único time do Paraguai a fazer uma final de Libertadores. Em 2014, o Nacional teve a chance de se juntar ao grupo de campeões, mas perdeu a final para o San Lorenzo.

Maiores campeões da Libertadores da Colômbia

O maior campeão da Colômbia é o Atlético Nacional, com 2 conquistas em 1989 e 2016. O time também foi finalista em 1995, mas foi derrotado.

O Once Caldas é o outro campeão colombiano de Libertadores, com seu surpreendente título conquistado em 2004.

Além disso, mais dois colombianos já fizeram final continental, mas não tiveram sucesso. Foram eles o Deportivo Cali em 1978 e 1999 e o América de Cali em quatro oportunidades: 1985, 1986, 1987 e 1996.