Início » Futebol » Supercopa da Arábia Saudita: história, formato e campeões

Supercopa da Arábia Saudita: história, formato e campeões

Publicado em:

Última atualização:

A Supercopa da Arábia Saudita nasceu em 2013. Desse modo, a competição reunia o vencedor da Copa do Rei e do Campeonato Saudita de Futebol. Entretanto, a partir da temporada 2022-23 passou por uma reformulação no formato. Nesse sentido, o torneio começou a ser disputado por quatro equipes, o campeão e o vice da Copa do Rei e o primeiro e o segundo colocado do Campeonato Saudita.

O torneio marca o início do calendário saudita de futebol. Desse modo, confira todos os detalhes da Supercopa da Arábia Saudita.

História da Supercopa da Arábia Saudita

A primeira edição da Supercopa da Arábia Saudita aconteceu em 2013. Nesse sentido, seguiu os moldes da Supercopa do Brasil, que reúne o campeão da Copa do Brasil e o vencedor do Brasileirão, em uma partida única.

Assim, o Al Fateh, vencedor do Campeonato Saudita de Futebol em 2012, enfrentou o Al Ittihad, campeão da Copa do Rei de 2012. A partida aconteceu no Estádio Rei Abdul Aziz, em Meca e contou com um público de 29.376. O jogo terminou em 2 x 2 e foi para a prorrogação. No tempo extra, o Al Fateh venceu a partida e foi o primeiro campeão da Supercopa da Arábia Saudita.

A competição seguiu no mesmo modelo por oito edições, de 2013 a 2021. O Al Hilal, equipe de Neymar, foi o maior campeão neste período, com três conquistas, em 2015, 2018 e 2021.

Além disso, o torneio só não aconteceu em um ano, em 2017. A partida que deveria acontecer entre Al Hilal e Al Ittihad foi cancelada a pedido do técnico do Edgardo Bauza, técnico da Seleção Saudita. O treinador precisou do calendário para definir o programa ideal para a preparação para a Copa do Mundo de 2018.

Edições da competição em território estrangeiro

Em 2015, a Supercopa da Arábia Saudita aconteceu pela primeira vez fora do país. Nesse sentido, o Al Nassr, vencedor do Campeonato Saudita, enfrentou o Al Hilal, campeão da Copa do Rei, em Londres, Inglaterra. O jogo do título foi no Loftus Road, estádio do Queens Park Rangers, equipe da English Football League Championship, a segunda divisão da Inglaterra.

Apesar dos jogos de futebol no Reino Unido contarem com públicos expressivos, esse não foi o caso desta partida. Dessa forma, 8.439 pessoas compareceram ao jogo e viram o Al Hilal vencer por 1 x 0 e conquistar seu primeiro título da competição. Entretanto, o estádio tem capacidade para receber um público de 18.439.

No ano seguinte, a Supercopa da Arábia Saudita voltou a acontecer na Inglaterra. Porém, o palco da vez foi Craven Cottage, estádio do Fulham. O Al Ahli venceu o Al Hilal nos pênaltis.

Pela terceira edição seguida, em 2018, Al Hilal e Al Ittihad disputaram o título da Supercopa da Arábia Saudita em território inglês. Novamente, o jogo aconteceu na Loftus Road. Entretanto, diferente de 2015, o público abraçou a partida e 16.300 pessoas foram ao estádio. O Al Hilal foi campeão após vencer por 2 x 1.

Após quatro edições do torneio em solo saudita, a Supercopa voltou a acontecer em território estrangeiro em 2023. Dessa vez, o Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi o palco da competição. Quatro clubes participaram da Supercopa: Al Hilal, Al Ittihad, Al Nassr e Al Wehda. Assim, o Al Hilal foi para a final contra o Al Ittihad e venceu por 4 x 1.

Novo formato da Supercopa da Arábia Saudita

A partir de 2022, a competição adotou um novo formato. Desse modo, passou a ser disputada por quatro clubes: o campeão e o vice da Copa do Rei e o primeiro e o segundo colocado do Campeonato Saudita, como acontece na Espanha, por exemplo.

Assim, o Al Fayha (campeão da Copa do Rei), o Al Hilal (vencedor do Campeonato Saudita), o Al Ittihad (vice-campeão saudita) e o Al Nassr (terceiro colocado no campeonato saudita) foram os primeiros a participarem da nova Supercopa da Arábia Saudita. O Al Nassr participou do torneio porque o Al Hilal foi o vice-campeão da Copa do Rei. A final foi entre Al Ittihad e Al Fayah e terminou em 2 x 0 para o Al Ittihad. Assim, a equipe foi a primeira campeã do novo formato da Supercopa.

Na edição mais recente, de 2024, a Supercopa da Arábia Saudita aconteceu na Cidade dos Esportes Príncipe Sultan bin Abdulaziz, em Abha. Dessa forma, os participantes foram:

  • Al Hilal, campeão da Copa do Rei e do Campeonato Saudita de 2023-24
  • Al Nassr, vice-campeão da Copa do Rei e do Campeonato Saudita de 2023-24
  • Al Ahli, terceiro colocado do Campeonato Saudita de 2023-24
  • Al Taawoun, quarto colocado do Campeonato Saudita de 2023-24

Na primeira semifinal, o Al Hilal venceu o Al Ahli nos pênaltis. Na outra partida, o Al Nassr venceu o Al Taawoun por 2 x 0.

Assim, o Al Hilal, de Neymar, e o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, se enfrentaram na final. Como resultado da vitória por 4 x 1 da equipe do Neymar, o Al Hilal levantou sua quinta taça do torneio.

Campeões da Supercopa da Arábia Saudita

Abaixo, confira os times com os melhores desempenhos na competição.

EquipeQuantas vezes foi vice-campeão?Quantas vezes foi campeão?Títulos
Al Faisaly1
Al Fayha1
Al Taawoun1
Al Shabab12014
Al Fateh12013
Al Ahli12016
Al Ittihad312022
Al Nassr322019 e 2020
Al Hilal252015, 2018, 2021, 2023 e 2024