Início » Futebol » Centroavante histórico: confira as estatísticas de Adriano Imperador​

Centroavante histórico: confira as estatísticas de Adriano Imperador​

Publicado em:

Última atualização:

Um dos maiores centroavantes brasileiros no século, o jogador fez história no futebol brasileiro e europeu. Além disso, protagonizou um momento histórico com a camisa da Seleção Brasileira. Confira as estatísticas de Adriano Imperador​!

Revelado pelas categorias de base do Flamengo, o atacante logo foi vendido pelo Rubro-Negro para a Inter de Milão aos 19 anos. Pela equipe, depois de empréstimos, teve seus momentos mais icônicos na Europa.

Posteriormente, Adriano também teve bons desempenhos por clubes brasileiros, conquistando duas edições do Campeonato Brasileiro. Nos anos finais de sua carreira, o Imperador preferiu ficar com seu povo e longe da badalação do futebol.

Como acabou a carreira de Adriano Imperador?

Depois dos altos e baixos do fim de sua carreira, o centroavante encerrou sua passagem pelos gramados nos Estados Unidos. Seu último clube foi o Miami United, em 2016, onde jogou em apenas duas partidas.

No entanto, o jogador nunca teve uma despedida oficial, o que acontecerá neste ano. Em setembro, Adriano anunciou que seu adeus ao futebol será com um amistoso entre Flamengo e Inter de Milão, em 15 de dezembro, nomeado por “A última batalha do Imperador”.

Muita gente me pedia essa despedida. Apesar de ter parado há alguns anos, faltava essa partida para finalizar meu ciclo. Eu devia isso a todos que torceram e ainda torcem por mim“, afirmou o ex-jogador.

O que aconteceu com Adriano Imperador?

Destaque no início do século, Adriano ficou abalado pela morte do pai, em 4 de agosto de 2004, quando vivia o auge de sua carreira. No entanto, segundo o próprio jogador, a ficha só foi cair tempos depois. Desta maneira, viu seu rendimento cair com o passar dos anos.

Quando voltei para a Itália, continuei jogando pra caramba. Artilheiro da Copa das Confederações, artilheiro também no Italiano… E depois bum, do nada. Era uma falta muito grande que eu tinha dele. Naquele momento, logo após que morreu, não senti tanto, a ficha não caiu“, disse em entrevista no Flow Podcast.

Não que a minha família não tenha me dado apoio, mas eu precisava ter aquele cara lá, que sempre esteve. E percebi que não estava mais. Ele tinha 44 anos, eu estava com 24“, revelou.

Quando ele morreu, não consegui, não estava acreditando. Não tive coragem de ir no enterro. Não sei se isso foi um erro. Quando você tem a imagem da pessoa indo embora, você se conforta mais rápido. Como não tive, talvez por isso eu tenha sofrido depois“, relembrou Adriano.

Quais os títulos de Adriano Imperador?

Ídolo com a camisa nerazzurri, a maior parte dos títulos conquistados pelo atacante foram na Itália. Por lá, as estatísticas de Adriano Imperador​ foram impressionantes, contando ainda com quatro títulos do Campeonato Italiano, dois da Copa da Itália e três da Supercopa da Itália.

No Brasil, Adriano atuou por Flamengo, São Paulo, Corinthians e Athletico-PR. No entanto, os títulos no cenário nacional vieram nos clubes de maior torcida, com as conquistas do Campeonato Brasileiro de 2009 e 2011. No primeiro troféu levantado, ainda foi o artilheiro da competição, com 19 gols.

Além disso, o centroavante conta com duas conquistas pela Seleção Brasileira, da Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2005. Na primeira citada, foi autor de um gol histórico nos minutos finais da decisão contra a Argentina, que levou o jogo para os pênaltis.

Quanto Adriano ganhava na Inter?

O ex-jogador já revelou que poderia ter atuado mais tempo pela Inter de Milão e que se arrepende da maneira que deixou a equipe. Em entrevista ao programa Resenha, da ESPN, ele afirmou que não lamenta a ação pelos 7 milhões de euros anuais que abriu mão (hoje, algo como R$ 44,9 milhões), e sim, pela forma como agiu com o presidente da época, Massimo Moratti.

Poderia ter ficado mais tempo na Inter, poderia, sim. Mas como eu estava falando antes: eu não queria mentir para uma pessoa que me deu oportunidade de estar lá, a pessoa que me colocou na Itália (Moratti). Aí eu pensei comigo: se eu não quero mais e eu sei que o clube não me deixaria embora, eu optei por sair. Eu sei que foi uma decisão errada e até hoje eu me arrependo. Mas foi de coração! Eu queria ser o Adriano, não queria ser o Imperador. Eu ganhava 7 milhões de euros por ano. E larguei tudo isso. E não me arrependo!”, disse o ídolo flamenguista.

Em outra oportunidade, Adriano Imperador afirmou no podcast PodPah que usou seu primeiro grande salário na Inter de Milão para comprar uma casa para sua mãe.

Eu ganhei 700 mil reais. A primeira coisa que eu fiz foi comprar a casinha da mamãe. Vou deixar a minha mãe na mão? Nada! E a casa que ela está até hoje, é a casa que ela tem desde aquela época”, disse Adriano.

Quantos gols Adriano fez na carreira?

Com cinco temporadas de Inter de Milão, o clube é o que as estatísticas de Adriano Imperador​ foram mais impressionantes. Ao todo, disputou 177 partidas, com 74 gols e três assistências.

Anteriormente, pelo Parma, clube ao qual foi emprestado pela Internazionale, o atacante jogou 45 vezes e marcou 27 gols. Pela Fiorentina, foram 15 compromissos, balançando as redes seis vezes.

Pelo seu clube do coração, onde foi revelado, o centroavante tem seu segundo maior número de jogos. Pelo Flamengo, participou de 92 jogos, com 45 tentos e 11 assistências.