Início » Futebol » Promessas e realidades: confira os melhores centroavantes brasileiros na Europa

Promessas e realidades: confira os melhores centroavantes brasileiros na Europa

Publicado em:

Última atualização:

Posição que sempre teve o maior glamour no futebol brasileiro, a função conta com diversos nomes no cenário nacional e internacional. Atualmente, muitos deles brigam por um posto entre os melhores centroavantes brasileiros na Europa.

Apesar do grande número de centroavantes qualificados no cenário europeu, recentemente Dorival Júnior tem apostado em nomes que atuam no Campeonato Brasileiro. Recentemente, na última partida da Seleção, contra o Peru, o Brasil teve Igor Jesus como seu centroavante.

Quem são os melhores centroavantes brasileiros na Europa?

Confira os melhores centroavantes brasileiros que jogam em times da Europa a seguir.

Endrick

Uma das grandes revelações do futebol brasileiro na atualidade, Endrick chegou a ser titular da Seleção em algumas partidas com Dorival Júnior. Depois de brilhar pelo Palmeiras, o atacante busca seu espaço no Real Madrid. Até o momento, tem dois gols marcados, um pelo Campeonato Espanhol e outro pela Liga dos Campeões.

Richarlison

Titular na posição na última Copa do Mundo, Richarlison já consolidou seu nome entre os melhores centroavantes brasileiros na Europa. Revelado pelo América-MG, o atleta se destacou no cenário brasileiro atuando pelo Fluminense. Posteriormente, se transferiu para o Watford, onde ficou uma temporada e foi comprado pelo Everton. Pela equipe, disputou quatro temporadas, com 53 gols. Atualmente, nos Spurs, fez 15 gols.

Gabriel Jesus

Outro nome frequente na Seleção até a última Copa do Mundo, Gabriel Jesus tem atuado no Arsenal sob o comando de Mikel Arteta. Entretanto, o atacante brasileiro tem sofrido com as lesões. O Palmeiras revelou o jogador e o vendeu para o Manchester City em 2016. Na equipe, disputou seis temporadas, com 95 gols. Sem espaço na equipe, o City o negociou com o Arsenal, onde já atuou em 79 jogos, balançando as redes 19 vezes.

Matheus Cunha

Um dos mais recentes destaques entre os melhores centroavantes brasileiros na Europa, Matheus Cunha deixou o Coritiba ainda na base para o futebol suíço. Posteriormente, passou por RB Leipzig, Herta e Atlético de Madrid, antes de chegar ao Woverhampton. Desde então, pelo Wolves, em três temporadas marcou 19 gols em 65 partidas.

Evanilson

Recentemente lembrado pelas convocações da Seleção Brasileira, Evanilson é outro nome revelado pelo Fluminense. Depois de quatro temporadas pelo Porto, o centroavante mudou de ares em 2024 e se transferiu para o Bournemouth. Desde então, disputou oito partidas com um gol marcado. Sua temporada mais goleadora ocorreu em justamente na que terminou em 2024, com 25 gols marcados em 42 partidas disputadas.

Arthur Cabral

Atleta especulado no futebol brasileiro em todas as janelas de transferências recentes, Arthur Cabral foi revelado pelo Ceará e passou uma temporada no Palmeiras antes de se transferir para o Basel. Por lá, atuou em três temporadas e foi para a Fiorentina em 2021. Na equipe italiana, atuou em duas temporadas. Posteriormente, o Benfica o comprou em 2023. Desde então, marcou 12 gols em 50 jogos.

Vitor Roque

Ao lado de Endrick, a maior revelação do futebol brasileiro nos últimos anos, Vitor Roque não teve muito espaço no Barcelona. Ainda assim, ele segue com potencial para ser um dos melhores centroavantes brasileiros na Europa. Depois de passar pelas bases de América-MG e Cruzeiro, atuou como profissional no Athletico-PR. Posteriormente, foi vendido ao Barcelona, onde não teve espaço com Xavi e foi emprestado ao Bétis nesta temporada. Até o momento, tem dois gols em dois jogos.