Quando pensamos nas grandes construtoras na Fórmula 1, McLaren, Mercedes e Ferrari são algumas das primeiras que vem à tona. Essas equipes possuem uma trajetória extremamente vitoriosa na modalidade e, não à toa, estão sempre brigando pelos títulos mais importantes a cada temporada que passa. Todavia, no outro lado no espectro, temos equipes que, embora sejam antigas na modalidade, ainda não conseguiram chegar ao topo da categoria, como é o caso da Sauber na F1.
Veja o texto a seguir para descobrir mais sobre a empresa e a sua história na modalidade. Além disso, confira os pilotos que atualmente estão por lá.
Como a relação Sauber e F1 começou?
Em primeiro lugar, é preciso entender que a marca de automóveis esportivos foi criada no ano de 1970. E o responsável por sua criação foi Peter Sauber, um empresário suíço que se aposentou em 2016.
No entanto, a entrada dela no mundo da Fórmula 1 viria a acontecer apenas em 1993, quando Peter decidiu abrir uma equipe para participar do grid. Na ocasião, os pilotos eram o austríaco Karl Wendlinger e o finlandês JJ Lehto, que fizeram uma campanha até razoável e terminaram em 12º e 13º respectivamente. Ressaltando que, durante aquela época, 35 corredores fizeram parte do campeonato.
Todavia, essa seria a mesma tônica dos próximos 13 anos. O time contaria com bons nomes, mas ainda jovens, e sempre terminaria em uma posição de meio de tabela no mundial de construtores. A única temporada mais “fora da curva” nesse sentido foi em 2004, quando o alemão Nick Heidfeld e o finlandês Kimi Raikkonen a levaram a um quarto lugar.
A compra da BMW
Esse cenário mudaria somente no ano de 2006, momento em que a alemã BMW comprou boa parte das ações que a Sauber possuía. Dessa forma, ela agora passaria a ser chamada de BMW Sauber. Essa parceria, ao todo, duraria cinco temporadas, e resultaria nos melhores desempenhos da equipe suíça em toda a sua história, com destaque para os seguintes períodos:
2007
Nessa campanha, os nomes que estiveram ao volante foram Nick Heidfeld, Sebastian Vettel e Robert Kubica. Nick dirigiu o ano inteiro e conseguiu uma campanha quase irretocável, terminando em quinto lugar na classificação geral.
Já Kubica, mesmo ficando em sexto ao final, teve um grave acidente no Canadá. Isso o fez ser substituído por Vettel na prova dos Estados Unidos, que, aliás, foi o primeiro Grande Prêmio do piloto alemão em toda a carreira, e ele terminou na oitava posição.
E quanto a Sauber em si? Segundo lugar no mundial de construtores, atrás apenas da Ferrari.
2008
Um ano depois, ainda com Heidfeld e Kubica, o time manteria suas boas performances, e ainda por cima, conquistaria sua primeira vitória na F1 no GP canadense. Aliás, esse feito foi quase um filme, já que o próprio Robert, que se machucou de forma séria por lá em 2007, era o primeiro corredor a ver a bandeira quadriculada balançando ao fim da prova.
O polonês terminaria 2008 como quarto lugar e Nick seria o sexto. Enquanto isso, a equipe ficaria com o terceiro lugar entre as demais construtoras.
Os dados da Sauber na F1
Agora que você viu os grandes momentos da empresa, é hora de descobrir quais são os seus números históricos dentro da modalidade. Eles refletem quase que de forma precisa aquilo que foi dito anteriormente:
- Número de vitórias: 1;
- Número de poles: 12;
- Pontos totais: 274;
- Voltas mais rápidas: 1;
- Participações em etapas: 99.
Para efeito de comparação, Max Verstappen, em 2023, marcou 575 pontos e obteve 19 vitórias pela Red Bull. Ou seja, o corredor sozinho conseguiu ter um rendimento melhor do que a Sauber em todo o seu tempo na categoria.
Os pilotos de 2024 da equipe
Depois do término da parceria com a BMW em 2010, os resultados, infelizmente, voltaram a piorar. Aliás, não somente isso, mas foi a partir daí que a Sauber começou a atravessar os seus piores anos, com 2024 estando na parte de cima dessa lista. E os nomes que dirigem por ela atualmente são:
Valtteri Bottas
Finlandês que foi um dos grandes corredores do grid enquanto estava na Mercedes, Bottas não é nem metade do que era antes. O piloto claramente está no fim de carreira e não consegue manter mais o mesmo nível de desempenho desde que chegou. Inclusive, em 2024, ele é o último colocado e sequer conquistou um ponto.
Zhou Guanyu
Também chamado de Guanyu Zhou, o chinês está em sua terceira temporada na categoria pelo time e ainda não mostrou a que veio. Teve alguns bons momentos em 2022 mas entrar entre os dez foi o máximo que conseguiu. Além disso, assim como Bottas, está zerado em 2024 e ocupa apenas o 19º lugar.
Quais serão os pilotos da Sauber na F1 em 2025?
E, afinal, com esse desempenho ambos irão continuar para 2025? Infelizmente, um deles, senão os dois, acabarão sendo cortados. Isso porque já é certo que o alemão Nico Hulkenberg, da Haas, ocupará uma das vagas.
A segunda ainda está em disputa por vários corredores, e até mesmo o brasileiro Gabriel Bortoleto possui chances de consegui-la.