Início » Futebol » Quem é o melhor meio-campista do mundo atualmente?

Quem é o melhor meio-campista do mundo atualmente?

Publicado em:

Última atualização:

Quando pensamos em meio-campistas, os primeiros jogadores que vem à mente provavelmente são aqueles camisas dez clássicos, que tinham um talento excepcional e podiam criar jogadas como ninguém, como Pirlo, Zidane ou Maradona. No entanto, embora hoje os jogadores dessa função ainda tenham essa capacidade, fato é que o melhor meio-campista do mundo precisa fazer ainda mais funções dentro do campo, tanto no ataque quanto na defesa.

Sendo assim, veja o texto a seguir para conhecer os que melhor fazem essa tarefa no planeta hoje. Vamos mostrar os critérios que levaram às conclusões e também revelar algumas estatísticas dos jogadores.

Como encontrar o melhor meio-campista do mundo?

Em primeiro lugar, é importante estabelecer quais foram os parâmetros utilizados para chegar aos jogadores em questão. Ressaltando que nenhuma lista é conclusiva e sempre pode haver um pouco de subjetividade.

O critério inicial será observar o número de prêmios coletivos importantes que cada um deles conquistou com o clube. É verdade que a importância de cada um dos troféus varia de acordo com o cenário, mas tentaremos focar nos principais, como o da Champions League e o das ligas domésticas. Especialmente naqueles obtidos durante o último ano, já que a temporada europeia acabou de começar e não tivemos muitos campeões ainda.

Além disso, veremos o número de key passes que os candidatos obtiveram até agora. Essa estatística avançada mostra o números de passes para chances claras de um determinado jogador na partida. No entanto, ao contrário de uma assistência normal, um passe desse tipo não precisa resultar em gol ao fim de uma jogada.

Os três melhores meio-campistas do mundo

Rodri

Considerando o que fez na última temporada e no início dessa, Rodri, para muitos, é o que melhor ocupa a posição hoje no futebol. Não à toa, quando esteve em campo pelo Manchester City, ficou mais de um ano sem perder uma partida. Além disso, conquistou os seguintes troféus em 2023/24 pelos ingleses:

  • Premier League;
  • Mundial de Clubes da FIFA;
  • Supercopa da UEFA.

Somando a isso, ele tinha 84,8 key passes por partida recentemente. No entanto, após sua lesão contra o Arsenal, é provável que fique de fora dos gramados por um bom tempo.

Kevin de Bruyne

Mais um nome do City, de Bruyne vem sendo o rosto do time junto com Erling Haaland nos últimos anos e ganhou as mesmas taças que Rodri. O meia, que atua mais na parte ofensiva, é indispensável hoje para o sistema de ataque dos Citizens. Aliás, quando retornou de lesão ano passado, ajudou, e muito, o clube a vencer a Premier League.

Nas últimas duas temporadas, perdeu apenas quatro vezes em 36 jogos, além de ganhar 28 deles. Já no que se refere ao seu número de key passes, possui 82,6 a cada 90 minutos.

Federico Valverde

Caso Kroos ainda estivesse atuando, provavelmente ele estaria no lugar de Valverde. Todavia, isso não significa que o uruguaio não seja um sucessor à altura do ex-companheiro de time alemão. Em certos pontos, por sinal, é possível dizer que ele foi melhor que Tony, até mesmo nas conquistas do último ano:

  • Champions League;
  • Campeonato Espanhol;
  • Supercopa da Espanha.

Enquanto isso, no quesito key passes, vale destacar que ele possui 79,8 por duelo.