Início » Futebol » Ídolo do futebol italiano, confira as estatísticas de Paolo Maldini no Milan e pela Seleção da Itália

Ídolo do futebol italiano, confira as estatísticas de Paolo Maldini no Milan e pela Seleção da Itália

Publicado em:

Última atualização:

Classe, elegância e harmonia são palavras que descrevem o futebol italiano. A Seleção da Itália, quatro vezes campeã do mundo, contou com talentos que marcaram gerações, como Paolo Maldini. É impossível elencar os melhores jogadores de todos os tempos e não citar o lateral. Ele brilhou no Milan com a leveza e a facilidade em carregar a bola por todos os lados do campo. Conheça, então, as estatísticas de Paolo Maldini e a carreira do lendário atleta.

As estatísticas de Paolo Maldini no início da carreira

Antes dos primeiros passos, é provável que Paolo tenha aprendido a chutar a bola. O garoto de Milão, na Itália, cresceu rodeado de futebol porque o pai, Cesare Maldini, era um grande jogador. Claramente, o patriarca da família passou o amor e o talento pelo esporte ao filho, que se propôs a manter vivo o legado. O menino praticava futebol todos os dias como brincadeira, mas, conforme foi amadurecendo, entendeu que aquela seria a sua profissão.

Ter um pai famoso tem seus prós e contras. Por um lado, Paolo teria inúmeras oportunidades para construir sua carreira facilmente. Entretanto, o rapaz teria que conviver com a pressão em honrar o sobrenome e, claro, as incontáveis comparações. A cada erro, Paolo Maldini sabia que seria julgado e, instantaneamente, o sucesso do pai seria citado.

O zagueiro Cesare, em toda a carreira, defendeu apenas o Milan, um dos maiores clubes de futebol e o terceiro maior campeão italiano. Sendo assim, o veterano desejava ver o filho seguir o mesmo caminho. Quando criança, o patriarca orientou o menino a entrar para as categorias de base do Milan.

Não demorou para os genes chamarem a atenção. Paolo encantou os treinadores e rapidamente ganhou espaço no elenco titular em cada uma das divisões em que atuou. Permaneceu na base até 1984, quando finalmente foi promovido ao time profissional.

Trajetória brilhante no Milan

Paolo celebrou a sua primeira convocação no grupo principal do Milan. Muitos insistiam que o atleta conquistou a promoção porque era filho do lendário Cesare, mas era claro que o talento do garoto foi responsável pelo sucesso. Afinal, ele evoluiu muito desde que estreou nas categorias de base, desenvolvendo suas habilidades com a bola e moldando-se ao seu estilo de jogo preferido.

Em 20 de janeiro de 1985, aos 16 anos, o lateral entrou em campo com o Milan pela primeira vez. A decisão partiu do treinador Nils Liedholm, em confronto contra a Udinese, fora de casa, no Campeonato Italiano. O prodígio, claro, fez bonito e encantou a torcida, que o recebeu de braços abertos.

Aos poucos, o defensor foi conquistando mais espaço no Milan, até se tornar uma peça insubstituível. Ele também obteve uma sintonia incrível com os treinadores Arrigo Sacchi e Fabio Capello.

Falando em estatísticas, Paolo Maldini acumulou 902 partidas oficiais com 33 gols em 25 anos no Milan, válidos entre a Série A, Copa da Itália, Supercopa da Itália, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. Só no Campeonato Italiano, teve 647 participações e 29 tentos. Não dá para negar: ele é um dos maiores ídolos do Milan.

Acompanhe, a seguir, as estatísticas de Paolo em algumas das principais competições.

CompetiçãoJogosGolsAssistências
Série A6472928
Liga dos Campeões12836
Copa da Itália7215
Supercopa da UEFA701
Supercopa da Itália601
Mundial de Clubes200
Dados do site oficial do Milan e Transfermarkt.

Paolo e a Seleção da Itália

Com tudo isso, é claro que Paolo também defendeu a Seleção da Itália na carreira. Ele começou nas categorias de base, até subir para o grupo profissional, atuando ao lado de Gianluigi Buffon, Alessandro Del Piero e Francesco Totti. Juntos, fizeram história no futebol italiano.

No elenco juvenil, o lateral participou de 12 confrontos com cinco gols. Em 30 de março de 1988, estreou no time principal, em amistoso contra a Iugoslávia. Maldini foi sacado do banco de reservas no segundo tempo, em campo por apenas 37 minutos.

No total com a Azzurra, o jogador balançou as redes em sete oportunidades em 126 embates, segundo o Transfermarkt. Entre os compromissos, estavam amistosos, Eurocopa, qualificatórias e a Copa do Mundo. Paolo atuou no Mundial da FIFA em 1990, 1994, 1998 e 2002, sem trazer a taça dourada para casa.

Então fique de olho nas estatísticas de Paolo Maldini na Itália:

CompetiçãoJogosGolsAssistências
Copa do Mundo2300
Eurocopa1300
Qualificat. da Euro2021
Qualificat. da Copa2333
Amistosos4721

Quantos títulos Paolo Maldini tem?

Além de ostentar excelentes números na carreira, Paolo também possui uma prateleira cheia de troféus, adquiridos com o Milan e a Seleção Italiana. O lateral pode dizer que levantou a orelhuda da Liga dos Campeões cinco vezes, além de conquistar o mundo três vezes com os rossoneros.

Prepare o papel e a caneta, porque a lista de títulos de Paolo Maldini é longa:

Títulos Nacionais de Paolo Maldini:

  • Campeonato Italiano – 7 (1988, 1992, 1993, 1994, 1996, 1999 e 2004)
  • Copa da Itália – 1 (2003)
  • Supercopa da Itália – 5 (1989, 1993, 1994, 1995 e 2005)
  • Coppa Italia Primavera – 1 (1985)

    Títulos Internacionais de Paolo Maldini:
  • Champions League – 5 (1989, 1990, 1994, 2003 e 2007)
  • Mundial de Clubes – 3 (1989, 1990 e 2007)
  • Supercopa da UEFA – 4 (1990, 1991, 1995 e 2004)

Apesar do imenso sucesso de Paolo na Seleção da Itália, ele não conseguiu subir no pódio nenhuma vez. Na Copa do Mundo, por exemplo, o mais longe que chegou foi a medalha de bronze em 1990, em casa. Mas é importante ressaltar que o fato de o lateral não ter levantado o caneco em nenhuma oportunidade não apaga a gloriosa história do atleta com a sua nação.

Sendo assim, os únicos troféus que a estrela não ganhou foram a Liga Europa – o torneio ‘secundário’ da UEFA –, a Copa do Mundo, Eurocopa e os campeonatos de base com a Azzurra.