Início » Lutas » UFC » Tudo sobre o peso-leve do UFC: limite de peso, campeões e lutadores icônicos

Tudo sobre o peso-leve do UFC: limite de peso, campeões e lutadores icônicos

Publicado em:

Última atualização:

UFC, PFL, ONE FC; cada organização de artes marciais mistas possui suas regras para a definição de categorias de peso. O Ultimate Fighting Championship, por exemplo, tem nove categorias definidas por determinados limites de peso, indo do peso-palha até o peso-pesado. E uma das mais dinâmicas e concorridas se trata do peso-leve.

Conheça a seguir o limite de peso da categoria no UFC, seu atual campeão e atletas mais destacados.

Quanto pesa um atleta peso-leve do UFC?

Começando pelo básico, o limite de peso para os leves é de 73,3kg — ou 155 libras. Na pesagem, que ocorre no dia anterior à luta, os competidores tentam ao máximo chegar ao limite a fim de evitar uma perda de peso tão grande. Ademais, entre a pesagem e a luta, eles investem em hidratação e uma alimentação energética visando se recuperar do processo de emagrecimento. 

Por ser uma categoria na qual as lutas ficam marcadas pela velocidade, costuma ser a que entrega confrontos mais emocionantes, além de uma das divisões com o maior número de talentos elegíveis à disputa de cinturão. E por falar em cinturão, aqueles atletas que não estejam disputando o título têm uma margem de “sobra” na pesagem, podendo atingir até os 70,7kg. Mas, se o confronto vale o cinturão, o peso deve estar no limite das 155 libras.

Quem é o atual campeão dos pesos-leves no Ultimate?

Durante muito tempo, o quirguistanês Khabib Nurmagomedov chamou a atenção do mundo por deter um cartel invicto no MMA e deter o título de campeão dos leves do UFC entre 2018 e 2020. Contudo, após o falecimento de seu pai, Nurmagomedov decidiu se aposentar dos octógonos.

Após sua saída, justamente pela dinamicidade da categoria, o cinturão dos leves passou a mudar de dono com certa frequência. Nos últimos anos, ele já foi de Justin Gaethje e do brasileiro Charles Oliveira, o Charles do Bronx. Mas no UFC 280, Islam Makhachev, aprendiz de Khabib, conquistou o título e o mantém até hoje.

Atletas icônicos que lutavam nos pesos-leves

Confira, abaixo, alguns nomes inesquecíveis:

Eddie Alvarez: sete lutas no peso-leve e um marco no UFC

O norte-americano Eddie Alvarez fez apenas sete lutas no UFC, o suficiente para conquistar um cinturão e escrever seu nome para sempre na história do peso-leve do Ultimate. Isso porque ele enfrentou os oponentes mais difíceis da categoria: Donald Cerrone, Gilbert Melendez, Anthony Pettis, Rafael dos Anjos, Conor McGregor, Dustin Poirier e Justin Gaethje.

Basta dizer que três deles já foram campeões do UFC, outro foi campeão do Strikeforce e Gaethje foi o primeiro e único campeão peso-leve na história do World of Series Fighting (WSOF).

O brasileiro Rafael dos Anjos

Dentre as poucas derrotas de Rafael dos Anjos no Ultimate, uma foi justamente contra Khabib Nurmagomedov. Mas, em abril de 2014, o brasileiro derrotou Anthony Pettis e se tornou o dono do cinturão da categoria. 

Rafael ainda defendeu o título de Donald Cerrone, porém perdeu para Alvarez e, pouco depois, mudou de categoria no UFC. Contudo, enquanto disputou os leves, ele participou de 17 lutas, vencendo 14 delas e perdendo apenas três. 

Frankie Edgar e suas lutas clássicas na categoria

Se tinha algo que Frankie Edgar sabia fazer bem era protagonizar lutas memoráveis no UFC, principalmente no peso-leve. Foram várias as disputas de cinturão das quais ele participou, incluindo duas vitórias em cima de ninguém menos do que BJ Penn, um dos maiores pesos-leves que já pisaram no octógono do Ultimate.

O ícone BJ Penn

Há campeões da categoria peso-leve do UFC e existe BJ Penn: entre conquistas, perdas e retomadas de cinturão, o lutador foi um dos maiores campeões da história do Ultimate. No octógono, ele derrotou nomes como Joe Stevenson, Sean Sherk, Kenny Florian e Diego Sanchez, em lutas simplesmente impossíveis de definir qual seria a melhor dentre elas. 

Todos os campeões do peso-leve do UFC

CampeãoOponenteData
Jens PulverCaol UnoUFC 30, fevereiro de 2001
Sean SherkKennt FlorianUFC 64, outubro de 2006
BJ PennJoe StevensonUFC 80, janeiro de 2008
Frankie EdgarBJ PennUFC 112, abril de 2010
Benson HendersonFrankie EdgarUFC 144, fevereiro de 2012
Anthony PettisBenson HendersonUFC 164, agosto de 2013
Rafael dos AnjosAnthony PettisUFC 185, março de 2015
Eddie AlvarezRafael dos AnjosUFC Fight Night, junho de 2016
Conor McGregorEddie AlvarezUFC 205, novembro de 2016
Khabib NurmagomedovAl IaquintaUFC 223, abril de 2018
Charles OliveiraMichael ChandlerUFC 262, maio de 2021
Islam MakhachevCharles OliveiraUFC 280, outubro de 2022