Início » Futebol » Desempenho do Vasco nos clássicos estaduais: a equipe leva a melhor contra os rivais?

Desempenho do Vasco nos clássicos estaduais: a equipe leva a melhor contra os rivais?

Publicado em:

Última atualização:

Assim como qualquer time, o Vasco tem os seus rivais; mas, afinal, como é o desempenho do Vasco nos clássicos estaduais? Entre Flamengo, Botafogo e Fluminense, o cruzmaltino já protagonizou algumas das maiores batalhas do futebol carioca e brasileiro.

Continue a leitura e veja o desempenho do Vasco contra os maiores rivais entre os Campeonatos Carioca e Brasileiro, bem como as maiores goleadas que já aconteceram em cada um dos clássicos.

Clássico dos Milhões: Vasco x Flamengo

O Clássico dos Milhões é sempre um dos mais assistidos, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Flamengo e Vasco já se enfrentaram nada mais, nada menos do que 404 vezes até hoje.

Nesse duelo, entretanto, o Mengão possui uma vantagem histórica, e até mesmo discrepante. Foram 159 vitórias rubro-negras contra 132 do Gigante da Colina. Ainda assim, esses números não contam a história completa do confronto, já que houve 113 empates, com um saldo de gols também bastante equilibrado. Isso porque o rubro-negro marcou 554 gols, enquanto o cruzmaltino balançou as redes 516 vezes.

Além disso, pelo Campeonato Carioca, o Vasco continua em desvantagem: são 246 partidas, com 80 vitórias dos vascaínos contra 98 dos flamenguistas, bem como 68 empates. Já no Brasileirão, em 64 jogos, houve 23 empates, com 17 vitórias dos Camisas Negras contra 24 conquistas do Mengo.

No último confronto entre as equipes, realizado em 15 de setembro pelo Campeonato Brasileiro de 2024, Flamengo e Vasco empataram no Maracanã. Gerson, volante do Flamengo, abriu o placar da partida aos 27 minutos do segundo tempo. No entanto, Philippe Coutinho, cria da casa e recém-chegado à equipe, descontou com seu primeiro gol após retornar ao Vasco aos 42 minutos, garantindo um ponto para o time na competição.

Apesar da histórica vantagem do Flamengo sobre o Vasco, quem saiu com a maior goleada do confronto foram os vascaínos. Isso porque, pelo Campeonato Carioca de 1931, o Vascão goleou o Fla por 7 a 0, em um vexame histórico. Mesmo assim, o desempenho do Vasco perante o Flamengo é negativo.

Clássico da Amizade: Vasco x Botafogo

Dentre os grandes clássicos estaduais, o Clássico da Amizade entre Vasco e Botafogo é onde o cruzmaltino mais se sobressai. Isso porque, em 358 confrontos, o Vasco venceu 153 vezes, enquanto o Botafogo somou cem vitórias. Houve ainda 105 empates, mostrando uma clara superioridade vascaína no histórico do duelo.

Um dos episódios mais marcantes dessa rivalidade ocorreu na final do Campeonato Carioca de 1997, quando o Vasco venceu o Botafogo por 1 a 0 no segundo jogo da final, garantindo o título estadual daquele ano. Mas foi na goleada do mesmo campeonato, porém em 2001, que o Gigante da Colina de fato se impôs: foram sete gols em cima do Botafogo.

E por falar em Campeonato Carioca, as equipes já se enfrentaram 224 vezes na competição. Entretanto, o desempenho do Vasco no clássico permanece melhor que o do Botafogo, com 96 vitórias do Gigante da Colina contra 63 do Fogão.

Na Série A do Campeonato Brasileiro, a diferença entre os dois times é menor: são 52 jogos, 22 vitórias do Vascão e 11 do Botafogo, além de 19 empates. Já na Série B, o Glorioso leva a melhor: são dois jogos e duas vitórias da equipe.

O último confronto entre os clubes ocorreu em 29 de junho, pelo Brasileirão. O Botafogo abriu o placar com o zagueiro Bastos aos 28 minutos do segundo tempo, mas o Vasco diminuiu o placar com o argentino Vegetti, craque do time junto a Philippe Coutinho.

Clássico dos Gigantes: Fluminense

No Clássico dos Gigantes, o desempenho do Vasco é melhor que o do Fluminense, apesar de haver certo equilíbrio. Isso porque os times já se enfrentaram 334 vezes. Entre os dois, o cruzmaltino venceu em 121 oportunidades, enquanto o Tricolor Carioca conseguiu 111 vitórias. As equipes ainda chegaram a 101 empates.

Pelo Campeonato Carioca, jogaram 225 partidas, com uma incrível marca: são 80 vitórias para cada lado. Além disso, empataram 66 vezes. Inclusive, a maior goleada que aconteceu entre os dois times foi um 6 a 0 do Vascão sobre o Flu, no Campeonato Carioca de 1930.

Já no Campeonato Brasileiro, foram 67 embates, com 24 vitórias do Vasco e outras 17 do Fluminense. Os times empataram outras 26 vezes, mostrando um resultado mais equilibrado na competição.

Uma disputa memorável entre as equipes ocorreu pela Taça Rio, em 1993. Naquela ocasião, o Vasco venceu por 2 a 0, com dois gols de Valdir — por sinal, o goleador da competição.

A última vez que Vasco e Fluminense se enfrentaram foi em 10 de agosto pelo Brasileirão de 2024, em uma vitória por 2 a 0 do Gigante da Colina em casa, com gols de Vegetti, aos 23 minutos do primeiro tempo, e Victor Luís, aos 20 minutos da segunda etapa.

Desempenho do Vasco no histórico com os rivais

Apesar de um desempenho negativo perante o Flamengo, o Vasco mantém o protagonismo contra o Fluminense, mas principalmente em relação ao Botafogo. Isso mostra que o apelido de Gigante da Colina faz sentido para a equipe, e que a camisa do Vasco da Gama pesa mais do que se imagina.