A temporada 2024 da Fórmula 1 segue a todo vapor. Max Verstappen, da Red Bull, é favorito ao título mundial pelo quarto ano seguido no campeonato de pilotos. Entretanto, a inconsistência do holandês nas pistas pode entregar o troféu aos adversários. Mas, afinal, quem lidera a classificação da Fórmula 1? Confira todas as informações sobre a elite do automobilismo.
Confira a classificação dos pilotos na Fórmula 1
O líder da classificação da Fórmula 1 é Max Vestappen, da Red Bull, com 331 pontos. O holandês se mantém em primeiro lugar mesmo depois de perder o Grande Prêmio de Singapura. O tricampeão mundial venceu sete corridas na temporada, incluindo Bahrein, Arábia Saudita, Japão, China, Emilia-Romagna, Canadá e Espanha.
A vantagem de Verstappen sobre Lando Norris, segundo colocado na tabela dos pilotos, é de 52 pontos. Em terceiro lugar vem Charles Leclerc, da Ferrari, com 245.
Lembrando que o atleta que terminar em primeiro lugar é o campeão mundial da Fórmula 1. Não há prêmio em dinheiro, muito menos troféus para o segundo ou terceiro. Somente o vencedor leva para casa a estatueta e, claro, a vaga na seleta lista de campeões históricos da elite do automobilismo.
Se você chegou até aqui, é porque está interessado em saber como está a classificação da Fórmula 1 após 18 corridas. Então veja a tabela atualizada com a pontuação de cada competidor.
- Max Verstappen (Red Bull) – 331 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 279 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – 245 pontos
- Oscar Piastri (McLaren) – 237 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – 190 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 174 pontos
- George Russell (Mercedes) – 155 pontos
- Sergio Perez (Red Bull) – 144 pontos
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 62 pontos
- Nico Hulkenberg (Haas) – 24 pontos
- Lance Stroll (Aston Martin) – 24 pontos
- Yuki Tsunoda (RB Honda) – 22 pontos
- Alexander Albon (Williams) – 12 pontos
- Daniel Ricciardo (RB Honda) – 12 pontos
- Pierre Gasly (Alpine) – 8 pontos
- Oliver Bearman (Haas) – 7 pontos
- Kevin Magnussen (Haas) – 6 pontos
- Esteban Ocon (Alpine) – 5 pontos
- Franco Colapinto (Williams) – 4 pontos
- Zhou Guanyu (Kick Sauber) – 0 ponto
- Logan Sargeant (Williams) – 0 ponto
- Valtteri Bottas (Kick Sauber) – 0 ponto
Como está o Campeonato de Construtores da Fórmula 1 2024?
As 10 equipes da Fórmula 1 disputam o Campeonato de Construtores. Assim como os pilotos, os times também pontuam aos finais de semana. Para chegar ao valor, soma-se a pontuação dos dois pilotos do grupo. Por exemplo, na Red Bull, os valores de Max Verstappen e Sergio Perez são somados para determinar quanto a equipe faturou na prova.
Surpreendentemente, a McLaren domina a tabela da Fórmula 1. É um choque porque, nos últimos três anos da modalidade, a Red Bull e a Ferrari lideraram as estatísticas. Neste ano, a competição está acirrada e pode até trazer um campeão diferente.
Acompanhe, então, a classificação do Campeonato de Construtores.
- McLaren Mercedes – 516 pontos
- Red Bull – 475 pontos
- Ferrari – 441 pontos
- Mercedes – 329 pontos
- Aston Martin – 86 pontos
- RB Honda – 34 pontos
- Haas Ferrari – 31 pontos
- Williams Mercedes – 16 pontos
- Alpine – 13 pontos
- Kick Sauber – 0 ponto
Quantas corridas faltam para terminar a Fórmula 1?
Faltam seis corridas para acabar a temporada 2024 da Fórmula 1. As etapas restantes serão nos Estados Unidos (Texas), México, Brasil, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi. A última prova do calendário está agendada para 08 de dezembro, no Circuito Yas Marina, na ilha próxima à capital dos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi. Todos os pilotos vão participar.
Max Verstappen, Lando Norris e Charles Leclerc são favoritos ao título na elite do automobilismo. O cenário está aberto e qualquer um dos três pode subir no lugar mais alto do pódio em dezembro. Certamente, os torcedores da Red Bull querem ver Verstappen faturar o tetracampeonato, mas muitos apaixonados pelo esporte gostariam de ver um novo campeão.
Como funciona o sistema de pontuação da Fórmula 1?
Para definir quanto cada atleta ganha após os treinos e a corrida, a Fórmula 1 utiliza um sistema de pontuação. É assim que o torneio determina a classificação dos pilotos e, consequentemente, dos construtores a cada temporada.
Somente os pilotos que terminam entre os dez primeiros no Grande Prêmio pontuam. O primeiro colocado é quem mais fatura, 25 pontos, seguido do segundo lugar, 18, e do terceiro, 15. Além disso, o competidor que fizer a volta mais rápida da prova ganha um ponto extra, mas apenas se ele estiver entre os 10 primeiros.
Outro modo de conquistar pontos é através da corrida sprint. Porém, apenas os oito melhores são beneficiados, com o vencedor da etapa somando oito pontos; o segundo lugar, sete; o terceiro, seis, e assim sucessivamente até o oitavo.
Por fim, confira todas as pontuações da competição:
- 1º lugar: 25 pontos
- 2º lugar: 18 pontos
- 3º lugar: 15 pontos
- 4º lugar: 12 pontos
- 5º lugar: 10 pontos
- 6º lugar: 8 pontos
- 7º lugar: 6 pontos
- 8º lugar: 4 pontos
- 9º lugar: 2 pontos
- 10º lugar: 1 ponto