Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Guia da Fórmula 1: veja quem são os pilotos da categoria em 2024

Guia da Fórmula 1: veja quem são os pilotos da categoria em 2024

Publicado em:

Última atualização:

Para você que não é tão fã de Fórmula 1, saiba que a categoria atualmente é a maior de todo o automobilismo. Nela, podemos ver os carros com as tecnologias mais avançadas deslizando sobre pistas bem tradicionais e também conseguimos observar os maiores corredores do planeta disputando entre si corridas emocionantes. E falando em pilotos de Fórmula 1, esses são algumas das personalidades mais interessantes do mundo esportivo, quase pop stars.

Sendo assim, antes de ver qualquer corrida acontecendo, é recomendável saber mais sobre eles para entender o contexto que cada um está inserido, portanto, não deixe de ler o texto a seguir e descubra mais sobre o assunto. Vamos mostrar quantos estão no grid atualmente, contar um pouco da trajetória dos competidores e revelar sua posição atual

Quantos pilotos existem na Fórmula 1 2024 ?

Nessa última temporada, o número máximo de competidores que podem fazer parte de uma prova é de 20. Todos eles precisam estar integrados a um time que, por sua vez, pode ter dois pilotos usando o seu carro. Na Red Bull, por exemplo, Max Verstappen e Sergio Pérez funcionam como uma dupla e, embora cada um tenha seu próprio interesse, precisam trabalhar em equipe de vez em quando.

Vale destacar também que, anteriormente, o número de participantes era até maior e mais times estavam presentes na competição. No entanto, desde 2020, apenas dez construtoras estão na linha de largada. Lembrando, aliás, que elas não são fixas, e podem sair da F1 dependendo do ano ou do investimento feito nelas.

O mesmo vale para os pilotos. Caso a Red Bull veja que Verstappen ou Pérez não desempenham conforme o esperado, pode simplesmente trocá-los quando vier à tona, mesmo que seja no meio de uma temporada.

Quais são os pilotos da Fórmula 1 em 2024?

Agora que você entendeu melhor como funciona o regulamento, é o momento de descobrir quem são os nomes atualmente presentes na F1 e a sua colocação no mundial. Começando pela equipe que foi usada como exemplo, criamos a seguinte relação:

Pilotos da Red Bull Racing na Fórmula 1

Max Verstappen: primeiro lugar geral

Nos últimos quatro anos, Verstappen é, de longe, o grande nome da categoria, o melhor corredor do planeta. O holândes venceu nada menos que os últimos três títulos mundiais e, em 2024, busca o seu quarto com a RBR. Além disso, é preciso mencionar que, ao todo, Max conta com 61 vitórias na carreira, 109 pódios e 2.917,5 pontos.

Sergio Pérez: oitavo lugar geral

O outro integrante da equipe com origens austríacas é o mexicano Sergio Pérez. “Checo”, como é apelidado, está na RBR em 2021 e, nesse ano, atravessa um dos seus piores momentos como corredor. No entanto, ainda assim é uma figura bem experiente, que tem seis vitórias, 39 pódios e 1.630 pontos.

Pilotos da Mercedes na Fórmula 1

Lewis Hamilton: sexto lugar geral

Antes de Max Verstappen dominar o automobilismo, seu dono era Sir Lewis Hamilton. O piloto britânico é o maior vencedor da história da F1 com sete títulos, ao lado do alemão Michael Schumacher, e seis deles foram na equipe de cor prateada. Ainda por cima, nesse intervalo, conquistou 105 vitórias, 201 pódios e 4.813 pontos.

George Russell: sétimo lugar geral

Além de Hamilton, Russell também veste o macacão da “Merc” e é um dos pilotos jovens mais promissores do mundo atualmente. Outro britânico, chegou a equipe em 2022 e é um dos que mais extrai do seu carro. Não tem título mundial, é verdade, mas já obteve duas vitórias, 14 pódios e 624 pontos.

Pilotos da McLaren na Fórmula 1

Lando Norris: segundo lugar geral

Na equipe papaia, o principal destaque dos últimos anos é Lando Norris. Mais um nascido na Grã-Bretanha, assim como Russell é uma das grandes promessas do grid e, atualmente, vive sua melhor fase na carreira, sendo o principal rival de Verstappen. Possui três vitórias, 64 pódios e 912 pontos desde que começou na categoria.

Oscar Piastri: quarto lugar geral

Já o segundo integrante da equipe nasceu na Austrália e está apenas em seu segundo ano na Fórmula 1. Para muitos, aliás, Piastri será o grande destaque do automobilismo daqui a alguns anos e, não à toa, já conseguiu um quarto lugar no torneio. Somando a isso, tem duas vitórias, nove pódios e 334 pontos.

Pilotos da Ferrari na Fórmula 1

Charles Leclerc: terceiro lugar geral

Na equipe de corrida mais famosa do mundo, Charles Leclerc é a principal estrela. O monegasco de 26 anos também é um postulante ao título esse ano e, embora corra por fora da disputa entre Norris e Verstappen, vem fazendo provas bem sólidas. Lembrando que ele já possui sete vitórias, 39 pódios e 1.319 pontos.

Carlos Sainz: quinto lugar geral

O segundo piloto da Scuderia é o espanhol de Madrid Carlos Sainz. Com 30 anos nas costas, já está há um bom tempo na Fórmula 1 e sempre corre no pelotão de frente da categoria, mesmo nunca disputando títulos. Além disso, já conquistou três vitórias, 23 pódios e 1.172,5 pontos.

Pilotos da Aston Martin na Fórmula 1

Fernando Alonso: nono lugar geral

O único campeão mundial além de Hamilton e Verstappen, Alonso é uma lenda na modalidade e o maior piloto espanhol da história. “El Nano” há duas temporadas está na Aston Martin e, com “apenas” 43 anos, ainda é extremamente competitivo. No geral, já venceu 39 corridas, fez 106 pódios e obteve 2.329 pontos.

Lance Stroll: décimo primeiro lugar geral

Filho do dono da Aston, Lance é um dos corredores mais polêmicos atualmente por conta de suas atitudes. Muitos, inclusive, dizem que ele só está na categoria por conta do próprio pai, que não parece ter interesse em dispensá-lo. Em se tratando de estatísticas, ele possui três pódios e 292 pontos desde que começou.

Pilotos da Haas na Fórmula 1

Nico Hulkenberg: décimo lugar geral

O alemão Nico Hulkenberg é um dos grandes veteranos do grid e é conhecido por ser o que mais disputou provas sem vencê-las. Verdade seja que nunca esteve em uma das principais equipes, mas ele sequer possui pódio e tem apenas 557 pontos em longos anos no esporte.

Kevin Magnussen: décimo sétimo lugar

No Brasil, conhecido como “magnata”, Kevin também está há um tempo sendo corredor e, assim como Hulkenberg, tem vários retrospectos negativos. Dinamarquês, possui apenas um pódio e 192 pontos na carreira, além de viver uma de suas piores fases recentemente.

Pilotos da RB Honda na Fórmula 1

Yuki Tsunoda: décimo segundo lugar geral

O único japonês do evento, Tsunoda era um grande nome das categorias de base da F1, mas ainda não correspondeu às expectativas, sem conquistar vitórias ou pódios, tendo apenas na carreira 83 pontos até então. No entanto, hoje com 24 anos, até vive uma boa fase e é o grande piloto da RB.

Liam Lawson: sem posição

Lawson ainda não estreou esse ano, mas entrará no lugar de Daniel Ricciardo nessas corridas finais. O neozelandês disputou apenas cinco corridas de F1 na carreira, todas em 2023, logo, ainda é difícil fazer uma análise sobre o jovem de 24 anos. No entanto, é provável que ele dê bastante trabalho a Tsunoda nos próximos tempos.

Pilotos da Williams na Fórmula 1

Alex Albon: décimo terceiro lugar geral

Tailandês de 28 anos, Albon, assim como Yuki, veio das categorias de base do automobilismo e ainda não entregou tanto. Na carreira, para se ter uma ideia, possui apenas dois pódios e 240 pontos.

Franco Colapinto: décimo nono lugar geral

Colapinto é o primeiro argentino que dirige na Fórmula 1 em quase 20 temporadas e, por mais que sua posição pareça ruim, vale lembrar que ele só teve duas corridas em sua trajetória, com dois pontos conquistados.

Pilotos da Alpine na Fórmula 1

Esteban Ocon: décimo oitavo lugar geral

Francês em uma equipe francesa, Ocon é mais uma das “eternas promessas” que está no torneio. Com 28 anos, todavia, apenas conquistou uma vitória, três pódios e 427 pontos, sem chegar a brigar por título.

Pierre Gasly: décimo quinto lugar geral

Também francês, Gasly, embora tenha estatísticas parecidas com Ocon na carreira, teve carros piores e, atualmente, se provou mais piloto. No geral obteve uma vitória, quatro pódios e 402 pontos.

Pilotos da Stake na Fórmula 1

Zhou Guanyu: vigésimo lugar geral

Chinês de 25 anos, a carreira de Zhou é bem difícil de se avaliar até agora. Por mais que ele não tenha vitórias ou pódios, somando apenas 12 pontos, sempre dirigiu carros abaixo da média em todas suas carreiras.

Valtteri Bottas: vigésimo-segundo lugar geral

Por fim, o finlândes ex-Mercedes completa a lista. Bottas tem 35 anos e está nas fases finais da carreira, o que explica o péssimo momento que vive hoje. Todavia, historicamente, ele é um nome importante na Fórmula 1, com dez vitórias, 67 pódios e 1.797 pódios.

Outros pilotos que fizeram parte da temporada

Como foi comentado antes no texto, não é incomum que trocas de pilotos sejam feitas no meio da temporada e, em 2024, já tivemos duas delas. Os pilotos que saíram foram Daniel Ricciardo (14º), da Austrália, e Logan Sargeant (21º), dos Estados Unidos. Além disso, na corrida da Arábia Saudita, o britânico Oliver Bearman (16º) substituiu Carlos Sainz, que não correu para fazer uma cirurgia no apêndice.