Início » NFL » Melhor jogador de futebol americano: veja o ranking com os 15 melhores da história

Melhor jogador de futebol americano: veja o ranking com os 15 melhores da história

Publicado em:

Última atualização:

Com diversos jogadores se destacando na NFL, a discussão de quem é o melhor jogador da história do futebol americano pode ser bem acirrada. No entanto, alguns nomes despontam, como é o caso de Tom Brady, considerado o “GOAT” pela maioria dos fãs.

Veja quem são os 15 melhores jogadores de futebol americano de todos os tempos.

Melhores jogadores de defesa da história do futebol americano

Muitas vezes os jogadores de defesa acabam sendo preteridos aos de ataque no futebol americano. Porém, muitos defensores marcaram seus nomes na história da liga fazendo “o trabalho sujo”. Confira os principais:

Reggie White

O apelido de “Ministro da Defesa” não veio à toa. Reggie White foi um jogador que redefiniu a qualidade de defesa no futebol americano. Com passagens pelo Philadelphia Eagles e, principalmente pelo Green Bay Packers, o defensive end foi eleito o Melhor Defensor do Ano em duas oportunidades.

Além disso, ele foi o líder em sacks da NFL também em duas ocasiões, nas temporadas 1987 e 1988. Ao todo, White é o segundo jogador com mais sacks (198) na história do futebol americano, atrás apenas de Bruce Smith, que tem 200.

Ademais, ele participou de 13 edições do Pro Bowl em suas 15 temporadas na liga. Mesmo com apenas um título, no Super Bowl XXXI, em 1996, White é uma das lendas da liga.

Lawrence Taylor

Para muitos, Lawrence Taylor é o melhor jogador de defesa da história, sendo eleito MVP da NFL em 1986. Ao lado de Alan Page em 1971, ele se tornou o único jogador defensivo a levar o prêmio em toda história.

Em uma carreira dedicada inteiramente ao New York Giants, o linebacker se consagrou bicampeão de Super Bowl, com títulos em 1986 (XXI) e 1990 (XXV).

Além disso, foram dez indicações ao Pro Bowl e três prêmios de Defensor do Ano da NBA.

Dick Butkus

O linebacker histórico do Chicago Bears, Dick Butkus, era um defensor de muita agressividade, que distribuía tackles em profusão.

Em apenas nove nos na liga, a lenda participou de oito edições de Pro Bowl, e também ganhou o prêmio de Defensor do Ano em 1969 e 1970. Sendo um dos melhores da NFL na posição, Butkus foi eleito para o Time Ideal All-Pro em cinco oportunidades.

No entanto, ele não foi campeão do Super Bowl pelo Bears, mas mesmo assim marcou seu nome na história da franquia.

Ray Lewis

Outro jogador de defesa que marcou época no futebol americano foi Ray Lewis, do Baltimore Ravens. Entre 1996 e 2012, ele defendeu apenas a equipe de Maryland na NFL, sendo peça fundamental na unidade defensiva tanto do time campeão de 2000 como também de 2012.

Como o melhor jogador da equipe de defesa, Lewis foi um dos responsáveis pelas atuações históricas do time que permitiu apenas seis pontos em três jogos de Playoff na temporada 2000, um feito impressionante mesmo para um time campeão.

Ao longo de sua carreira, ele acumulou mais de 2.000 tackles, 31 interceptações, 41.5 sacks, 19 fumbles forçados e 20 fumbles recuperados e foi eleito duas vezes Defensor do Ano (2000 e 2003),

Aaron Donald

Por fim, Aaron Donald também marcou seu nome entre os principais defensores da história da NFL. Em dez temporadas pelo Los Angeles Rams, o defensive tackle não apenas participou de dez edições do Pro Bowl, como também foi eleito oito vezes para o Time Ideal da liga.

Ademais, ele também ganhou o prêmio de Defensor do Ano em três ocasiões: 2017, 2018 e 2020.

Pelo Rams, foram duas disputas de Super Bowl. A primeira delas em 2018, perdendo para o New England Patriots de Tom Brady. Em seguida, o time de Los Angeles voltaria a final em 2021, vencendo o Cincinatti Bengals e consagrando Donald como campeão da NFL.

Jogadores de ataque

Certamente os quarterbacks ganham muito mais destaque na unidade ofensiva. Contudo, jogadores de outras posições como running backs, wide receivers, etc, ajudam a engrenagem do ataque funcionar. Veja alguns dos maiores jogadores de ataque da história da NFL:

Barry Sanders

Apesar de nunca ter disputado um Super Bowl sequer em toda carreira, Barry Sanders marcou seu nome na história da NFL. Em todas suas dez temporadas na liga, o running back foi eleito para o Pro Bowl. Além disso, ele foi o Melhor Jogador de Ataque em 1994 e 1997, ganhando o título de MVP também em 97.

Sanders também foi líder em touchdowns na temporada 1991 e também em jardas terrestres avançadas nos anos de 1990, 1994, 1996 e 1997.

Com um estilo único de corrida e a capacidade de fazer jogadas em bolas que pareciam perdidas, o jogador do Detroit Lions é reverenciado como um dos melhores da história do futebol americano.

Walter Payton

Outro running back histórico da National Football League é Walter Payton, do Chicago Bears. Em 13 temporadas na liga, o jogador participou de 9 Pro Bowls e foi líder em jardas terrestres avançadas entre 1976 e 1979. Nesse meio tempo, ele ganhou o prêmio de MVP da NFL em 1977 e também foi o Jogador Ofensivo do Ano.

Posteriormente, Payton finalmente venceria um Super Bowl, sendo um dos destaques do time que derrotou o New England Patriots na decisão da temporada 1985 por 46 a 10.

Com toda essa carreira de sucesso, o running back já foi eleito o quinto melhor jogador de todos os tempos da liga em votação de 2010.

Jim Brown

Referência da era pré-Super Bowl, Jim Brown é considerado por muitos o melhor running back da história da NFL, e um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Em sua carreira no futebol americano profissional, o jogador ganhou o prêmio de MVP três vezes (1957, 1958 e 1965) e foi campeão da liga em 1964 pelo Cleveland Browns.

Além disso, em suas nove temporadas na NFL, Brown foi o líder em jardas terrestres em oito ocasiões, e também líder em touchdowns em cinco delas.

Por fim, ele também acumula oito seleções para o Pro Bowl, ficando de fora apenas em 1962.

Jerry Rice

Mudando um pouco de posição temos Jerry Rice, eleito em diversas ocasiões o melhor wide receiver da história da NFL. Inclusive, até os anos 2010, ele era considerado o maior jogador de futebol americano de todos os tempos.

Recordista em touchdowns (208) e em jardas conquistadas (22.895), Rice foi tricampeão de Super Bowl pelo San Franciso 49ers. Nesse meio tempo, foram 13 seleções para o Pro Bowl, dez escalações no Time Ideal e dois prêmios de Melhor Jogador Ofensivo.

Depois de sua passagem fantástica pelo time de San Francisco, ele também jogou no Oakland Raiders e no Seattle Seahwaks na reta final da carreira.

Melhores quarterbacks

Por último, os estrelas dentre as estrelas, os principais quarterbacks da história do esporte:

Dan Marino

Com uma carreira dedicada ao Miami Dolphins, Dan Marino se tornou um dos principais quarterbacks da NFL, mesmo sem nunca ter vencido o Super Bowl.

Em sua carreira que durou de 1983 a 1999, o jogador ganhou os prêmios de MVP e Jogador Ofensivo do Ano em 1984. Neste mesmo ano, por exemplo, ele foi o líder em jardas passadas na liga pela primeira das cinco vezes em sua trajetória.

Ao todo, foram também nove indicações ao Pro Bowl ao longo de 17 temporadas completas na NFL.

Johnny Unitas

Johnny Unitas fez história com a camisa do Baltimore Colts, time que atualmente joga em Indianápolis. Logo depois de ter sido draftado pelo Pittsburgh Steelers, o quarterback não quis jogar sua primeira temporada e se transferiu para Baltimore, onde conquistou a liga em quatro ocasiões.

Além disso, ele venceu o prêmio de MVP em três temporadas: 1959, 1964 e 1967, jogando também dez edições de Pro Bowl.

Não só isso, mas Unitas também deteve o recorde de 47 jogos consecutivos com passes para touchdown por 52 anos, sendo ultrapassado apenas por Drew Brees em 2012.

Joe Montana

Jogador icônico dos anos 1980 e 1990, Joe Montana conta com feitos extraordinários em sua longa carreira pelo San Franciso 49ers. Tetracampeão de Super Bowl, o quarterback foi o primeiro jogador da história do futebol americano a ser eleito três vezes MVP da partida.

Nesse meio tempo, ele também teve a incrível marca de nenhum passe interceptado nas quarto edições de Super Bowl que disputou, conta ainda com um passe de 92 jardas para dar a vitória no Super Bowl XXIII.

Durante muito tempo, Montana foi considerado o melhor quarterback da história da NFL.

Patrick Mahomes

Apesar de ainda estar em atividade, Patrick Mahomes já se credencia como um dos grande jogadores da história do futebol americano. Com três títulos de Super Bowl, o jogador de 29 anos disputou uma final da Conferência em todas suas sete primeiras temporadas com o Kansas City Chiefs.

Individualmente, ele conta com três prêmios de MVP de Super Bowl e mais dois de temporada regular, além de ter liderado a NFL em passes para touchdown em 2018 e 2022.

Com vários anos de carreira pela frente, Mahomes tem de tudo para se consolidar nesta lista de melhores da história.

Peyton Manning

Peyton Manning é o jogador que mais venceu prêmios de MVP da NFL, com cinco troféus na conta. Ademais, foram também mais dois títulos de Super Bowl, um com o Indianapolis Colts e outro com o Denver Broncos.

Em 18 anos na liga, ele participou de 14 Pro Bowls e, quando encerrou sua carreira, em 2016, era o recordista de touchdwons e jardas de todos os tempos.

Manning é dono de um incrível e único legado na liga, sendo o jogador mais condecorado individualmente.

Tom Brady

Por fim, mas não menos importante, temos Tom Brady. Ex-quarterback de New England Patriots e Tampa Bay Buccaneers, ele é indiscutivelmente o “GOAT”, sigla muito usada para designar o Melhor de Todos os Tempos (Greatest of All Time em inglês).

Com sete títulos de Super Bowl, Brady conquistou mais títulos que qualquer franquia na liga. Isso se dá por conta de suas seis conquistas pelo Patriots e sua última por Tampa Bay.

Além disso, foram cinco prêmios de MVP de Super Bowl, com três prêmios na temporada regular.

Em termos de recordes, Tom Brady não apenas é o quarterback com mais vitórias na temporada regular, como também é o jogador com mais partidas e mais vitórias em pós temporada.

Escolha 199 do Draft da NFL de 2000, o quarterback saiu de um desconhecido ao maior jogador de futebol americano de todos os tempos.