Início » Basquete » NBB » Tudo sobre o NBB no Brasil: história, campeões e favoritos para 2024/25

Tudo sobre o NBB no Brasil: história, campeões e favoritos para 2024/25

Publicado em:

Última atualização:

Uma das modalidades que vem chamando bastante a atenção do público brasileiro nos últimos tempos é o basquete. Após a pandemia de COVID, um estudo feito pela Sports Value revela que o número de praticantes da modalidade subiu de 2 para 8%. Muito disso pode ser atribuído, claro, à NBA e às várias de suas partidas que passaram a ser transmitidas por plataformas streaming e canais por assinatura, todavia, além disso, o campeonato de basquete do Brasil, o NBB, também tem sua parcela de contribuição.

Você por acaso já assistiu ao torneio? Caso não, leia o texto a seguir para conhecer mais sobre. Vamos explorar suas origens, os maiores vencedores e analisar como pode ser a próxima edição do evento.

Como surgiu o NBB no Brasil?

Primeiramente, é preciso entender que o Campeonato Brasileiro de Basquete já existe desde o século 20. O torneio, de acordo com o histórico da confederação da modalidade no país, a CBB, existe desde 1965 e, originalmente, tinha o nome de Taça Brasil. Para aqueles que são fãs de futebol, devem ter percebido que há uma certa similaridade com o Brasileirão nesse sentido.

A equipe que a venceu, na ocasião, foi o Corinthians e, desde então, o torneio é anualmente realizado, contando com os principais clubes do país e sendo o maior evento nacional do esporte. A única exceção foi o ano de 2006, quando o campeonato acabou cancelado por conta de um imbróglio jurídico.

Mas e quanto ao nome “NBB”? Ele surgiu apenas em 2008 e, diferentemente das outras conotações, tem um significado por trás que vai além da estética. O Novo Basquete Brasil, seu nome original, é uma liga que possui os clubes como grandes organizadores, e não mais a CBB, que era responsável por ditar as regras anteriormente.

Ela surgiu com o intuito de revigorar o esporte, que estava muito em baixa no país e vivia o seu pior momento na história. Para se ter uma ideia, entre 2000 e 2008, a Seleção Brasileira não disputou nenhuma Olimpíada e ficou na 19ª colocação na Copa do Mundo da FIBA em 2006, sua pior campanha na história. Em termos financeiros, o salário de um jogador da NBB também não é tão expressivo como dos demais esportes.

Como funciona o Novo Basquete Brasil, conhecido como NBB?

Agora que você descobriu a história e a importância do torneio, é o momento de ver como ele funciona de maneira geral. Lembrando, todavia, que podem existir diferenças no regulamento ano após ano.

De forma resumida, na temporada 2024-25 o torneio será disputado por 18 times, com cada um se enfrentando duas vezes ao longo do ano, um cenário parecido com o do futebol. No entanto, a grande diferença é que, após a temporada ” regular” ter seu fim, é feita uma série de playoffs entre os melhores colocados.

A partir daí, cada série de mata-mata possui, no máximo, cinco jogos, e quem ganhar três primeiro irá avançar para a próxima fase ou até mesmo ser campeão.

Os principais times no NBB

Entendeu como funciona o regulamento? Então preste atenção para descobrir quais são as equipes que possuem maior tradição no NBB desde que ele começou:

Flamengo: Sete títulos

O Mengão é, de longe, o maior vencedor da liga. Os Rubro-Negros sempre investiram pesado na equipe de basquete e, desde que o torneio começou, ganharam sete troféus em dez finais disputadas. Além disso, vale destacar que o clube apenas uma vez em sua história (2017) foi eliminado em fase anterior às semifinais.

Franca: Três títulos

Embora o Flamengo seja o maior ganhador, é o Franca que tem sido dominante no Brasil desde 2022. Os francanos venceram os últimos três campeonatos e, além disso, contam com dois vices em 2011 e 2019. Lembrando também que, tecnicamente, o clube é o que mais venceu campeonatos brasileiros se contarmos os antigos torneios da CBB, com 14 ao total.

Lobos Brasília: Três títulos

Fechando o ranking, temos a equipe de Brasília. Assim como Franca, a equipe venceu três vezes consecutivas o torneio, entre 2010 e 2012, e possui um vice-campeonato (2009) cravando seu nome na história. Todavia, devido a problemas financeiros, a equipe foi à falência em 2017 e teve que alterar seu nome, que atualmente é Universo Brasília.

Principais jogadores do Brasil no NBB

Já em se tratando de atletas, a lista de estrelas no torneio é imensa. Aliás, chegar a uma conclusão definitiva sobre o “GOAT” do NBB é quase impossível, mas três fortes candidatos são:

Alex Garcia

Alex está literalmente estampado no logo da competição e, sem dúvidas, é o jogador mais simbólico do torneio. Com quatro campeonatos no currículo, o “Brabo” atualmente está com 44 anos e ainda joga em Bauru.

Marcelinho Machado

Outro candidato ao título é um ex-jogador do Flamengo. Marcelinho se aposentou em 2018 e já ganhou cinco vezes o NBB, com a bola de três pontos sendo sua arma letal.

Marquinhos Vieira

Por fim, temos o atual ala do Vasco. Com 40 anos nas costas, Marquinhos já ganhou seis vezes o torneio pelo rival, o Flamengo, e é um dos atletas mais versáteis e consistentes que já jogaram a competição.

Perspectivas para o próximo NBB Brasil

Por fim, é o momento de analisar de maneira breve como pode ser a próxima temporada. Com 18 times agora disputando a liga, esse promete ser um dos campeonatos de maior nível técnico dos últimos anos.

Os favoritos a ganhar são claros: Minas, Franca e Flamengo. São as três equipes que possuem maior profundidade no elenco e que contam com os melhores jogadores em atividade no Brasil. Além disso, vale destacar que essa “trindade” foi a mesma que ficou nas três primeiras posições na última edição.

Já no que se refere a parte debaixo da tabela, Botafogo, Brasília e Mogi tendem a ter os piores recordes. Embora até possuam bons nomes, os elencos dessas equipes são jovens e ainda tem tanta experiência nesse tipo de torneio.