Início » Futebol » Conheça a história do goleiro Ederson, escolhido a dedo por Pep Guardiola

Conheça a história do goleiro Ederson, escolhido a dedo por Pep Guardiola

Publicado em:

Última atualização:

Seis: esse é o número de títulos que o goleiro Ederson Moraes conquistou na Premier League. Ou seja, o jogador do Manchester City é hexacampeão da principal liga de futebol do mundo.

A última conquista na temporada 2023/24, o colocou como o goleiro mais vencedor da história da competição. Além disso, o brasileiro conta com vários outros títulos na galeria, inclusive prêmios individuais.

A seguir, confira a jornada do goleiro Ederson, um dos principais arqueiros da atualidade:

Categorias de base

O goleiro Ederson nasceu em Osasco, região metropolitana de São Paulo, em 17 de agosto de 1993. Seu início no futebol foi na categoria de base do São Paulo. Nesse contexto, o arqueiro ficou de 2008 a 2009 na base do Tricolor. Entretanto, a curta temporada no time paulista não foi escolha sua; isso porque o time o dispensou por telefone.

Contudo, a saída do São Paulo abriu portas para o goleiro na Europa. Ainda com 15 anos, Ederson integrou a base do Benfica. No clube português, terminou sua formação.

Início da carreira do goleiro Ederson

Após concluir as categorias de base, Ederson foi goleiro profissional do Ribeirão, equipe da 2ª divisão Zona Norte de Portugal. Mesmo aos 18 anos, o brasileiro assumiu a titularidade do time. Ao final da sua primeira temporada, o Rio Ave adquiriu o jogador.

Ederson começou a primeira temporada na nova equipe no banco. Entretanto, Jan Oblak, que era o goleiro titular, foi jogar no Benfica, abrindo as portas para Ederson. Jogando pelo clube da primeira divisão portuguesa, o brasileiro fez 71 partidas; em 21, não sofreu gols.

O bom desempenho no Rio Ave chamou a atenção do clube de juventude de Ederson e em 2015, o Benfica comprou o jogador por € 500 mil. O início no clube foi na reserva, o compatriota Júlio César era o titular da equipe.

Entretanto, ele alcançou a marca de 18 jogos na primeira temporada pelo clube. Além disso, foi campeão português, seu primeiro título nacional.

Ao todo, Ederson fez 58 jogos pelo Benfica, nos quais 32 não sofreu gols. Uma média de 0,55 cleansheet, cerca de uma partida sem sofrer gols a cada duas jogadas.

Outrossim, o goleiro conquistou quatro títulos pelo clube, sendo duas Liga Portuguesas, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, e um prêmio individual de melhor goleiro da Liga na temporada 2016/17.

Ederson, goleiro mais vencedor da história do Manchester City

A era Pep Guardiola no Manchester City começou no ano de 2016. O técnico, com sua filosofia própria de pensar o futebol, já chegou fazendo mudanças no clube. Nesse sentido, Guardiola colocou Joe Hart, goleiro com grande identificação com o City, no banco.

Para o seu lugar, trouxe Claudio Bravo. A justificativa: Pep gosta de goleiros que sabem jogar com o pé. Entretanto, o desempenho de Bravo no gol não agradou e vieram mudanças na segunda temporada de Guardiola.

Para suprir as duas demandas, um goleiro que fosse bom com os pés e também no gol, o City foi ao mercado. Então, Pep Guardiola escolheu Ederson para a posição, na temporada 2017/18.

O clube inglês adquiriu os direitos econômicos do brasileiro junto ao Benfica por € 40 milhões. A segunda contratação mais cara entre goleiros da história, na época. Valor 80 vezes maior do que o clube português pagou ao brasileiro.

O casamento entre o goleiro Ederson, Pep Guardiola e Manchester City não poderia dar mais certo. Logo na primeira temporada, o jogador assumiu a titularidade do clube e ajudou na conquista da primeira Premier League da era Guardiola.

O título foi o primeiro de seis e contando. Dessa forma, Ederson assumiu o recorde de maior vencedor do Campeonato Inglês na temporada 2023/24, temporada essa que o Manchester City venceu a quarta Premier League seguida, se tornado o primeiro clube a conquistar tal feito.

O goleiro Ederson tem 18 títulos com a equipe azul de Manchester. Além disso, o brasileiro conta com 156 jogos sem sofrer gols com o time, em 336 disputados, cinco assistências, e venceu o prêmio The Best, de Melhor Goleiro da FIFA no ano de 2023. Assim, esses números devem aumentar, já que Ederson está com 31 anos e no seu auge.

Títulos com o City

  • Mundial de Clubes: 2023;
  • Supercopa Europeia: 2023;
  • Champions League: 2022/23;
  • Premier League: 2017/18, 2018/19, 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24;
  • Community Shield: 2018, 2019 e 2024;
  • FA Cup: 2018/19 e 2022/23;
  • Copa da Liga: 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21.

Seleção Brasileira

Apesar de configurar um dos melhores goleiros do mundo, Ederson é reserva do Brasil para Alisson. A primeira convocação do jogador na seleção principal aconteceu em 2016 por Dunga, quando ainda jogava no Benfica.

Ederson conta com duas convocações para Copas do Mundo no currículo, Rússia 2018 e Catar 2022. Além disso, o goleiro foi campeão da Copa América de 2019. O jogador tem 25 jogos com a amarelinha.