Início » Futebol » Mundial de Clubes » O Flamengo tem Mundial? Explorando a história dos títulos internacionais

O Flamengo tem Mundial? Explorando a história dos títulos internacionais

Publicado em:

Última atualização:

O Mundial de Clubes é um título pouco acessível, mas muito almejado no Brasil. Dentre os clubes que têm Mundial, o Flamengo surge como apenas o segundo time brasileiro a vencer a competição, tornando-se um dos pioneiros na disputa. Porém, entre as equipes que nunca sequer disputaram o torneio, a taça acaba sendo ainda mais valorizada.

Contexto da temporada

Em 1981, o Flamengo ficou conhecido como uma equipe que tinha mais do que apenas um Mundial de Clubes. Isso porque, naquele ano, o time conquistou a Tríplice Coroa pela primeira vez, tendo vencido o Campeonato Carioca, a Libertadores e o Mundial. Recentemente, em 2019, o Rubro-Negro repetiu a tríplice, porém com o Carioca, Campeonato Brasileiro e Libertadores.

Considerada a temporada mais vitoriosa do Flamengo, o ano de 1981 marcou também uma série de prêmios dados ao Zico. O “Galinho” venceu o título de Jogador de Futebol do Ano do Mundo, dado pelo jornal ABC, bem como o Jogador de Futebol Sul-Americano do Ano pelo El Mundo. Além disso, foi o artilheiro e melhor jogador da Libertadores, e levou o MVP (most valuable player) do Mundial.

O Flamengo tem Mundial?

Sim! O Flamengo é um dos times campeões do Mundial de Clubes. No caso do Rubro-Negro, a conquista aconteceu em 1981, durante a primeira participação da equipe na competição.

Em 13 de dezembro de 1981, Flamengo e Liverpool disputaram uma partida valendo a Copa Toyota/Copa Intercontinental, torneio que hoje equivale ao Mundial de Clubes. As vagas foram conquistadas após as vitórias das equipes contra o Cobreloa e Real Madrid, na Libertadores e na Liga dos Campeões, respectivamente.

Antes e durante a temporada, o Flamengo disputou vários torneios e partidas amistosas. Por exemplo, a Copa Punta Del Este contou com Peñarol e o Grêmio, enquanto a Torneio João Havelange contou com Democrata e Vasco. Depois, teve ainda a disputa do Torneio Internacional de Nápoles, realizado na Itália, com Avellino e Napoli e Paulo César Carpegiani contra o Boca Juniors.

Naquela data, Flamengo e Liverpool realizaram a partida no Estádio Nacional, em Tóquio. O Rubro-Negro aplicou uma vitória por 3 a 0 em cima do adversário, com gols de Nunes (13 e 41 minutos) e Adílio (34 minutos).

Para a conquista, o Flamengo levou a campo: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico, se tornando uma das equipes campeãs do Mundial de Clubes.

O Liverpool, por outro lado, contava com lendas do futebol internacional, como Kenny Dalglish. Assim, os 11 iniciais foram: Bruce Grobbelaar, Phil Neal, Phil Thompson, Alan Hansen e Mark Lawrenson; Sammy Lee, Terry McDermott e Graeme Souness; Ray Kennedy, Craig Johnston e Kenny Dalglish.

Subestimado?

A curiosidade do título do Mundial de Clubes fica por conta do quão subestimado o Flamengo acabou sendo pelo Liverpool. Isso porque, antes do confronto, o então técnico dos Reds, Bob Paisley, disse que não estava com “medo” do adversário brasileiro: “Estamos disputando finais de copas europeias há mais de dez anos. Por que temer o Flamengo?”. O resto é história.