O EC Vitória vem tendo um ano de 2024 bem delicado. Afinal, ao mesmo tempo que a equipe teve um excelente início de temporada, as performances caíram e, atualmente, o clube se encontra na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Lembrando que as rodadas finais do torneio acontecem no mês de dezembro. Mas, afinal, desde quando essa queda brusca aconteceu? E é possível que o time saia desse cenário?
As respostas para essas perguntas, você encontrará no texto a seguir. Vamos explorar como vem sendo a participação do clube nas principais competições do ano.
O EC Vitória no Campeonato Baiano
O início de ano do Leão foi excelente. O time teve ótimas atuações no campeonato estadual e foi vice-líder da primeira fase. Aliás, tinha o mesmo número de pontos do seu rival, o Bahia, e apenas perdia no saldo de gols. Algo surpreendente, afinal, os tricolores eram os favoritos a ganhar o evento e tinham, com sobras, o melhor elenco da competição.
O cenário ficou ainda melhor para o torcedor do Vitória no mata-mata. Isso porque, na grande decisão, o Leão da Barra venceu o Bahia no placar agregado por 4 a 3 e ganhou o seu primeiro “Baianão” após um período de sete anos.
Vale destacar que, no geral, a equipe venceu nove jogos, empatou dois e perdeu outras duas. Somado a isso, fez 24 gols e sofreu 19.
Copa do Nordeste
Já na “Lampions League” o cenário começou a mudar. Logo na fase de grupos do evento, o clube pegou adversários bem complicados e, embora a campanha tenha tido bons momentos, ela acabou antes de sequer chegar ao mata-mata. Ao todo, o EC Vitória teve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, além de 12 gols marcados e sete sofridos.
Lembrando que o campeão acabou por ser o Fortaleza, que venceu o CRB na decisão em junho.
Copa do Brasil
E quanto à campanha na Copa Nacional? De maneira resumida, ela acabou em duas partidas. Infelizmente, o sorteio colocou o time frente a frente com o Botafogo na terceira fase, e os rubro-negros perderam ambos os jogos por 1 a 0 e 2 a 1.
Com isso, o único torneio em que a equipe ainda estava viva era no Brasileirão.
A campanha do EC Vitória é muito ruim no Campeonato Brasileiro?
A expressão usada antes, “delicada”, talvez seja a que represente melhor o momento vivido pelo clube na divisão de elite do Brasil. Afinal, atualmente, ele está na 17ª colocação do torneio e é o primeiro time na zona de rebaixamento. Além disso, o Leão da Barra já trocou uma vez de técnico, e o atual, Thiago Carpini, chegou somente em maio.
Verdade seja dita que, em questão de resultados, o EC Vitória dificilmente conseguiria algo muito melhor em outra situação. Considerando que a equipe jogou a Série B em 2023, permanecer na Série A é a tarefa principal, e subir para a parte de cima da tabela seria um enorme lucro.
No entanto, aquilo que preocupa o torcedor é o desempenho dos rubro-negros como um todo. Mesmo com peças limitadas, era possível que o elenco rendesse mais, e isso parece não acontecer. Aliás, para se ter uma ideia, em 24 jogos do Brasileirão, até agora os comandados de Carpini conseguiram apenas seis vitórias, quatro empates e 14 derrotas, além de marcarem 26 gols e sofrerem 38 (a pior defesa entre os 20 times).
Sendo assim, caso as performances não melhorem, será difícil o cenário mudar.