Início » Futebol » Quais as diferenças entre a bola de futsal e a de futebol?

Quais as diferenças entre a bola de futsal e a de futebol?

Publicado em:

Última atualização:

“Primo” do futebol de campo, o futebol de salão guarda várias semelhanças com seu parente de áreas abertas. No entanto, ele tem suas especificidades, não apenas em relação ao local em que as partidas são realizadas, mas também no que se refere as regras. A bola de futsal, por exemplo, é diferente da utilizada no futebol de gramado.

A seguir, conheça as características da bola de futsal e outras diferenças entre os dois esportes:

Características e especificações técnicas da bola de futsal

Pode parecer redundância, mas a única coisa que as bolas de futebol e de futsal têm em comum é o fato delas serem esféricas. Para começar, a utilizada em quadra deve ter uma circunferência entre 62cm e 64cm, enquanto a de grama mede entre 68cm e 70cm. Com isso, as duas também têm pesos diferentes: a primeira pesa entre 400g e 440g, enquanto a segunda, entre 410g e 450g. 

Além disso, a bola de futsal deve ter uma pressão equivalente a 0.6-0.9atm (600-900 g/cm2) no nível do mar. Por fim, ao cair de uma altura de dois metros, a pelota não deverá quicar menos de 50cm ou mais de 65cm no primeiro rebote. 

Assim como as bolas de futebol, as de futsal devem trazer um dos distintivos do Programa de Qualidade da FIFA para as Bolas de Futebol, o que indica que as marcas obedeceram às regras da Federação para a confecção das mesmas. Com exceção do emblema da FIFA e da competição, além da marca registrada do fabricante autorizado, as bolas não podem trazer nenhum tipo de publicidade comercial em si.

Outras diferenças entre futsal e futebol

Como dito anteriormente, apesar de serem parentes, o futebol de grama e o de salão são bem diferentes. Enquanto no modelo ao ar livre o jogo se divide em dois tempos de 45 minutos, o futsal é bem mais rápido e dinâmico: são dois tempos de 20 minutos cada, com 15 minutos de intervalo.

Além disso, enquanto no futebol os momentos de bola parada são compensados nos acréscimos, no futsal o relógio é paralisado a cada vez que a pelota deixa de rolar. Assim, o tempo de 40 minutos representa o tempo de bola efetivamente em jogo.

Outro detalhe exclusivo do futsal é o tempo técnico. Cada equipe pode pedir até um minuto e meio de parada por tempo de jogo, ou seja, até duas por partida. Caso um técnico não utilize esse direito na primeira parte do jogo, ele não acumula a parada não utilizada. Além disso, o time só pode solicitar o tempo técnico quando estiver com a posse de bola.

Outra diferença em relação aos dois esportes é que, enquanto no futebol há um número máximo de substituições por jogo, no futsal elas são ilimitadas. Inclusive, uma substituição pode acontecer com a bola rolando, sem paralisação da partida. Para isso, existe uma zona da quadra chamada de “área de substituição”.  

As punições e uso dos cartões vermelhos e amarelos funcionam de forma similar nas duas modalidades. Por fim, não existe a tal “regra do impedimento” no futsal.