O Cruzeiro é, sem dúvidas, um dos times brasileiros mais vitoriosos na história do futebol brasileiro, mas a equipe ainda não tem o prêmio da Sul-Americana em sua sala de troféus. Com uma boa campanha na Copa Sul-Americana 2024, o clube mineiro está mais perto do que nunca de conquistar esse título inédito. No entanto, os adversários não devem facilitar para o time celeste.
Continue a leitura para entender a trajetória do Cruzeiro na competição e o que vem a seguir para a equipe.
História do Cruzeiro
O Cruzeiro foi fundado em 1921 ainda sob o nome Societá Sportiva Palestra Itália. No entanto, em 1942, devido à Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro proibiu qualquer nome que tivesse ligação com seus inimigos de guerra (Alemanha, Itália e Japão). Assim, o time mudou de nome em referência ao Cruzeiro do Sul.
Após diversas conquistas no século XX, como as duas Libertadores da América, um Campeonato Brasileiro, três Copas do Brasil e 29 Campeonatos Mineiro, o Cruzeiro foi nomeado o Melhor Time Brasileiro do Século XX pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), organização reconhecida pela FIFA.
Trajetória do Cruzeiro na Sul-Americana
A campanha na fase de grupos do Cruzeiro na Copa Sul-Americana 2024 terminou com o time celeste no topo do Grupo B, acumulando 12 pontos em seis partidas, passando por Universidad Católica, Alianza Lima e Unión La Calera.
Nas oitavas de final, o Cruzeiro enfrentou o Boca Juniors em um confronto que tirou o ar dos torcedores da Raposa. Isso porque, no jogo de ida, realizado na Bombonera, o Cabuloso viu o Boca Juniors sair com a vitória por 1 a 0, graças a um gol do uruguaio Edinson Cavani.
Entretanto, o retorno no Mineirão revelou a força do Cruzeiro. O time celeste conseguiu uma vitória por 2 a 1, forçando a decisão nos pênaltis. Foi, então, que o Cruzeiro superou o Boca Juniors por 5 a 4 na disputa, garantindo assim seu lugar nas quartas de final e eliminando da competição um dos times mais tradicionais da América do Sul.
O adversário das quartas de final do Cruzeiro será o Libertad-PAR, que passou após eliminar o Club Sportivo Amellano, também do Paraguai, empatando no primeiro jogo por 1 a 1 e ganhando a disputa por pênaltis após outro empate, dessa vez por 0 a 0.
Próximo confronto
Como visto, o próximo adversário do Cruzeiro será o Libertad-PAR, sendo a primeira partida no Paraguai. O Cabuloso tem vantagem contra o time paraguaio no quesito tradição em torneios internacionais.
Isso porque o Libertard nunca levantou um troféu de competições internacionais. Apesar disso, o clube já chegou à semifinal na Copa Sul-Americana em 2013, 2017 e 2021; e também à semifinal da Libertadores em 2006.
Já o Cruzeiro acumula dois vice-campeonatos mundiais, duas Libertadores, duas Supercopas da Libertadores e ainda uma Recopa Sul-Americana até o momento.
O jogo de ida entre Libertad-PAR x Cruzeiro acontecerá no dia 19 de setembro, às 21h30. O jogo de volta será no dia 26 de setembro, às 21h30, no Mineirão.