O maior campeão da Libertadores pertence à Argentina, mas o Brasil é o país com mais vencedores do torneio. Em toda a história, 11 times brasileiros já levantaram a gloriosa taça do campeonato de futebol da Conmebol, incluindo o tradicional Palmeiras. O alviverde se faz presente desde as primeiras edições. Mas, afinal, quantas Libertadores o Palmeiras tem?
Em toda a história, quantas Libertadores o Palmeiras tem?
O Palmeiras tem 3 títulos da Libertadores. A primeira vez que levantou o caneco mais desejado da América do Sul foi em 1999, contra o Deportivo Cali. Depois, conquistou o troféu em 2020 e, por fim, em 2021.
Por outro lado, o alviverde jogou seis finais: 1961, 1968, 1999, 2000, 2020 e 2021. Saiu campeão em três delas, mas teve de se contentar com o segundo lugar em outras três.
Na lista de maiores campeões, o Palmeiras está empatado com São Paulo, Santos, Grêmio, Flamengo, Olímpia (Paraguai) e Nacional (Uruguai).
Você já sabe quantas Libertadores o Palmeiras tem. Agora, relembre como foram as conquistas:
Primeiro título da Libertadores – 1999
Em 1999, os grupos da primeira fase eram formados por times do mesmo país. O Palmeiras caiu no grupo 3, com o Corinthians e os paraguaios Olimpia e Cerro Porteño. O alviverde venceu três partidas, empatou uma e perdeu duas, com 10 pontos em segundo lugar, atrás do Alvinegro.
Nas oitavas de final encontrou o Vasco, atual campeão. No primeiro jogo, as equipes empataram em 1 a 1, no Palestra Itália. Na volta, o Palmeiras venceu por 4 a 2, com show do meia Alex.
Nas quartas, o time verde bateu o Corinthians no primeiro jogo por 2 a 0, enquanto a volta terminou sob o mesmo placar, mas com a vantagem para o rival. Nos pênaltis, o goleiro Marcos assegurou a classificação do Porco.
Pela semifinal, o River Plate saiu na frente no primeiro confronto. No segundo jogo, a goleada em 3 a 0 deu ao Verdão a vaga na final.
A decisão reuniu o Palmeiras e o Deportivo Cali sob o antigo formato. No primeiro duelo, realizado na Colômbia, os anfitriões abriram o placar por 1 a 0. Na volta, os brasileiros venceram por 2 a 1, mas como o Cali fez gol fora de casa, o regulamento indicava a disputa em pênaltis para decidir o campeão.
Então, por 4 a 3, o Palmeiras finalmente conquistou a América.
Bicampeonato com Abel Ferreira – 2020
Com Abel Ferreira, o Palmeiras garantiu o segundo título da Libertadores em 2020.
Sob o atual sistema, o elenco terminou em primeiro lugar no grupo B, com 16 pontos, após vencer cinco jogos e empatar um.
O alviverde foi muito bem no mata-mata. Nas oitavas de final, superou o Delfín, do Equador, com folga (agregado em 8 a 1). Nas quartas de final, passou pelo Libertad, do Paraguai (4 a 1 no placar agregado). Então, pela semifinal, ganhou o primeiro jogo, mas perdeu o segundo, contra o River Plate (agregado em 3 a 2).
Já na decisão, enfrentou o Santos, no Maracanã, em partida única. No finalzinho do segundo tempo, Breno Lopes abriu o placar e, consequentemente, garantiu o bicampeonato para o Palmeiras.
Terceiro título na história – 2021
Ainda com Abel Ferreira, o Palmeiras ganhou o seu terceiro e último título da Libertadores em 2021.
Na primeira fase, venceu cinco partidas e perdeu uma no grupo A, com 15 pontos, ao lado de Defensa y Justicia, Independiente del Valle e Universitario.
Ganhou do Universidad Católica nas oitavas de final (2 a 0 no agregado). Depois, nas quartas, superou o São Paulo (4 a 1) e, por fim, bateu o Atlético Mineiro na semifinal (1 a 1 no agregado), com a vantagem no gol fora de casa.
A final, disputada em Estádio Centenario, em Montevidéu, reuniu Palmeiras e Flamengo. O alviverde abriu o placar com Raphael Veiga, enquanto Gabriel Barbosa deixou tudo igual no segundo tempo. Deyverson, no final da etapa, deu a vitória ao clube verde por 2 a 1.