O Internacional tem tido uma gestão positiva nos últimos anos, mas a análise financeira de 2024 já mostrou que há setores para ficar de olho. Isso porque, em comparação com 2023, a equipe passou a ter um déficit, isso considerando apenas janeiro, fevereiro, março e abril. Além disso, as enchentes no Rio Grande do Sul geraram prejuízos inesperados, o que impactou as finanças. Saiba como está a situação do Colorado!
O 2023 do Internacional
O Internacional fechou sua análise financeira de 2023 com faturamento de 374 milhões de reais, além de um superávit considerado histórico de 170 milhões de reais. De acordo com documentos oficiais, o presidente Alessandro Barcellos fechou o terceiro ano consecutivo com superávit. Nos anos anteriores, o montante foi de 1.032 milhão de reais em 2022 e 787 mil reais em 2021.
Esse número aumentou por conta do aumento em rubricas, como receitas comerciais e social, representando 24% e 20 milhões a mais em comparação a 2022. Além disso, o contrato do Internacional com a Liga Forte União rendeu 109 milhões de reais, sendo que o restante será pago em um ano (25%) e após 18 meses (25%).
No caso dos gastos, a análise financeira mostrou que o Internacional desembolsou 333 milhões de reais com o pessoal durante a temporada de 2023. Essa categoria diz respeito aos pagamentos de salários de jogadores e comissão técnica, bem como diretrizes trabalhistas e direitos de imagem. O valor se assemelha ao gasto de 2022.
As dívidas do Internacional aumentaram para 650 milhões de reais em 2023. De acordo com informações, esse número se refere a pagamentos bancários, operações e impostos e acordos, setores que tiveram aumentos graduais. No documento, ficou estabelecido que 123 milhões de reais são referentes às dívidas bancárias, 228 milhões às operacionais e 299 aos impostos e acordos.
Análise financeira do Internacional em 2024
Em junho, o Internacional divulgou informações com uma análise financeira dos primeiros quatro meses de 2024. De acordo com o documento, a equipe possuía um déficit de 98,6 milhões de reais, sendo fruto de receitas e despesas maiores do que o previsto. A fim de comparação, no mesmo período em 2023, esse déficit era de 39 milhões de reais.
Esse montante escancara a dificuldade do Internacional em vender jogadores no início do ano. Isso porque, no período até abril, o Inter conseguiu negociar e receber apenas 661 mil reais, sendo que a análise financeira prevê 135 milhões em arrecadação até o final do ano. Além disso, a equipe arrecadou 27,5 milhões de reais embora a previsão fosse de 29,8 milhões.
Falando em gastos, o Internacional teve um aumento nos pagamentos de salários e direitos de imagens para o time profissional, também não previsto na análise financeira para 2024. Na mesma data, o Inter apresentou um projeto para arrecadação de 200 milhões de reais até o final do ano para pagamento de dívidas.
Vale lembrar que o Internacional passou por problemas em 2024 que não estavam previstos nas análises financeiras. As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio geraram prejuízos estruturais no estádio Beira-Rio e no Centro de Treinamento. De acordo com estimado pelo Inter, serão necessários cerca de 35 milhões para reparação.